Início » Dicas » Como agasalhar o bebê para dormir no ar condicionado e outras dicas!

Como agasalhar o bebê para dormir no ar condicionado e outras dicas!

7 minutos de leitura

Com o calor que faz em algumas regiões do país, muitas mamães optam pelo ar condicionado para deixar o sono dos pequenos mais confortável. No entanto, nesse momento quase sempre surge a mesma dúvida: afinal, como agasalhar o bebê para dormir no ar condicionado? 

Antes de responder essa pergunta, é preciso dar um passo atrás e encarar o questionamento principal, que está relacionado se os bebês podem ou não dormir no ar condicionado. A resposta é simples: eles podem sim, desde que os cuidados necessários sejam tomados. Isto é, cuidar da vestimenta dos pequenos, da temperatura ideal e do tempo de exposição ao ar condicionado. 

Se procura ajuda com essas questões, veja agora o guia que a Brandili preparou para te ensinar como agasalhar o bebê para dormir no ar condicionado e outros cuidados que são necessários para garantir a saúde e segurança dos pequenos, veja só:

Aprenda como agasalhar o bebê para dormir no ar condicionado

Não existe uma receita passo a passo que diga exatamente como vestir os pequenos para dormirem em quartos resfriados pelo ar condicionado. Nesse momento, é preciso que as mães acionem seu “sexto sentido” e usem o bom senso para vesti-los de forma confortável, sem exagerar e sem deixá-los muito expostos. 

Para te ajudar, separamos algumas dicas:

  • aposte em roupinhas finas e confortáveis, que protejam a criança sem deixá-la aquecida em excesso; 
  • os bodies de manga longa são uma ótima opção, ainda mais aqueles que possuem uma modelagem mais soltinha e fresquinha, alguns até mesmo com alguns furinhos no tecido para deixar o corpo do bebê respirar;
  • crianças de 0 a 6 meses de idade merecem atenção redobrada pois ainda não possuem o mecanismo de regulagem de temperatura corporal funcionando – o que significa que podem ficar com febre ou hipotermia; 
  • é possível vestir os pequenos com roupas de calor, como um body de manga curta e shorts e protegê-los usando mantas ou cobertores – nesse caso, procure sempre deixar os cobertores presos na parte de baixo do colchão para evitar que o bebê se enrole nele.

Seguindo essas dicas e usando seus dons maternos, é possível ativar o bom senso e proteger os pequenos durante o sono. Se ainda tiver dúvidas e incertezas sobre a forma que está agasalhando seu filho, pergunte ao pediatra na próxima consulta que ele poderá ajudar! 

Em nosso blog já fizemos um post com algumas inspirações de pijamas confortáveis e divertidos para as crianças, que tal dar uma olhadinha neles também? 

bebe segurando mão

Dicas fundamentais para usar o ar condicionado no quarto do bebê

Além de saber como agasalhar o bebê para dormir no ar condicionado, diversos outros fatores podem influenciar na qualidade de sono dos pequenos e em sua saúde. Por isso, separamos dicas para os pais que usam ar condicionado no quarto dos pequenos ficarem de olho:

1. A temperatura ideal é acima dos 24ºC

A temperatura ideal para o bebê dormir no ar condicionado varia entre 24ºC e 27ºC. Dentro dessa faixa é possível resfriar o quarto de forma que ofereça conforto térmico para os pequenos dormirem tranquilos, sem passar frio ou calor. 

2. Resfrie o quarto antes da soneca

Uma ótima maneira de proporcionar conforto aos pequenos sem correr riscos de resfriamento intenso é preparar o quarto com ar condicionado antes da hora de dormir. 

A dica é simples: ligue o ar condicionado na temperatura ideal alguns momentos antes de colocar a criança para dormir e deixe o cômodo fechado enquanto resfria. Quando chegar a hora de colocar o pequeno no berço, você desliga o aparelho e permite que o bebê durma em um quarto bem fresco, sem o ar condicionado ligado a todo momento. 

3. Não se esqueça de umidificar o ar 

Um dos problemas do ar condicionado é que ele deixa o ambiente seco, mais do que o normal, o que pode ser agravante para quem tem rinite e outros problemas respiratórios – inclusive os bebês!

Para evitar estes danos, procure sempre umidificar o ambiente ao usar ar condicionado. Você pode usar umidificadores elétricos ou, ainda, deixar uma bacia com água e uma toalha molhada dentro do cômodo. 

pézinho de bebê

4. Nunca deixe o fluxo de ar diretamente sobre o bebê

Em qualquer circunstância evite colocar as crianças diretamente sobre o fluxo de ar de seu aparelho. Pense bem: até mesmo os adultos ficam desconfortáveis após ficarem alguns momentos recebendo o vento gelado diretamente em sua pele. Você não vai querer que isso aconteça com seu filho! 

Se for instalar um aparelho de ar condicionado no quartinho do bebê, procure posicioná-lo na parede contrária à parede do berço, cuidando para que o fluxo de ar não seja voltado diretamente para a criança. 

5. Evite o ar condicionado após a hora do banho 

Durante o banho os pequenos terão contato com a água morna. Se logo após eles forem expostos ao vento gelado do ar condicionado, podem sofrer um choque térmico, algo perigosíssimo que todos os pais devem evitar. 

Portanto, desligue o ar condicionado antes da hora do banho e só volte a ligá-lo quando o cabelo do bebê estiver totalmente seco. 

6. Renove o ar do quarto todos os dias 

Uma parcela das pessoas que possuem ar condicionado em casa cometem um equívoco que pode facilmente ser evitado: deixar o quarto constantemente fechado. Isso é um erro pois impede que o quarto seja arejado, o que faz com que o acúmulo de poeira e impurezas no ar seja maior. 

Por conta disso, procure abrir a janela do quarto todos os dias e deixá-la aberta por um algum tempo. Assim, você garante que o ar “novo” entre no quarto, ventilando o espaço que seu pequeno dorme todos os dias. 

7. Cuide constantemente da limpeza do filtro de ar condicionado

Quando os pequeninos dormem em um espaço com ar condicionado, os cuidados com a limpeza do aparelho devem ser ainda maiores.

Não é novidade para ninguém que o ar condicionado acumula bastante poeira e sujeiras em seu interior e, por isso, precisa de limpeza eventualmente para manter sua qualidade. Portanto, redobre a quantidade de limpezas que faz no ar condicionado e, se possível, faça-a semanal ou quinzenalmente. 

8. Saiba o que fazer com crianças resfriadas que dormem no ar

Outra dúvida recorrente é se o bebê resfriado pode dormir no ar condicionado. Em alguns lugares do Brasil o calor é tão intenso que dormir sem um ventilador ou ar condicionado está fora de cogitação. Se esse for o caso, você pode sim manter a criança resfriada no quarto com ar condicionado. 

No entanto, o recomendado é que agasalhe o pequeno com mais atenção, para protegê-lo da friagem enquanto está doentinho. Mais uma vez, não precisa exagerar e cobrir o bebê com várias camadas. Use o suficiente para deixá-lo confortável sem incomodar. 

bebê dormindo tranquilamente

Mais confortável ainda é receber amor da mãe!

Agora que você já sabe como agasalhar o bebê para dormir no ar condicionado, além de preparar o ambiente da melhor forma para proporcionar um sono de qualidade para seu pequeno, está pronta para usar essa tecnologia ao seu favor! 

Mas a Brandili tem uma última dica! Quer saber como deixar os pequenos confortáveis e aconchegados durante o dia? Os slings – ou cangurus, se preferir –, amarrações feitas com pano para segurar o neném perto da mãe enquanto suas mãos ficam livres, são uma ótima opção! 

Por isso, achamos que você também vai adorar conhecer as dicas que demos lá no post “Aprenda como usar sling de maneira prática e fácil!”, que tal conferir? Te esperamos lá!

 

Veja também nosso post com dicas de roupas de inverno infantil!

 

4.5/5 - (Total de avaliações: 10)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário