Início » Brincadeiras e jogos » Brincadeiras para educação infantil: 33 para fazer em casa

Brincadeiras para educação infantil: 33 para fazer em casa

14 minutos de leitura

Com o período de férias chegando, as brincadeiras para educação infantil realizadas em casa são uma maneira de manter as crianças entretidas, em movimento e longe das telas. E não para por aí!

Além de divertidas, as brincadeiras infantis também ensinam muitas coisas para os pequenos, como respeito às regras e a ter limites, além de melhorar a interação e o relacionamento entre elas. Para te ajudar a manter as crianças entretidas, confira algumas sugestões de brincadeiras para educação infantil.

1. Pega-pega

Nessa brincadeira, uma criança é o pegador e tem a função de pegar as outras crianças. Ao tocar em uma, ela se torna o pegador e o jogo continua dessa forma. É uma ótima opção de brincadeira para ser feita em espaços abertos e que queima muita energia, porque incentiva a prática de esportes.

 

mãe e filha brincando de Pega-pega

2. Batata quente

Essa é mais uma das brincadeiras ideal para diversas idades. Na batata quente, as crianças sentam em roda e passam um objeto (que pode ser uma bola ou qualquer outro) de mão em mão enquanto toca a música. Ao parar o som, quem estiver com o objeto na mão é eliminado.

É uma brincadeira super divertida que pode ser feita tanto em áreas externas quanto em áreas internas. Não à toa, é uma ótima opção para os dias chuvosos em que não é possível realizar brincadeiras do lado de fora.

3. Estátua

A brincadeira de estátua também é uma ótima opção para os dias chuvosos! Resumidamente, nesse jogo, as crianças dançam ao som de alguma música e então quando a música para, elas precisam se transformar em estátua por um determinado tempo. Quem se mover antes do tempo acabar, está fora da brincadeira.

 

menina brincando de Estátua

4. Stop

Nessa brincadeira, as crianças já precisam ler e escrever para participar. Em um papel, são listadas diversas coisas como nome, cor, animal, parte do corpo e então uma letra é sorteada. A partir disso, elas precisam usar a criatividade para preencher todas as lacunas com coisas que comecem com a letra sorteada e ao acabar, gritar “stop”.

Depois, os pontos são contabilizados:

  • 10 pontos para respostas que ninguém tenha colocado;
  • 5 pontos caso alguém tenha colocado a mesma resposta.

5. Caça ao tesouro

Essa é uma brincadeira divertida para ser realizada em ocasiões especiais como a Páscoa, o Dia das Crianças ou, até mesmo, o Natal. Porém, é importante se certificar que todas as crianças consigam pegar pelo menos uma lembrancinha — combinado?

 

três crianças adolescentes brincando de caça tesouro

6. Vivo ou morto

Essa é uma opção muito realizada em escolas e também festinhas infantis. Nela, um adulto dá o comando de “vivo” ou “morto” e as crianças precisam executar a ação de ficar de pé ou agachado.

Parece divertido, né? Acredite: os pequenos vão amar passar o tempo dessa forma!

7. Quente ou frio

O “quente ou frio” também é uma brincadeira divertida para ser realizada dentro ou fora de casa. Aqui, os adultos podem esconder algum objeto e as crianças precisam descobrir onde ele está. O comando “frio” é falado quando os pequenos estão longe do objeto e o “quente” quando estão próximos.

‌8. O chão é lava

Ideal para manter as crianças em movimento durante a rotina diária, a brincadeira do “o chão é lava” virou moda nos últimos anos. Nesse jogo, as crianças só podem andar por cima de superfícies, ao tocar o chão são eliminadas.

9. Pular corda

Pular corda é uma atividade que queima bastante energia das crianças e pode ser realizada tanto de forma individual quanto coletiva. Sem dúvidas, essa é uma brincadeira muito divertida e que pode ter diversas variações.

 

crianças em um pátio brincando de pular corda

Para evitar que as crianças caiam e se machuquem, caso sejam mais novas, é necessário que um adulto auxilie durante a brincadeira. Além disso, se a atividade for de forma coletiva, agrupe as crianças de acordo com as idades semelhantes.

+ Itens que não podem faltar na lista de material escolar

10. Pintura com os dedos

Mais uma das sugestões de brincadeiras para educação infantil para crianças menores é a pintura com os dedos. Essa é uma maneira de deixar com que elas se expressem, além de auxiliar na coordenação motora e proporcionar uma experiência sensorial com a textura das tintas.

A pintura com os dedos é uma das atividades realizadas nas escolas e as crianças adoram! Além disso, é uma brincadeira barata, pois só são necessárias algumas folhas de papel e tintas guache.

11. Amarelinha

A amarelinha também é uma brincadeira clássica que fez parte da infância de muitas pessoas, por isso é uma ótima brincadeira para ser feita entre pais e filhos. Não há segredo nela: basta desenhar uma amarelinha no chão com giz e realizar o circuito.

 

menina pulando amarelinha na rua com os pés descalço

Tudo no processo é uma brincadeira, pois desenhar amarelinha por si só já é uma diversão e as crianças adoram participar. Elas se sentem orgulhosas por terem desenhado e por poderem participar do jogo depois.

12. Oficina de slime

Para brincar de oficina de slime, os adultos devem comprar os ingredientes do slime e deixá-los já separados na medida certa para as crianças. Assim, elas só precisam misturar os ingredientes e se divertirem com o seu próprio slime.

13. Adivinha

O famoso “o que é, o que é” também mantém as crianças entretidas por um bom tempo, sendo uma ótima opção dentre as brincadeiras para educação infantil. Hoje, é possível encontrar diversos enigmas já prontos na internet e os pais só precisam fazer com que as crianças descubram.

Ah, e vale lembrar que essa é uma opção de brincadeira para crianças maiores, pois é preciso raciocínio.

14. Mímica

O jogo da mímica também é uma das brincadeiras para educação infantil que podem ser realizadas em qualquer ambiente, pois não é necessário nada além da criatividade. Nesse jogo, os adultos podem contar para as crianças uma ação ou um animal, por exemplo, e elas precisam fazer uma mímica que o represente.

Assim, as outras crianças ou adultos devem adivinhar qual mímica está sendo realizada. Enfim… essa é uma brincadeira muito legal, pois pode ser realizada entre crianças e adultos e a diversão é sempre garantida para todos.

Brinquedoteca: um lugar para brincar e aprender

15. Corrida de um pé só

Também chamada de corrida do saci, essa é uma brincadeira muito simples e que ajuda a manter as crianças ativas gastando bastante energia. Para isso, você vai precisar estabelecer uma linha de chegada e organizar as crianças lado a lado, quem chegar primeiro pulando com um pé só, é o vencedor.

Essa é uma brincadeira super legal para ser feita com os amigos, primos e até mesmo nas festas infantis, pois não precisa de nenhum tipo de acessório. 😉

16. Bobinho

As brincadeiras com bola são sempre uma boa escolha! O jogo do bobinho conta com 3 jogadores, dois de frente um para o outro e o terceiro jogador no meio. O do meio precisa conseguir pegar a bola que os demais jogam, então ele deixa de ser o bobinho e cede o lugar para o que perdeu a bola.

Essa brincadeira é ideal para ser feita ao ar livre, em parques, jardins e até mesmo na praia. Caso tenham mais crianças, é possível criar um campeonato para que todas se divirtam e engajem com a brincadeira.

17. Pique-alto

Essa é uma variação do famoso pique-pega, só que só pode ser pego quem estiver no baixo. As crianças precisam correr e ficar em cima de alguma coisa para não ser pego, mas também não adianta ficar parado, tá? É necessário trocar de lugar a todo momento para não se tornar o pegador.

Apesar de ser uma brincadeira simples e fácil, o ideal é que não tenha participação de crianças pequenas, pois podem acontecer acidentes como quedas. Por isso, certifique-se de que as crianças estão aptas e em segurança.

18. Siga o mestre

Essa brincadeira pode ter a participação de crianças de todas as idades e é muito legal para que elas sejam criativas, mantenham-se em movimento e também ajudem a melhorar a interação entre outras pessoas.

 

pais e filhos brincando com atividades infantis

19. Gato mia

Em um círculo, uma das crianças é colocada no meio com olhos vendados. As demais devem miar como um gato. A criança vendada deve encontrar quem está miando e através do som ou do toque, descobrir quem é. Caso acerte, essa criança se torna o jogador principal e a brincadeira recomeça.

Mesmo que pareça uma brincadeira “boba”, o jogo do Gato-Mia faz com que as crianças tenham mais noção de espaço, criem confiança umas nas outras e ajuda também na exploração dos sentidos.

20. Dança das cadeiras

Um verdadeiro clássico das festinhas infantis, a dança das cadeiras é sempre sucesso quando falamos em diversão para crianças. Não existe um limite de jogadores para essa brincadeira, basta colocar cadeiras com uma unidade a menos da quantidade de jogadores.

Após isso, a música toca e todos devem rodear as cadeiras. Quando a música parar, todos precisam se sentar rapidamente, assim, quem ficar de pé, está fora. A cada rodada sai um jogador e tira-se uma cadeira, dificultando a brincadeira.

21. Pique-gelo

Da mesma maneira que o pique-pega e o pique-alto, esse também é um jogo onde as crianças precisam correr. Nessa versão, o pegador toca em uma criança e ela fica “congelada”, sendo necessário ficar parada até que outro jogador a “descongele”.

22. Colagens

Além de exercitar a coordenação motora, as colagens são uma ótima atividade para explorar a criatividade, e também uma maneira de trabalhar com as texturas, além de ser também uma forma de expressão.

Você pode reunir diversos materiais como fitas, barbantes, penas, palitos, papéis coloridos, cola colorida, glitter e tudo mais para que as crianças façam suas próprias artes através das colagens.

23. Cabo de guerra

Para crianças maiores, o cabo de guerra é uma brincadeira que mistura atividade física com diversão. Para esse jogo, é necessário apenas uma corda e um lenço que será amarrado no meio da corda para demarcar o limite.

Então as crianças são divididas em dois times, cada um posicionado em uma ponta da corda. Então todos precisam puxar a corda para seu lado. Vence aquele que atravessar o lenço para o seu lado primeiro.

24. Telefone sem fio

Nessa brincadeira, uma criança fala uma frase no ouvido da outra, que fala o que entendeu para a próxima criança e assim sucessivamente.

 

mãe brincando de telefone sem fio com o filho

Quando chegar a última criança, ela fala o que ouviu. Na maioria das vezes, é uma frase totalmente diferente do que a primeira criança falou, o que gera muitas risadas e diversão de todos os participantes.

25. Alerta cor

Essa é uma brincadeira que pode ser feita com crianças de diversas idades, desde que elas saibam identificar as cores. Aqui, uma criança é responsável por ditar uma cor e as demais precisam correr para encontrar um objeto ou tocar em algo da cor solicitada.

É uma sugestão educativa de jogo, que ajuda a conhecer e perceber as cores, além de também ser uma atividade física, pois elas precisam correr para encontrar o objeto antes das outras crianças.

O que fazer com blocos de montar? 5 métodos simples e divertidos!

26. Escultura de massinha ou argila

Assim como as colagens e os desenhos, fazer esculturas também é uma brincadeira que ajuda a estimular a imaginação e coordenação de crianças de todas as idades. As massinhas são mais acessíveis e fáceis de serem encontradas, além de poderem ser reutilizadas.

A argila também é uma opção interessante, porque tem uma textura diferente da massinha e pode ser pintada com tinta depois, ampliando as possibilidades das brincadeiras. Seja qual for o material, brincar de criar esculturas é sempre uma ótima sugestão de brincadeira para crianças.

27. Cante uma música

Quem canta, seus males espanta! Nessa brincadeira, um adulto deve anunciar uma palavra e as crianças precisam cantar uma música que contenha a palavra anunciada. Esse é um jogo super legal para que as crianças estimulem a concentração e também a agilidade, pois precisam ser rápidos.

28. C, S, composto

Essa também é uma opção de brincadeira para crianças maiores. Nesse jogo, as crianças não podem falar palavras que tenham as letras C, S ou sejam palavras compostas. Dentro de um tema estabelecido, todos precisam falar palavras naquele tema que sigam as regras.

É um jogo de raciocínio e agilidade, muito divertido e que exige a concentração de todos.

29. Trava-língua

A partir dos 3 anos, as crianças já podem brincar de trava-línguas, uma brincadeira super divertida para a família toda. Na internet, é possível encontrar várias trava-línguas para serem recitadas.

Lembrando que o jogo pode começar devagar e então ir aumentando a velocidade aos poucos, além da dificuldade dos trava-língua também poderem ir aumentando aos poucos. É uma brincadeira divertida para ser feita até dentro do carro, para distrair no congestionamento.

30. Guerra de balão de água

Perfeita para o verão, a guerra de balão de água é divertida para crianças de todas as idades e até mesmo os adultos podem participar. Basta encher diversos balões com água, hoje já existem até brinquedos prontos, que é só prender o bocal na torneira.

 

Guerra de balão de água

Vale dividir o grupo em times ou jogar de forma individual, o importante nessa brincadeira é que todos se divirtam e é claro, se refresquem também, principalmente nos dias de calor e sol intensos.

Inclusive, essa é uma ótima opção de brincadeira para fazer na praia, viu?

31. Passa água

Essa também é uma brincadeira para ser feita nos dias quentes e ao ar livre. No jogo do “passa água”, as crianças são enfileiradas uma atrás da outra. A primeira fica com um pote cheio de água e as demais com potes vazios. Então a primeira criança precisa derrubar o pote para trás, na intenção de encher o pote da criança seguinte.

32. Afunda ou boia?

A brincadeira do “afunda ou boia” era um sucesso nos programas de TV, principalmente durante os anos 90 e é uma brincadeira fácil de ser feita em casa. Você vai precisar de um recipiente com água, que pode ser até mesmo um balde ou bacia e diversos objetos diferentes.

Antes de colocar o objeto dentro do balde, você vai mostrar para as crianças e perguntar se ele afunda ou boia. Então o objeto é colocado dentro do balde e as crianças descobrem se acertaram ou erraram.

33. Acampamento

Dentro ou fora de casa, o acampamento é uma ótima brincadeira para todas as crianças. Montar as barracas com lençóis, cobertores, toalhas e tudo mais é sempre uma diversão. Até mesmo em apartamentos é possível montar um ótimo acampamento.

mãe e filha acampando em uma cabana dentro do quarto

Depois, vale preparar lanchinhos e brincadeiras para serem feitas dentro das barracas. É uma brincadeira que mantém as crianças entretidas por longos períodos e ainda estimula a criatividade e a colaboração.


As possibilidades de jogos e brincadeiras para as crianças são infinitas e podem ser feitas apenas para divertir, mas também para ensinar. As brincadeiras que envolvam matemática para educação infantil e livros de atividades, por exemplo, são ótimas para ensiná-las de maneira divertida e mantê-las ativas durante as férias.

Continue acompanhando o nosso blog e confira outras dicas de o que fazer para divertir as crianças. Aproveite e confira alguns truques de mágica para fazer para os pequenos.

Até mais

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário