Início » Atividades » Como organizar guarda-roupa infantil de maneira simples e prática

Como organizar guarda-roupa infantil de maneira simples e prática

6 minutos de leitura

Para muitas mamães e papais, manter as roupas das crianças em ordem pode ser uma tarefa difícil e cansativa, no entanto, com alguns ajustes é possível tornar essa prática mais funcional do que você imagina. Com algumas dicas de como organizar guarda-roupa infantil você aprenderá a fazer isso sem sufoco.

Além de evitar a bagunça, um armário em ordem também ajuda a evitar que as roupas sejam perdidas sem nunca terem sidos usadas, afinal de contas, as crianças crescem rápido e perdem muitas peças na mesma velocidade.

Essa organização também é benéfica para as crianças, principalmente para as que já estão naquela fase de se vestir sozinhas. Além de ajudar na autonomia durante a escolha das peças, a organização também é uma maneira de fazer com que desde cedo elas aprendam sobre a importância de manter tudo em seu lugar.

Passo a passo para um guarda-roupa infantil organizado

Manter tudo organizado pode até ser trabalhoso, porém, com o nosso passo a passo essa tarefa se tornará mais fácil ainda. Mas provavelmente você deve estar se perguntando por onde começar, então vem que a gente te ajuda.

guarda roupas

Passo 1: Separar todas as peças 

Talvez essa seja a parte que demande um tempo maior, mas com certeza é a que vai facilitar todos os outros passos. Separar não tem muito mistério, então esvazie o armário. Quando falamos em todas as peças, são todas mesmo e isso vale também para as roupas sujas e as que acabaram de ser lavadas. Isso vale para os sapatinhos também. 

Dessa forma você consegue visualizar e saber tudo o que o seu filho tem. Lembra quando falamos que as crianças perdem as roupas super rápido? É nesse momento que você vai poder identificar o que cabe e aquilo que já não serve mais. Feito isso, é hora de separar em dois grupos! 

As roupas que ficaram pequenas podem ser doadas. Etiquetar as caixas ou sacolas com o tamanhos das roupas que serão passadas adiante vai facilitar bastante, afinal, quem recebê-las saberá exatamente qual a numeração. 

Falando em tamanhos, você deve manter essa organização com o fica no armário também, dando prioridade e fácil acesso para as roupinhas com o tamanho da criança. As que têm numeração maior podem ser separadas em uma caixa organizadora à medida que o seu filho for crescendo.

Passo 2: Setorização

Agora que você já sabe aquilo que cabe na criança, chegou o momento de setorizar tudo. Separe as peças usadas no dia a dia, as peças de estação, como as roupas de frio, os uniformes e assim por diante.

Deixar as peças utilizadas com frequência, como pijamas e casacos, acessível no guarda-roupa para que as crianças acessem com facilidade e autonomia é uma excelente ideia. 

Gavetas e prateleiras são o melhor espaço para colocar essas peças, então separe um para calcinhas ou cuecas, outra para roupas de banho, outro para pijamas, outra para camisetas, outra destinada a shorts, bermudas e calças de tecidos leves e por fim, um espaço exclusivo para os uniformes da escola.

Opte por guardar em cabides as peças de estação como casacos e moletons, as roupinhas para festas como vestidos e camisas de tecido nobre também vale a pena colocar em sacos e cabides próprios. Assim, as peças são preservadas e ainda ocupam menos espaço nas prateleiras.

Os sapatinhos, podem ser guardados na parte de baixo do armário, assim, facilita o acesso das crianças e evita o contato deles com as roupas. 

Passo 3: Organização

A última parte é a da organização propriamente dita. O momento de colocar tudo de volta dentro do armário e em seu devido lugar. Nessa hora você pode chamar as crianças para ajudar e incluí-las na organização, assim elas participam do processo e ainda aprendem onde estará cada coisa.

Além da ajuda das crianças, alguns utensílios podem te ajudar a otimizar espaços e manter tudo em ordem. Confira alguns:

Caixas

As caixas são ótimas para guardar aquelas roupas que ainda estão grandes na criança, mas também podem ser dispostas em armários que tenham poucas gavetas. Dê preferência para as caixas de TNT ou de plástico, que permite a respiração das roupas, deixando-as sempre arejadas. 

Cabides

Como dito acima, os cabides são bons para colocar as roupas de inverno ou aquelas de festa, que são pouco utilizadas. Opte por cabides coloridos, eles são ótimos para os armários infantis, já que são super alegres, além disso, é possível etiquetá-los para uma maior identificação.

Colmeias 

Os organizadores de gaveta, também conhecidos como colmeias, são aquelas divisórias que facilitam a arrumação de peças pequenas, como meias e roupas íntimas. Como as roupinhas infantis são bem menores que as de adultos, elas podem ser dispostas nas gavetas de camisetas ou de shorts.

menina feliz

Etiquetas

Etiquetar tudo é bom para saber o lugar certo de cada coisa. Dependendo da idade das crianças elas podem ainda não saber ler, então as etiquetas com imagens são ótimas para fazer com que as crianças consigam encontrar a gaveta dos pijamas ou a dos uniformes com facilidade, por exemplo.

Para deixar não só o guarda-roupa organizado, como também o quarto do seu filho, colocar um cesto de roupa suja e um cabideiro ou ganchos na parede são boas soluções. 

O cesto vai estimular a criança a aprender a separar a roupa suja desde cedo e os ganchos ou cabideiro são bons para deixar sempre à vista aquela fantasia que elas não tiram. E ainda evita que as roupas fiquem espalhadas no quarto.

Com o armário arrumado dessa forma fica muito mais fácil de manter tudo no lugar por muito mais tempo. As crianças crescem e perdem roupas muito rápido, é ideal fazer essa separação de peças pelo menos de três em três meses, dessa forma não acumula e a organização fica sempre em dia! .

Com esse passo a passo e essas dicas de organização, a tarefa de arrumar o armário das crianças se tornará muito mais prática e simples. Aproveite também para ler o nosso post sobre como fazer uma festa em casa cheia de diversão!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário