Início » Atividades » Como fazer areia mágica caseira: Dicas Fáceis

Como fazer areia mágica caseira: Dicas Fáceis

8 minutos de leitura

Com as crianças em casa você possui a oportunidade perfeita para passar um tempo de qualidade com os pequenos. Acompanhar a energia que eles têm pode ser um desafio, mas com a brincadeira certa, a diversão envolverá a família toda por várias horas! Esse é um dos motivos que a areia mágica, também conhecida como areia cinética, vem fazendo grande sucesso entre a garotada.

A kinetic sand é uma areia com aparência úmida e que possui grande elasticidade, proporcionando uma experiência super relaxante e divertida quando tentamos modelá-la. O auge da brincadeira com a areia mágica é poder amassar, puxar, cortar e dobrar do jeito que quiser e, ao final, ela volta à forma natural sem fazer sujeira ou se despedaçar pela casa.

Disponível em lojas de brinquedos, a areia mágica também pode ser feita em casa! Saiba como fazer areia cinética com poucos recursos e garanta momentos de satisfação e alegria com os pequenos. Confira nosso passo a passo e entenda quais os benefícios dessa atividade para o desenvolvimento do seu filho!

Materiais para fazer areia mágica

Para fazer a areia mágica, você precisará de materiais que são fáceis de encontrar, inclusive você deve ter a maioria em casa! A receita é da youtuber RosaCuca e você verá que todos os itens necessários são de baixo custo! Saiba quais são:

  • Areia: você pode comprar em uma loja de material de construção ou pegar um pouco na praia;
  • Potes de vidro com tampa: local mais ideal para armazenar a areia cinética;
  • Pratos descartáveis;
  • Peneira;
  • 25ml de Cola branca;
  • 1 colher de sopa de Sabão líquido ou Detergente;

Caso queira deixar a areia cinética mais atrativa, use glitter ecológico e pigmentos para colorir o material. Para isso, é válido utilizar corante alimentar nas cores preferidas dos seus filhos ou usar as especiarias que tiver em casa, como açafrão, páprica e curry. Outra dica super legal é ralar os gizes que os pequenos já não utilizam mais e colocar na mistura da areia modificada.

massinha-de-modelar

Passo a passo para fazer areia cinética

As instruções para fazer a areia mágica são simples de seguir! Para facilitar o seu trabalho, busque um apoio plano como a sua mesa de jantar ou a bancada da cozinha para te ajudar na hora de misturar os ingredientes. Uma vez escolhido o local de preparo, vamos ao passo a passo completo!

1) Comece colorindo a areia

Peneire 140 gramas de areia, coloque em um pote de vidro e acrescente o pigmento escolhido para colorir a areia. Se for corante alimentar, a quantidade de 5 gotas já basta. No caso das especiarias, vá adicionando aos poucos até atingir o tom desejado. Feche o pote e agite até o pigmento colorido se espalhar por toda a areia.

2) Retire a umidade da areia colorida

Utilize os pratos descartáveis para espalhar a areia em sua superfície e deixe a areia secando por pelo menos 8 horas. Essa etapa é importante e não pode ser pulada, hein!

3) Prepare a mistura colante

Em outro recipiente, misture 25ml de cola branca com 1 colher de sopa de sabão líquido. Mexa bem até que os dois ingredientes se incorporem totalmente. Se você estiver preparando mais um pote de areia modificada, você pode aumentar a quantidade de mistura colante respeitando a proporção 5:3 de cola e sabão líquido.

4) Finalize unindo a mistura colante à areia colorida

Hora de pôr a mão na massa! Coloque 1 colher da mistura colante no pratinho com a areia colorida e vá amassando e envolvendo os materiais com as mãos. Você sentirá que os grãos de areia vão se unindo cada vez mais e formando uma única massa elástica.

Nesse momento, você pode deixar a areia mais mole aumentando a quantidade de cola branca. Assim, ela ficará mais solta e macia ao toque. Contudo, se a sua intenção é torná-la mais firme para modelar, acrescente mais sabão líquido ou detergente. Ao chegar na consistência desejada, convide as crianças para descobrir a nova diversão da casa!

Para manter as características da areia mágica, lembre-se de ensinar aos pequenos que é importante sempre guardar a areia cinética em um pote fechado com tampa ao final da brincadeira.

massinha

Saiba como fazer areia cinética sem areia natural

Apesar da areia ser um material de baixa dificuldade para encontrar no comércio, não é um produto que está sempre disponível em casa para usar nos momentos de improviso, certo? Pois fique tranquila! Temos uma receita fácil para fazer areia mágica usando apenas dois ingredientes da sua cozinha: farinha e óleo vegetal.

Misture em uma tigela o tipo de farinha que você possui na dispensa e óleo vegetal, como azeite ou óleo de girassol, na proporção de 7:1. Acrescente o óleo aos poucos e incorpore à farinha mexendo com as mãos até ficar homogêneo e adquirir uma textura parecida com a da areia úmida.

Para colorir, separe a massa em potes de vidro ou saquinhos para freezer e acrescente os pigmentos que mencionamos na receita anterior: giz ralado, especiarias ou corantes alimentar. Pronto, a sua areia mágica está à disposição para ser utilizada!

Entenda como funciona areia magnética

O nome areia mágica não foi dado ao acaso! O modo como ela é capaz de ser modelada, partida e esticada sem se espalhar encanta os olhos de qualquer um, dos mais novos até os mais velhos. A viscoelasticidade da areia cinética é a propriedade causada pelo óleo de silicone presente no material.

O silicone envolve e une os grãos de areia, possibilitando que o formato dado à massa permaneça por determinado tempo. E o melhor: as partículas de areia grudam apenas umas às outras, não se prendendo a outros materiais! Por isso, a areia mágica não gruda nas mãos e não se espalha por todo o ambiente como uma areia natural faria.

Benefícios de brincar com areia cinética

Além do prazer em brincar com um material colorido e agradável ao toque, a areia mágica traz diversas vantagens para o momento de diversão dos seus filhos. A criatividade é estimulada pelas diferentes possibilidades de modelar o material, assim como a coordenação motora fina dos pequenos é trabalhada enquanto eles amassam e esticam a areia cinética com os dedinhos.

A textura macia da areia mágica também é um fator que ajuda a aliviar o estresse por meio do toque em crianças e adultos. Ou seja, a família toda se beneficia enquanto realizam juntos uma atividade super relaxante! Aproveite as férias escolares ou os finais de semana em que você está em casa para brincar com os pequenos, modelando a areia cinética com potinhos, formas de cupcake e até outros brinquedos infantis como carrinhos.

O fato de ser atóxico também torna a areia mágica ideal para as crianças. E não podemos deixar de mencionar a vantagem da areia cinética não sujar as superfícies, pois ela volta a se unir logo depois que é manipulada.

criança-brincando-com-massinha

Cuidados importantes com a areia mágica

Antes de apresentar a areia mágica aos seus filhos, é importante tomar alguns cuidados para evitar acidentes. A areia cinética é indicada para crianças maiores de 3 anos devido ao hábito que os pequenos têm de sempre levar o que está ao alcance de suas mãozinhas à boca para provar.

Também é importante que um adulto esteja próximo e atento enquanto as crianças brincam com a areia mágica para evitar que o material entre em contato com os olhos.

Agora que você possui acesso a todas essas dicas incríveis, você está preparada para mostrar um novo universo de alegria e imaginação ao seu filho utilizando a areia mágica! Se você curtiu a indicação de hoje, recomendamos a leitura do post “Brincadeiras para fazer em casa e se exercitar com as crianças“. Você e seus pequenos vão amar!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário