Início » Alimentação » Massinha caseira com farinha de trigo: faça em casa e se divirta!

Massinha caseira com farinha de trigo: faça em casa e se divirta!

6 minutos de leitura

Todas as idades de crianças, desde as menores até as maiores, adoram brincar de massinha, afinal de conta as cores e a textura chamam bastante atenção. Agora, imagine deixar essa brincadeira muito mais divertida fazendo massinha caseira? Isso mesmo, com ingredientes simples da cozinha é possível fazer uma em casa.

A versão caseira, além de proporcionar momentos divertidos durante a sua produção, ainda é 100% atóxica, ou seja, como ela é feita de ingredientes comestíveis, se a criança colocá-la na boca não há riscos de alergias ou intoxicações.

Os ingredientes usados no preparo da massa são simples e podem ser encontrados em toda a cozinha, o que ainda garante que a brincadeira seja econômica. Prepare o papel e a caneta na mão para anotar a receita!

massinhas de modelar varias cores

Como preparar massinha caseira?

Além de ingredientes simples, a massinha caseira é fácil e ainda evita cheiros fortes ou desagradáveis. Então nem precisa ser um super chef de cozinha para acertar o ponto certo.

Dica: Se as suas crias forem muito pequenas, você mesma pode fazer a massa e depois entregar para elas brincarem. Se eles já forem maiorzinhos, aproveite para chamá-los para a cozinha para te ajudar. Com certeza, tão divertido quanto amassar e modelar, será preparar a massa.

Como no preparo será usando corante, para evitar sujar a roupa, você e as crianças podem usar aventais ou uma roupa mais antiga e que não tenha problema manchar.

Ingredientes da massa

  • 2 copos de farinha de trigo;
  • ½ copo de sal;
  • 1 copo de água;
  • 1 colher de chá de óleo;
  • Corante alimentício.

Modo de preparo

Comece despejando os ingredientes secos em uma vasilha ou tigela grande. Logo após, coloque a água e mexa. Acrescente o óleo e misture mais um pouco até que fique uma mistura homogênea. O ponto certo da massa é quando ela fica firme, nem grudenta e nem esfarelenta.

Caso a massa ainda esteja grudando muito nas mãos, coloque um pouco mais de trigo até que fique consistente. Mas se ela estiver esfarelando e se desfazendo, coloque mais de água.

Depois que a massa estiver pronta, separe em pequenas porções para colocar o corante. Para colorir, é só abrir a massa e adicionar três gotinhas do corante e amassar até que a cor esteja presente em toda a massa. Faça o processo novamente com todas as cores e pronto!

Para que você não tenha nenhuma dúvida, assista o vídeo com o passo a passo!

https://www.youtube.com/watch?v=pgc5yMjq6Hg

Dicas importantes

Por se tratar de uma massa caseira, é comum que algumas mamães e papais tenham algumas dúvidas sobre a validade ou como guardar corretamente. Então confira algumas dicas:

  • A massinha pode ser armazenada em uma vasilha com tampa de plástico ou de vidro ou também um saco plástico, tipo ziplock, daqueles que tem o fecho hermético;
  • Não é necessário colocar na geladeira, mas se preferir, não há problema;
  • Se bem armazenada, a massa tem durabilidade de até 10 dias;
  • Caso não tenha corante em casa, a cor pode ser dada na massinha com colorau ou com suco de pozinho;
  • Não use tinta guache ou outros tipos de tinta colorir a massinha, senão ela perde as propriedade atóxicas e não poderá mais ser colocada na boca sem riscos a saúde da criança;
  • Quando a criança for brincar, é indicado que ela esteja em uma mesa ou superfície limpa, assim garante que a massinha não entre em contato com poeira ou alguma sujeira do ambiente;
  • Se quiser eternizar as esculturas e obras de arte feitas pelos pequenos é só levar a massa ao forno para que ela endureça.
massinha de modelar

Possibilidades com a massinha de modelar

São diversas as possibilidades e a maneira de brincar usando massinha de modelar. Não existe uma regra no momento da brincadeira, o importante é usar a criatividade.

Algumas das possibilidades que a massinha permite é fazer bichinhos divertidos, construções malucas com palitos de picolé, canudinhos e outros objetos. Elas são perfeitas para conhecer novas texturas, explorar as cores e até mesmo aprender a contar. Se você se interessou pelo assunto, veja o nosso post e conheça algumas brincadeiras que podem ser feitas com a massinha

animal em massinha de modelar

Importância de brincar com massinha 

Mesmo sendo uma brincadeira tão simples, com a massinha de modelar é possível que a criança descubra um mundo de possibilidades. Texturas, cores e formas, essas são só algumas das sensações que podem ser descobertas.

Além disso, é possível trabalhar vários sentidos como a coordenação motora fina com o simples ato de amassar e enrolar, a cognição, a concentração e a identificação das cores.

Ao brincar, as crianças também conseguem trabalhar a sua criatividade ao criar novas formas e até mesmo historinhas com a massinha, dando asas à sua imaginação. E ainda conseguem expor alguns sentimentos como alegria, amor e até mesmo a tristeza ou a raiva.

Para as crianças mais agitadas e cheias de energia, a massinha pode ser uma ótima alternativa para tranquilizar e trabalhar a concentração com uma atividade lúdica e manual. Ela também é uma boa aliada no tratamento de crianças com hiperatividade e autismo.

Com essas dicas a brincadeira da criançada pode ser muito mais divertida. Você já conhecia essa receita? Aproveite também para ler o nosso post ensinando a fazer algumas receitas fáceis para chamar as crianças para pôr a mão na massa.

 

Veja também nosso post com dicas de roupas de inverno infantil!

3.1/5 - (Total de avaliações: 60)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário