Início » Atividades » 11 brincadeiras para fazer na praia e aproveitar a viagem

11 brincadeiras para fazer na praia e aproveitar a viagem

6 minutos de leitura

Saber quais são as melhores brincadeiras para fazer na praia com as crianças é importante para mantê-las ocupadas durante a viagem. Proporcionar experiências sensoriais para os pequenos pode deixar o período no litoral ainda mais divertido.

Para isso, além de vestir uma roupa de banho confortável, as mamães e papais podem aproveitar a viagem de férias para fazer atividades diferentes com os filhos. Por exemplo, brincadeiras que não podem ser realizadas dentro de casa ou longe da areia.

Com isso em mente, preparamos uma lista com as 11 melhores brincadeiras para fazer com as crianças de todas as idades. Acompanhe a leitura do post e aproveite a sua viagem em família!

1. Castelo de areia

Essa é a brincadeira de praia mais clássica de todas, não é mesmo? Montar castelos de areia ajuda a estimular a criatividade e é um ótimo passatempo para crianças de todas as idades. Você pode levar baldes, pás, rastelos e vários outros acessórios para deixar a construção ainda mais divertida.

Os castelos não precisam obedecer a uma forma específica. Experimente usar areia mais seca ou mais molhada para obter diferentes visuais para cada obra de arte. Dê asas à imaginação do seu filho e lembre-se de tirar uma foto de recordação depois. OK?

Ah, a alimentação infantil na praia é muito importante! Por isso, mesmo que a criança esteja concentrada, é essencial parar para se hidratar e comer alguma coisa.

família de quatro pessoas fazendo castelo de areia na praia

2. Futebol

Em outro post, falamos da importância dos esportes para as crianças. Eles melhoram a saúde física e mental, além de ensinar o respeito às regras e estimular o convívio em sociedade. Então, veja duas modalidades que podem ser praticadas pelas crianças no litoral.

Uma delas é o futebol. As regras podem se adaptar conforme a idade — e quantidade — das crianças. Por exemplo, quem viaja só com uma criança pequena, de até 4 anos, pode brincar apenas de tocar a bola para ela. As ondulações da areia deixarão essa atividade muito mais divertida!

3. Vôlei

Por sua vez, o vôlei é recomendado para crianças maiores, a partir dos 6 anos. Assim como no tópico anterior, você pode adaptar as regras conforme a sua realidade. É possível, por exemplo, substituir as manchetes e toques por segurar a bola e jogar. Os pequenos adoram!

quadra de volei de praia, com bola em primeiro plano

4. Aproveitar as piscinas naturais

Quando a maré sobe, é comum que se formem piscinas naturais. Em algumas praias, isso acontece com mais frequência, em outras é necessário dar uma “ajudinha” para a natureza.

Essas regiões são mais seguras para as crianças menores porque não tem ondas, sendo um espaço praticamente exclusivo para elas. Além disso, a temperatura da água costuma ser mais alta que a do mar. Nesse momento, você pode fazer todas as brincadeiras que o seu bebê já está acostumado.

5. Desenhar na areia

Sabe aquela parte mais compacta de areia? Ela é perfeita para fazer desenhos e estimular a criatividade nos seus filhos. Para isso, vocês podem usar os próprios dedos ou um graveto.

Nesse momento, vocês podem:

  • Brincar de jogo da velha;
  • Escrever nomes;
  • Combinar os desenhos na areia com as sombras do corpo;
  • Completar a construção do castelo;
  • E por aí vai… as possibilidades são praticamente infinitas.

escultura de um castelo de areia

6. Amarelinha

Una a dica anterior com outra brincadeira clássica: a amarelinha. Nesse caso, não há segredo, basta desenhar as casas no chão, pegar uma concha ou pedrinha e começar a diversão.

Vocês podem aproveitar e experimentar variações dessa atividade. Por exemplo, brincar de amarelinha africana.

7. Acerte o alvo

Essa brincadeira precisa de pouca preparação:

Desenhe vários círculos na areia e um buraco no centro. Pegue algo pesado, como uma bola ou até um chinelo. Por fim, faça uma linha no chão.

A partir da linha reta, jogue os objetos para acertar nos alvos desenhados no chão. O buraco no centro é o local de maior pontuação. Depois de uma certa quantidade, quem fizer mais pontos ganha.

Brincadeiras de acertar o alvo ajudam a desenvolver a coordenação motora das crianças. Por esse e outros motivos, são bem comuns em colônias de férias.

8. Caça às conchas

Pegar conchas na praia é uma atividade perfeita para as crianças. Além disso, ainda rende algumas recordações da viagem. Para isso, espere um momento em que o sol está mais brando e saia para caminhar com os pequenos.

Durante o passeio, procurem algumas conchas diferentes e façam uma coleção daquelas que foram encontradas durante a viagem. Já separe um espacinho da mala de viagem para colocar as descobertas!

Atenção: não deixe as crianças sem supervisão para essa atividade. Elas podem tocar em algum animal vivo e se machucar.

9. Esculturas vivas

Essa, definitivamente, não é uma brincadeira de apartamento. Fazer esculturas vivas na praia une duas das nossas dicas anteriores: os castelos e os desenhos na areia.

Para brincar, você precisa enterrar seu filho ou filha na areia e deixar apenas a cabeça para fora. Depois disso, faça uma escultura no lugar onde está o tronco da sua criança. Por exemplo, uma sereia, um tritão, um herói ou uma heroína.

Lembre-se de tirar uma foto para que a criança também consiga ver o resultado.

10. Pular ondas

Pular ondinhas é uma tradição e uma brincadeira de Réveillon. Contudo, ela pode ser feita a qualquer momento e é muito divertida, principalmente para as crianças menores.

Para isso, na parte mais rasa, segure na mão do seu filho ou filha e pegue as ondas que se aproximam. Caso tenha outro adulto com vocês, os dois podem erguer a criança e gerar boas risadas.

11. Peteca ou frisbee

Peteca e frisbee são perfeitas para crianças a partir dos 9 anos. Assim como outros esportes, elas estimulam a coordenação motora, desenvolvem músculos e melhoram o pensamento coletivo.

Além disso, essa brincadeira não precisa, necessariamente, ter uma pontuação. Basta usá-la para passar o tempo e aproveitar com os filhos.

Brincar na praia deixa a experiência de viajar muito mais interessante para os pequenos. Contudo, lembre-se de respeitar o tempo e espaço dos seus filhos. Às vezes, eles vão querer apenas brincar com a areia sob a sombra da barraca e não há problema nenhum nisso!

Além das atividades na areia, é possível aproveitar o litoral de outras formas. Como em passeios, visitas a feiras, museus etc. Veja nosso post com os melhores conjuntos infantis e leve roupas versáteis para todas as atividades!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário