Início » Maternidade » Calculadora de fraldas descartáveis: quantos pacotes ter?

Calculadora de fraldas descartáveis: quantos pacotes ter?

5 minutos de leitura

Se você está montando o enxoval do seu bebê e quer saber quantas fraldas comprar, saiba que está no lugar certo!

Neste post, nós vamos te mostrar uma calculadora de fraldas descartáveis, além de explicar tudo sobre os principais tamanhos existentes – e a transição entre eles. Acompanhe!

Principais tamanhos de fraldas descartáveis para bebês

Antes de descobrir quantos pacotes comprar, é essencial conhecer todas as opções de fraldas descartáveis no mercado. Elas se dividem em quatro numerações:

Tamanho RN (recém-nascido)

Como o próprio nome indica, o modelo é elaborado para segurar os primeiros cocôs e xixis do bebê. Assim, ela é recomendada para crianças de até 3,5 kg.

Muitos bebês nem chegam a usar o tamanho RN, pois já nascem com um peso igual ou superior a esse. No entanto, indicamos comprar pelo menos dois pacotes para estar preparada caso o(a) pequeno(a) chegue antes do previsto.

Tamanho P (pequeno)

É feito para crianças que têm entre 4 e 8 kg. Normalmente, é um modelo utilizado até os 8 meses de vida – momento em que a criança costuma ultrapassar o peso limite.

Você verá no tópico “Quantas fraldas o seu bebê vai precisar” que esse deve ser o tamanho mais abundante no enxoval, pois as trocas são muito mais frequentes nos primeiros dois meses de vida. Em média, os pequenos requerem 8 fraldas por dia!

Aliás, esse número é o mínimo. Já existem fraldas com alto poder de absorção no mercado, mas as trocas frequentes são indispensáveis para deixar a pele do bebê sempre limpa e sequinha.

Como abordamos no nosso post sobre os melhores produtos infantis de higiene, o acúmulo de xixi favorece o aparecimento de assaduras e fungos.

Tamanho M (médio)

Se o seu bebê possui entre 9 e 11 kg, a fralda média provavelmente será o encaixe perfeito. Ele alcançará esse peso por volta do 3º mês, período em que as trocas serão menos frequentes – em média de 6 fraldas por dia.

Tamanho G (grande)

Para crianças entre 12 e 15 kg, a melhor opção, segundo a maioria dos fabricantes, é a fralda grande. Elas usarão cerca de 5 fraldas por dia enquanto estiverem com esse peso, que costuma ser alcançado na marca de 9 meses.

Tamanho EG (extragrande)

Dependendo da marca, as fraldas G são indicadas para, no máximo, 12 kg. Logo, pode ser necessário comprar pacotes EG se o seu bebê passar desse peso em meados do seu 18º mês. A quantidade de fraldas por dia tende a continuar em torno de 5.

Depois dos 15 kg, a criança não precisa mais utilizar fraldas durante o dia, pois já terá aproximadamente 24 meses de vida. Nessa fase, ela começa a controlar os esfíncteres – músculos responsáveis pela liberação da urina e das fezes.

Essa afirmação foi feita pela pediatra Wylma Maryko Hossaka, em uma matéria publicada pela Revista Crescer. A médica também menciona que, durante à noite, as fraldas podem permanecer até o terceiro ano de vida do bebê.

Como saber quando trocar o tamanho da fralda?

As marcas de peso e mês não são muito precisas para identificar se o(a) pequeno(a) precisa de uma numeração maior nas fraldas, já que cada bebê se desenvolve em um ritmo diferente.

Por isso, uma dica prática é: se começar a perceber vazamentos frequentes, pode ser a hora de mudar para o próximo tamanho.

bebê na cama com fraldas descartáveis limpas à sua volta

+ Livros para mães de primeira viagem: lista com 7 melhores

Quantas fraldas o seu bebê vai precisar

Agora que você já está familiarizada com as siglas que vai encontrar ao procurar por fraldas descartáveis no supermercado/farmácia, chegou o momento de saber quantos pacotes deve comprar. Veja:

  • Até o 1º mês: quatro pacotes RN com 40 unidades (160 fraldas);
  • Entre o 2º e o 5° mês: dez pacotes P com 56 unidades (560 fraldas);
  • Entre o 6º e o 10º mês: vinte e quatro pacotes M com 48 unidades (1.152 fraldas);
  • Do 11º mês em diante: quarenta pacotes G com 40 unidades (1.600 fraldas).

Anotou aí? Para elaborar esses dados, nós utilizamos como base as seguintes métricas:

  • Com 60 dias (2 meses), é normal que o bebê utilize diariamente 8 a 10 fraldas;
  • Com 90 dias (3 meses), o número cai para 6 a 8 fraldas;
  • Depois de 180 dias (6 meses), 6 fraldas são o suficiente para um dia inteiro;
  • Até não precisar mais da fralda descartável (acontece por volta dos 12 meses), o bebê usará entre 4 e 6 fraldas por dia.

Lembre-se que essa calculadora é apenas uma estimativa. Os números variam conforme o peso, alimentação, genética e outros fatores particulares de cada criança.

tabela de fraldas descartáveis por idade e peso

Seguindo os dados, até o desfralde, o seu bebê usará, aproximadamente, 3.472 unidades de fraldas! Bastante, né? Para aliviar o orçamento a ser investido nesse item, que tal montar um chá de fraldas?

No próximo tópico, listamos as quantidades e tamanhos que você pode pedir no evento.

+ Tabela chinesa é verdadeira? Entenda como ela funciona

O que pedir no chá de fraldas

O chá de fraldas é um evento que as mamães organizam para arrecadar itens para o bebê que está por vir. Os principais são as fraldas descartáveis, claro, considerando que os pequenos requerem muitos pacotes.

Você pode chamar a sua família, amigos, colegas de trabalho e quem mais estiver ansioso para celebrar a maternidade com você. Quanto aos tamanhos que vai indicar para os convidados comprarem, sugerimos a seguinte escala:

  • 2 pacotes de fralda descartável RN;
  • 5 pacotes de fralda descartável P;
  • 12 pacotes de fralda descartável M;
  • 21 pacotes de fralda descartável G.

Com essa tática, seu bebê terá metade das fraldas necessárias até o desfralde! Para garantir o sucesso do evento, prepare os convites incluindo a sugestão de tamanho no papel.

É interessante intercalar fraldas diurnas e noturnas de modelos e marcas variadas, pois a pele do(a) pequeno(a) pode se sensibilizar com o produto. Assim, você terá várias opções guardadinhas para experimentar.

Para mais dicas, confira o nosso post sobre como fazer um chá de fraldas online!

ursinho de pelúcia marrom claro "segurando" uma pilha de fraldas descartáveis

Aproveitando a temática de eventos realizados pelas mamães gravidinhas, que tal ver 6 ideias de brincadeiras incríveis para fazer no seu chá revelação? Elas são perfeitas para alegrar o momento da descoberta do sexo do bebê!

4.7/5 - (Total de avaliações: 6)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário