Início » Atividades » Dicas de como fazer em casa uma festa infantil simples e divertida

Dicas de como fazer em casa uma festa infantil simples e divertida

6 minutos de leitura

Comemorar o aniversário das crianças é sempre um momento muito legal e divertido, fazer a festa em casa pode ser melhor ainda! Pode até parecer difícil ter que organizar tudo sozinha, mas, com pouco dinheiro e muita criatividade é possível fazer uma festa infantil simples, bonita e muito atrativa para a criançada!

Fazer festas de aniversário em casa era um hábito comum nos anos 80 e 90. Esses momentos se tornavam perfeitos para reunir a família e amigos em volta do bolo e cantar os parabéns, sem contar toda a diversão para a criançada. Durante algum tempo essa tradição se perdeu, porém, a cada ano essa tendência se mostra mais presente.

Poder comemorar o aniversário dos seus filhos em casa é uma forma de não deixar a data passar em branco e, ainda, essa é uma oportunidade de poder revisitar a sua infância e toda a nostalgia da época. O momento é perfeito para confraternizar com a família e amigos.

Continue lendo o post para aprender algumas dicas simples que vão deixar a festa dos seus pequenos em casa muito mais legal e cheia de memórias.

Por onde começar?

Quando se pensa em fazer uma festa em casa, a principal dúvida é: “por onde eu começo?“, afinal de contas, são muitos preparativos e se você for mãe ou pai de primeira viagem e nunca fez uma festinha em casa, pode bater um certo desespero.

Mas fique calma, com um bom planejamento fica tudo muito mais fácil e simples.

Veja o tamanho do local da festa

Para começar, é muito importante conferir o tamanho do local onde será a festa, é justamente o espaço que vai definir a quantidade de convidados, quantidade de comida e tudo mais!

Se você mora em apartamento, com certeza, a quantidade de convidados será bem menor do que de uma casa ou quintal com mais espaço.

Justamente por conta do espaço menor, as festas em casa costumam ser mais intimistas, para convidar apenas a família e os amigos mais próximos seus e, principalmente, das crianças, afinal de contas, festa de criança sem criança não tem a menor graça!

Faça a lista de convidados

Definido o espaço, faça a lista de convidados. Sabendo a quantidade exata de pessoas fica muito mais fácil calcular a quantidade de comida que deverá ser preparada.

Outra dica importante está na hora de convidar as pessoas. Peça para que os convidados confirmem a presença com pelo menos uns cinco dias de antecedência, assim, facilita as demandas de organização de espaço e, ainda, não corre o risco de ter comida demais ou de menos.

Planeje a decoração

Sabendo o espaço onde será a festa e quantos convidados você receberá em casa, agora, é hora de pensar na decoração!

Não precisa ser uma expert em decoração para deixar a sua casa bonita. Com muita criatividade é possível fazer uma festa que as crianças nunca vão esquecer.

Tema e cores da festa

Falando em crianças, antes de pensar na decoração, pergunte se elas possuem algum tema de preferência, assim, fica mais fácil decidir as cores e os detalhes da decoração. 

Lembre-se, se a criança escolheu um tema de personagens, como super-heróis ou princesas, por exemplo, você não precisa ficar presa em fazer a decoração exatamente igual ao tema, adapte aos itens disponíveis em casa!

Para isso, uma dica é: crie a decoração baseada nas cores do tema e monte um painel ou o topo do bolo inspirado nos personagens. Assim, é possível economizar, já que essas decorações personalizadas geralmente custam mais caro.

Use e abuse dos balões

Uma dica clássica em toda festa infantil é usar e abusar dos balões! Os balões são ótimos para preencher o ambiente e dar mais cor e vida à decoração, sem contar que são muito versáteis e podem ser usados de diversas maneiras. 

Bandeirolas coloridas e painel

Outra ideia legal e super simples é criar bandeirolas com cartolinas coloridas. Elas podem ficar tanto na mesa, quanto na parede e combinadas com os balões coloridos formam uma ótima dupla.

Para deixar a decoração divertida, faça um painel e pendure na parede atrás do bolo. Nessa hora, vale tudo! Usar fotos, imprimir algumas imagens que remetam ao tema, fazer cortinas de papel crepom colorido, quadros e muito mais!

Decoração da mesa

Para decorar a mesa, você pode usar uma toalha, colocar o bolo no centro e espalhar doces na mesa.

Bandejas de diferentes tamanhos, vasos e outras coisas que você tiver em casa podem ser utilizadas na mesa para acomodar comidas, doces e, também, decorar!

Se você possuir em casa latas de leite e até garrafas, com criatividade e algumas habilidades manuais, esses utensílios podem se transformar em artefatos decorativos, para fazer vasinhos, guardar doces e até serem centros de mesa. O segredo para uma boa decoração está na criatividade!

Ah, não se esqueça, as crianças podem e devem ajudar nos preparativos da festa. Essa é uma maneira legal de envolver toda a família e amigos e fazer com que as crianças se sintam parte da festa.

decoração de mesa de festa infantil
Imagem retirada do Pinterest

O que servir em uma festa?

Agora que você já sabe quantos convidados estarão na festa e já pensou na decoração, é chegada a hora de decidir uma das partes mais importantes: a comida!

Para que você não tenha muito trabalho e nem passe boa parte da festa na cozinha, é legal pensar em um cardápio simples e muito saboroso. Veja algumas sugestões que são fáceis de preparar e todo mundo gosta:

  • Pipoca;
  • Mini sanduiches com patês;
  • Cachorro quente;
  • Mini pizzas;
  • Salada de frutas;
  • Gelatina;
  • Cupcakes;
  • Sucos naturais.

Essas opções de cardápio são fáceis de fazer, no entanto, você também pode encomendar os famosos salgadinhos de festa, como coxinha, kibe e bolinha de queijo. Os docinhos, como brigadeiro e casadinho, todo mundo ama! 

Por último, mas, não menos importante, o bolo! Se você possui habilidades de confeitaria, pode fazer o bolo em casa mesmo ou opte por encomendar com aquele contato tradicional de toda festa de família. As crianças adoram bolo de chocolate e, com esse sabor, com certeza, não haverá erros.

petiscos festa infantil
Imagem retirada do Pinterest

Com essas dicas simples, fica muito mais fácil planejar e organizar a festa das crianças em casa. Com pouco dinheiro e muita criatividade é possível fazer algo legal e que as crianças vão amar.

Gostou das dicas? Aproveite para ler o nosso post com dicas de receitas super fáceis para fazer em casa com a criançada.

Até o próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário