Início » Datas comemorativas » Chá revelação: guia definitivo para preparar a surpresa

Chá revelação: guia definitivo para preparar a surpresa

8 minutos de leitura

Um dos momentos mais esperados de uma gestação é descobrir se o bebê é menino ou menina. Isso vale tanto para as mamães e papais quanto para todas as pessoas que participam dessa história. Então, nada justo que organizar um lindo chá revelação para anunciar a surpresa.

Para te ajudar a montar um chá revelação, preparamos algumas dicas do que fazer em seu evento. Continue sua leitura e veja tudo que você precisa saber para organizar um evento inesquecível. Vamos lá?

Como organizar um chá revelação? 7 dicas essenciais

Antes do momento tão esperado, é essencial organizar o evento e se atentar a alguns pontos. Por exemplo, o número de convidados e os pedidos de presentes — como roupas neutras para bebê.

Como organizar um chá revelação? 7 dicas essenciais

Veja como organizar o chá revelação em passos fáceis!

1. Monte uma lista de convidados

Um dos primeiros passos é montar uma lista de convidados. Ele é essencial para definir outros assuntos importantes, como local do chá revelação, quantidade de comida etc. Afinal, diferentemente do chá rifa, esse evento requer um lugar que comporte todo mundo.

Por isso, é importante fazer uma lista que conte com pessoas importantes, tanto para você quanto para o papai do bebê. Sabe aqueles amigos e familiares que você deseja que estejam presentes na história de seu bebê? Eles devem ter prioridade na hora de sua escolha.

2. Prepare convites criativos

Agora que você já sabe quem irá convidar, chegou o momento de formalizar essa ideia. Solte a criatividade e crie um convite agradável, fofo e que acompanhe a temática de seu chá revelação.

Uma sugestão legal é colocar os nomes que você pensou, tanto se for menina quanto se for menino. Assim, os seus convidados já irão para a festa conhecendo o nome do futuro bebê.

É claro que, no convite formal, não podem faltar algumas informações importantes como: data, horário do evento, traje — normalmente os convidados vão de azul ou rosa! — e local. Caso haja uma charreata, não se esqueça de adicionar o ponto de encontro entre os carros!

Por falar nisso, se for menina, já sabe como vai se chamar? Aproveite para ver nossa lista com nomes femininos diferentes e seus significados!

3. Faça uma lista de presentes

O chá revelação é uma forma de arrecadar presentes e lembrancinhas para o neném. Principalmente quando mamães e papais precisam criar um enxoval do zero.

Montar uma lista de presentes é essencial na hora de organizar a surpresa. Assim, os convidados passam a saber o que o pequeno ainda precisa ganhar. Isso também vale na hora de planejar um chá de fraldas.

Para isso, você precisa deixar claro que: o sexo do bebê ainda não está definido. Então, peças de roupas e acessórios infantis precisam ser neutros, como em tons de branco, amarelo e bege.

Pode pedir fralda no chá revelação?

Sim! As fraldas são outra alternativa de presente para pedir em um chá revelação. Então, pode adicionar este item sem medo em sua lista! É normal pedir fraldas, tanto em um chá revelação quanto em um chá de bebê.

Ao pedir fraldas em seu chá revelação, só se lembre de fazer um cálculo de fraldas para pedir a quantidade necessária para cada fase da criança.

Pode pedir fralda no chá revelação?

4. Escolha um guardião para o segredo

O mais legal de um chá revelação é ver a reação dos pais e convidados após a surpresa. Por esse motivo, o mais interessante é que apenas uma pessoa seja a guardiã do segredo. Embora seja difícil esperar por esta revelação, essa pessoa não pode ser você.

Para não estragar a surpresa, escolha uma pessoa de confiança, que guardará o segredo muito bem. Avise o seu médico ou pediatra, para que ele não solte nenhuma pista em relação ao sexo do bebê.

Com um guardião definido, agora é só esperar o tão esperado momento da revelação.

Para aumentar a expectativa, aproveite para ler nosso post sobre o que é ser mãe de menino!

5. Sirva comidinhas divertidas

Normalmente, os chás revelações são feitas durante um domingo ou sábado à tarde. Isso facilita muito na hora de definir um cardápio. Afinal, durante esse horário, é possível servir coquetéis e petiscos deliciosos.

Para dar um charme a mais para o seu evento, aposte em comidinhas divertidas. Alguns doces, salgadinhos e biscoitos podem ser encomendados com a temática de um chá revelação. Alimentos personalizados com as cores azul e rosa são uma boa escolha.

6. Invista em uma decoração temática

Para elevar o clima de mistério, uma ótima sugestão é dividir a decoração em cores que remetam às meninas e aos meninos. Você pode utilizar elementos como balões, lacinhos, gravatinhas e outros para deixar o ambiente bem divertido.

6. Invista em uma decoração temática

Além disso, alguns outros elementos, em formatos de um ponto de interrogação, podem dar um toque a mais para o tema misterioso e de surpresa.

Veja também: Varizes na gravidez: qual é o perigo e como aliviar?

7. Prepare atividades para envolver os convidados

O que não pode faltar em um chá revelação, sem dúvidas, são atividades divertidas, que envolvam os convidados na festa.

Quais brincadeiras fazer no chá revelação?

Uma boa brincadeira para deixar o momento mais interativo é montar uma votação, onde os convidados apostem qual será o sexo do bebê. Certamente, essa atividade aumentará as expectativas dos convidados e os deixará mais engajados.

Caso busque por outras opções de atividades divertidas, você pode apostar nas brincadeiras tradicionais, como:

  • Medir a barriga da mamãe;
  • Teste da aliança para adivinhar o sexo do bebê;
  • Brincadeira do garfo e colher;
  • Teste da soma das idades.

O segredo mesmo é usar a criatividade e inventar dinâmicas que distraiam os convidados. Para que assim, eles tenham um momento agradável em seu evento. Por exemplo, você pode apresentar a eles a tabela chinesa e ver se ela funciona.

Como fazer a revelação do sexo do bebê? 5 alternativas

Por fim, a parte mais esperada da festa: a revelação! Este momento é digno de algo especial e inesquecível. Então, lembre-se de fazer algumas dinâmicas que aumentem o mistério: chame a atenção de todos os convidados e faça com que eles fiquem atentos ao anúncio.

Como fazer a revelação do sexo do bebê? 5 alternativas

Em outro post, já ensinamos algumas brincadeiras para chá revelação, aproveite para ler e se inspirar. Agora, te mostraremos alternativas para revelar o sexo da criança. Confira!

1. Bolo revelação

O bolo revelação é uma das alternativas mais tradicionais para revelar o sexo do bebê. Ele é simples e clássico, e nunca deixa de ser atual. Com uma massa colorida — azul ou rosa! — ele revela o mistério no momento que é cortado.

Essa escolha, além de anunciar em grande estilo o sexo do bebê, também serve como uma deliciosa sobremesa para os convidados. Legal, não é?

2. Balões com confetes

Outra forma de revelar o sexo do bebê é o bom e velho bexigão com confetes. Essa é outra alternativa simples, mas que pode render lindas fotos de recordações. Afinal, os confetes podem deixar a imagem colorida e com uma estética agradável.

3. Caixa surpresa com balões

Essa também é uma alternativa supersimples de colocar em prática. A única coisa que o guardião do segredo irá precisar fazer é montar uma caixa surpresa, com alguns balões que revelem o sexo do bebê.

4. Pó colorido

O pó colorido ganhou espaço nas revelações do sexo do bebê. Isso porque são bonitos e chamativos — perfeitos para ótimas fotos desse momento tão inesquecível. Ele pode ser usado de diferentes maneiras, como ao fundo da decoração, ao redor de um campo ou espalhados pelo guardião.

5. Fogos de artifício

Agora, se você deseja criar algo ainda mais inesquecível, fogos de artifícios são uma excelente escolha para o anúncio. A única coisa que você precisa se preocupar é escolher um lugar distante para soltar os fogos com segurança. De resto, é só se divertir e pular de alegria com a revelação.

Em que mês da gestação fazer o chá revelação?

O mais indicado para fazer um chá revelação é no quarto mês, ou seja, na 20ª semana de gestação. Afinal, é neste período onde a gestação fica mais segura e a barriga da mamãe começa a surgir.

Muito tempo após o período dos quatro meses também não é recomendado. Assim, vale à pena fazer um chá de bebê, ou fraldas, pois a data está mais próxima para a chegada do pequeno.

Qual a diferença do chá revelação para o chá de bebê?

O chá revelação é um evento exclusivo para anunciar o sexo do bebê. Ele pode, ou não, substituir um chá de bebê, criado para comemorar a chegada de um novo bebê.

Com todas essas informações, você está mais do que preparada para organizar o seu chá revelação. Use a sua criatividade e monte uma festa inesquecível para esse momento tão importante. E não se esqueça de compartilhar conosco como foi a surpresa! Estamos ansiosos para ler o seu comentário aqui em nosso post.

Enquanto não chega o dia de seu chá revelação, veja nosso post sobre a rotina do recém-nascido e prepare-se para receber o bebê!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário