Início » Brincadeiras e jogos » 9 brincadeiras para bebê que ajudam no seu desenvolvimento

9 brincadeiras para bebê que ajudam no seu desenvolvimento

7 minutos de leitura

Durante a primeira infância, ou seja, até os 6 anos, as brincadeiras têm um importante papel para o fortalecimento das capacidades do bebê. Conforme a Pastoral da Criança aponta, é durante esses momentos que a criança se desenvolve.

Ainda que pareçam apenas diversão, as brincadeiras permitem que os pequenos conheçam o mundo e suas texturas, sons, cores. Confira as nove melhores brincadeiras para fazer com bebês de até 18 meses!

1. Painel de cores – 0 a 6 meses

Durante os primeiros meses, a criança tem os primeiros contatos visuais com o mundo fora do útero da mamãe. Então, que tal estimular os bebês visualmente? O melhor de tudo é que vocês não vão precisar recorrer às telas de celulares ou tablets.

Imprima algumas formas geométricas com cores que entrem em contraste entre si. O ideal é começar com o preto e branco e depois de um tempo, mudar para as demais cores.

Uma boa dica é apostar em cores opostas, por exemplo, vermelho e verde ou azul e laranja. Para realizar a atividade, cole os desenhos em um painel e deixe próximo ao berço ou trocador.

Estimule o bebê a observar esse novo universo e continue a brincadeira durante todo o tempo que ele ficar interessado.

Leia também – Adultização infantil: o que é, perigos e como lidar

2. Olhar no espelho – 0 a 6 meses

Você já deve ter visto algum vídeo muito fofo de um bebê se vendo no espelho pela primeira vez, não é mesmo? Isso acontece porque a criança ainda não tem ideia de que aquela imagem é um reflexo de si própria.

Então, deixe-a brincar com “o outro” bebê por alguns minutos. Com o tempo, você pode ir fazendo caretas e estimular ainda mais o desenvolvimento dela.

Para melhorar a brincadeira, repita esse processo em cada vez que você vestir o recém-nascido conforme o clima. Você irá se deliciar com as risadas e expressões da criança descobrindo a si mesma e aos looks diferentes.

Essa pode ser uma boa hora para filmar e guardar recordações desta fase única da vida.

3. Ficar de bruços – 0 a 6 meses

A posição de bruços – com a barriguinha para baixo – é importante para vários aspectos. O principal deles é fortalecer a musculatura da coluna para que o bebê consiga sentar sem apoio.

Além disso, vai estimular que a criança comece a engatinhar. Veja algumas formas para deixar o ato de ficar de bruços mais divertido:

  • Acostume seu filho ou sua filha a ficar de barriga no seu ombro. Como se fosse a posição de arrotar;
  • Deite o bebê sobre seu peito durante o sono;
  • Segure o bebê com as costas na sua barriga e de bruços nos seus braços. Para isso, coloque uma mão entre as pernas do pequeno e a outra apoia a cabeça;
  • Se você tem uma bola de pilates ou um travesseiro bem grande, deite seu bebê sobre essa superfície. Isso vai fazer com que a criança entenda algumas noções de balanço.

Bebê de bruços na cama sorrindo

E então, mamãe, está gostando da lista? Aproveite para conferir nosso post sobre as roupas divertidas para bebê e deixe os pequenos muito estilosos!

4. Encaixar peças – 6 a 12 meses

A partir de, aproximadamente, seis meses de idade, as crianças já começam a diferenciar formas geométricas. É claro que elas não vão olhar e falar “esse é um quadrado”, mas saberão que uma figura é diferente da outra.

Essa capacidade pode vir mais cedo ou mais tarde, isso vai depender de vários fatores externos e internos à criança. Por esse motivo, brinquedos de encaixar cubos e círculos nos seus respectivos lugares são importantes.

Proporcionar a interação com brinquedos de encaixe é uma ótima forma de estimular a identificação das formas geométricas. Além disso, é uma boa ideia de brincadeira dentro do apartamento.

Elas ajudam a desenvolver habilidades motoras grossas e a coordenação entre o olho e a mão. Talvez no começo seu bebê não faça muitas coisas com as peças, mas quando ele acertar o encaixe da forma, é muito importante fornecer um reforço positivo.

5. Esconder a bolinha – 6 a 12 meses

Já pensou em fazer uma brincadeira com objetos que você tem em casa? Este é um caso assim. Você vai precisar apenas de uma bolinha e uma caixa vazada, leve e opaca – como uma caixa de cereal.

Contudo, lembre-se de tomar cuidado com os materiais escolhidos, porque o pequeno vai levá-los à boca e isso pode resultar em acidentes.

O objetivo desta brincadeira é fazer a criança perceber que a bolinha entra de um lado da caixa e sai do outro. Para isso, estimule e desperte a curiosidade do bebê para o que vai acontecer durante a brincadeira.

Essa brincadeira vai fazê-la entender alguns efeitos de dentro e fora ou de ação e reação.

Por falar em improvisos, as mamães e papais sabem que é preciso usar muita criatividade para algumas atividades.

Bebê asiático brincando com bolinha

Além das brincadeiras, escolher as roupas que a crianças vão usar pode ser um pesadelo –principalmente em datas especiais. Então, aproveite para conferir nossas dicas de fantasias de carnaval para crianças!

6. Engatinhar e explorar – 6 a 12 meses

Entre seis meses e um ano de idade a criança já engatinha. É nessa fase que ela começa a explorar o restante do ambiente à sua volta. Aproveite esse momento para brincar com seu filho ou filha e estimular seu desenvolvimento.

Para isso, construa túneis em casa com os materiais que tiver disponível.

Você pode fazer um túnel de cadeiras e um cobertor, usar uma caixa de papelão grande ou como a sua criatividade mandar. O objetivo aqui é estimular as noções de dentro e fora e de fazer o pequeno engatinhar no ambiente.

Outra opção é fazer torres com copos descartáveis e colocar os brinquedos no topo. A ideia é fazer a criança engatinhar até a pilha e derrubar – ou não – para pegar o que deseja.

Algumas dessas brincadeiras podem ser feitas tanto dentro de casa quanto em um piquenique infantil.

7. “Caça” ao tesouro – 12 a 18 meses

Próximo ao aniversário de um ano, seu bebê já tem mais autonomia para andar e explorar espaços. Por isso, é hora de começar a desenvolver a atenção e o processamento sensorial dos pequenos.

Organize uma “caça” ao tesouro com um brinquedo que tenha duas ou mais partes.

Para isso, divida a peça em cantos distintos do cômodo, mas sem escondê-la. O objetivo é que o bebê se desloque pelo ambiente para juntar todo o conjunto.

Além de desenvolver as habilidades citadas, essa brincadeira pode ajudar a criar um senso de organização.

Com o tempo, esta atividade pode fazer com que tarefas de organização não sejam tão maçantes. Uma forma de fazer isso pode ser pedir para a criança se deslocar e juntar pares de calçados ou galochas infantis.

8. Bolas de sabão – 12 a 18 meses

As bolas de sabão são um clássico que alegra crianças de todas as idades, não é mesmo? Esse é um tipo ideal de brincadeira ao ar livre. Ela é perfeita para entreter bebês e desenvolver a coordenação dos olhos e das mãos.

Além de tudo, ela potencializa o tato quando o bebê sente as bolinhas estourarem em contato com a pele.

Contudo, por se tratar de sabão, alguns cuidados são cruciais. Então, papais e mamães, lembrem-se de não deixar as crianças muito perto do líquido para bolhas e dar atenção especial aos olhos.

9. Conversa pelo tubo – 12 a 18 meses

Perto do primeiro aniversário, a criança já começa a desenvolver a vocalização. Esse já é um bom motivo para estimular a comunicação e escuta. Por isso, pegue um tubo de papelão – como o de papel toalha – e faça sons ou fale para seu filho.

Veja como ele reage à mudança dos sons. Use diferentes tipos de tubos, faça vozes diferentes para que o pequeno trabalhe a audição.

Se divertir enquanto aprende é uma das melhores maneiras de estimular a coordenação motora, a comunicação, a noção sensorial etc. Isso vai ser fundamental para a vida futura das crianças.

Por falar em enriquecimento sensorial, faça isso levando as crianças para diferentes ambientes. Assim, seu bebê irá experimentar diferentes texturas.

Um bom exemplo é levar as crianças ao litoral e observar as suas reações ao tocar na areia e no mar. Antes da viagem, lembre-se de escolher as melhores ideias para a moda praia infantil!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário