Início » Dicas » Como desfraldar meu filho? 9 dicas para passar por esta fase!

Como desfraldar meu filho? 9 dicas para passar por esta fase!

8 minutos de leitura

Desde o momento em que gravidez é descoberta iniciam os desafios da maternidade e da paternidade. A cada nova fase ou descoberta os desafios só aumentam. Por volta dos dois anos de idade, para muitas mamães e papais, principalmente os de primeira viagem, é comum bater aquela dúvida “como desfraldar meu filho?”.

O desfralde é um momento que primeiro precisa ser entendido pelos pais, para que eles possam auxiliar os filhos da melhor maneira possível. Se você está prestes a passar por essa fase importante, esteja preparado para situações como sujar a roupa, a cama e até mesmo o tapete ou o chão.

No início, acaba sendo um pouco difícil fazer com que os pequenos entendam que sem fralda eles precisam agora aprender o caminho até o banheiro e usar o penico ou o vaso sanitário adaptado para fazer xixi ou coco.

Mas calma, todo momento de transição é cheio de dúvidas, inseguranças e incertezas, o que é normal! Porém, com as nossas dicas, você e seu filho irão tirar isso de letra. Então, continue a leitura para aprender!

Existe idade certa para o desfralde?

Antes de começar a nossa lista, é muito importante responder essa pergunta, que por sinal é uma das dúvidas mais frequentes em relação ao desfralde. Alguns pediatras aconselham que a transição entre as fraldas e o uso do banheiro pode iniciar a partir de 1 ano e meio até os 4 anos de idade.

Mas isso não é uma regra e pode variar muito de criança para criança. Se o seu filho ainda não estiver preparado, não adianta forçar. Esse momento tem que acontecer de maneira natural para que não seja frustrante para a criança e para os pais.

Mas se não existe idade correta, como saber se o meu filho já está preparado para largar as fraldas? Aí é muito importante estar sempre atento a alguns sinais, e são justamente eles que mostrarão quando a hora certa chegar!

Entre 1 ano e meio e 2 anos os pequenos começam a desenvolver um maior controle sobre o esfíncter, um músculo que fica localizado no final do sistema digestivo e é o grande responsável por liberar ou não o xixi e o coco. Antes dessa idade, os bebês não têm controle e, por isso, podem encher a fralda a qualquer momento.

Alguns sinais no comportamento do seu pequeno ou pequena que podem indicar que o momento chegou são: ficar muito tempo sentado ou na mesma posição, se incomodar ou sentir vontade de tirar a fralda, se agachar ou ficar quieto para fazer xixi ou coco, ficar mais de 3 ou 4 horas sem sujar a fralda, avisar que está com vontade ou que vai fazer as necessidades e sentir algum estranhamento ou nojo com a fralda suja.

Outra dúvida comum é se tem alguma diferença no desfralde de meninas e meninos. A resposta é não. Mas, geralmente por conta do amadurecimento psicológico precoce, as meninas tendem a passar por essa transição de forma mais rápida. Já os meninos, podem levar um pouquinho mais de tempo e até mesmo deixar escapar um xixi na cama ao dormir, o que é normal.

9 dicas para ajudar o seu filho a passar pelo desfralde tranquilamente

Se você notou os sinais no comportamento do seu pequeno que indicam que chegou o momento de aposentar as fraldas, veja algumas dicas que preparamos que vão ajudar você e o seu filho a passar por essa fase de transição de maneira tranquila e leve:

1. Ensine o caminho do banheiro

A melhor maneira de ensinar o caminho do banheiro para os pequenos é levando eles com você até lá. 

Como durante a infância as crianças costumam imitar os pais, irmãos e parentes próximos, seja em hábitos bons ou ruins, mostrar para eles para que serve e como o banheiro é usado é uma forma de despertar o interesse e a vontade de usar também.

2. Apresente o penico

As crianças são pequenas e não alcançam o vaso sanitário, por isso, a melhor maneira de incentivar o seu desfralde é usando o penico. Ele tem a altura ideal e pode ser colorido e até personalizado pela criança com adesivos. 

Mas lembre-se, o penico deve sempre ficar no banheiro para que eles aprendam que lá é o lugar de fazer xixi e coco. Nada de levar o penico pro quarto ou para a sala.

Os suportes para borda de vaso sanitário também são outra boa opção. Mas por conta da altura, você deve fornecer para criança uma escadinha ou banquinho para que eles possam subir e descer com mais autonomia. A vantagem do suporte, é que depois que o xixi e o coco são feitos, é só puxar a descarga e pronto, sendo mais higiênico que o penico.

3. Calcinhas e cuecas divertidas

Compre calcinhas ou cuecas com estampas divertidas, desenho do personagem favorito e cores. Esses pequenos detalhes chamam a atenção da criança e fazem com que elas tenham vontade de usar.

Essa também é uma excelente forma de dar autonomia para os pequenos, fazendo com que eles possam escolher as estampas que mais gostam e também possam tirar e colocar sozinhos. Dessa maneira lúdica, eles vão esquecer a fralda rapidinho.

4. Comece a tirar a fralda durante o dia

O melhor momento para começar a deixar a criança sem fralda é sempre no período diurno, ou seja, de manhã ou de tarde. Nesse momento a criança estará acordada e poderá controlar a vontade de ir ao banheiro.

Somente quando a criança conseguir passar por esse período sem escapes que o desfralde noturno deve começar. A fralda usada para dormir também deve ser observada, se o seu filho ficar com ela seca entre 3 e 5 noites, o desfralde noturno já pode começar. 

Uma dica, para evitar o xixi na cama, é não deixar a criança beber muita água perto da hora de dormir e também levá-la ao banheiro antes de deitar. 

5. Evite roupas difíceis de tirar

Algumas roupas como macacões, bodies e jardineiras podem ser mais difíceis para a criança tirar sozinha e se ela tiver com muita vontade de usar o banheiro, pode ser que escapes aconteçam.

O ideal é investir em roupas que proporcionam a autonomia da criança na hora de vestir e desvestir. Uma boa opção de roupas fáceis são os vestidos para as meninas e também calças e shorts, que podem ser usados por meninas e meninos.

6. Não fique brava (o) se escapar e sujar

Caso a criança deixe escapar coco ou xixi não fique bravo e nem repreenda, isso pode acabar causando ansiedade, dificultando o processo de transição. Converse sempre com o seu filho. Nessa fase, o diálogo será muito importante.

7. Comece o desfralde em um momento tranquilo

Alguns momentos como a chegada de um irmãozinho, ida para a escola, viagem ou mudança de casa podem ser turbulentos para o pequeno e causar certa ansiedade. Espere para iniciar o desfralde em um momento tranquilo, para que o seu filho possa ficar focado nisso. 

8. Desfralde no verão

O verão é um bom momento para iniciar o desfralde. Como no início os escapes são comuns, caso a criança fique molhada, ela não sentirá frio quando precisar trocar a roupa. Além de ser mais rápido para secá-la depois de lavá-las. Inclusive temos um post no blog com algumas dicas para lavar a roupa do bebê de maneira correta, aprenda mais com a gente por lá! 

Geralmente no verão, também é a época de férias dos pais, então eles terão mais tempo para acompanhar o filho nesse processo.

9. Comemore quando a criança acertar

Logo nos primeiros dias do desfralde, quando a criança acertar usar o penico, deve ser comemorado, assim ela percebe o quanto esse momento é importante, fortalecendo a autonomia e autoestima. Também é legal sempre explicar que abandonar as fraldas é um momento em que a criança está crescendo e deixando de ser bebê.

Quando o processo de desfralde terminar, comemore esse momento. Dá até para fazer uma festinha de despedida para as fraldas. 

Dica extra para as mamães e papais de meninos

Logo nos primeiros meses do desfralde, os meninos devem ser incentivados a usar o penico ou o vaso sanitário sentados. É muito comum que nesse início eles façam coco e xixi ao mesmo tempo. Então para evitar algum susto, deixe-os sentados. 

Com essas dicas, o momento de desfralde do seu príncipe ou princesa será muito mais tranquilo e leve, inclusive para você também.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre como organizar guarda-roupa infantil de maneira prática.

4.2/5 - (Total de avaliações: 4)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário