Início » Dicas » Como vestir um recém-nascido de acordo com o clima

Como vestir um recém-nascido de acordo com o clima

5 minutos de leitura

A Academia Americana de Pediatria recomenda vestir os recém-nascidos em camadas, já que por serem muito novinhos, os bebês costumam sentir mais frio que os adultos. A melhor forma de regular essa temperatura é ter em mãos peças para sobrepor ou retirar ao longo do dia.

Nós ensinaremos como vestir um recém-nascido de acordo com o clima e faremos isso começando das altas temperaturas e iremos até as baixas. Pense com a gente, é uma viagem do Nordeste ao Sul do Brasil, embarque nessa jornada e aproveite a leitura!

Quente: veja como vestir recém-nascido no verão

Rio de Janeiro, Goiânia, Cuiabá e diversas outras capitais registram temperaturas acima de 35°C – 40°C, com sensação térmica ainda maior.

O mais interessante é que em muitos lugares, a temperatura é alta ao longo do ano inteiro, por isso, manter os bebês novinhos com menos peças é o ideal.

Acima de 40º

Um body de algodão sem manga é mais que suficiente, caso o bebê ainda esteja incomodado com o calor, dê um banho para refrescar.

Porém, evite deixar a criança apenas de fralda, afinal de contas, o corpo dos recém-nascidos perde calor com muita facilidade (mesmo em dias quentes) e os médicos recomendam deixar com uma roupa bem levinha.

bebe menina vestido macacão rosa curto

39°C a 36°

Aqui, o body sem manga continua sendo uma ótima opção, porém a temperatura abre outras possibilidades como um uma camiseta de algodão.

Ao sair em público ou ar livre, envolva o recém-nascido em um lençol e passe protetor solar para protegê-lo dos raios UV e evitar insolação.

dois bebês sentados no colchão rosa com body curto de manga curta

35°C a 31°C

É o momento de usar os conjuntinhos de camiseta e shorts de algodão bem fresquinhos. Aliás, o bodies de algodão com perninha mais curta são opções fofas e bem confortáveis.

bebê menino em pé vestindo macacão curto verde

Meia-estação: conheça as roupas para temperaturas amenas

A primavera e o outono apresentam temperaturas amenas, onde o frio e o calor não são tão intensos como no verão e inverno, mas, mesmo assim, precisamos adequar as roupas dos bebês às estações para que não fiquem agasalhados demais ou a menos. Por isso, continue lendo para entender como vestir os bebês nessa época.

30°C a 26°C

Com essas temperaturas, as calças já se tornam uma peça de roupa confortável e muito prática para combinar com body e camiseta, e podem ser com pezinho ou não.

Os macacões de manga-curta são ótimas opções para esses momentos e também é interessante montar looks com camiseta de manga longa com shorts, caso o bebê sinta muito calor nas pernas.

dois bebês sentado em cenário vestindo macacão de manga curta

25°C a 21°C

Chegou o momento de colocar as meias super fofas dos bebês, afinal de contas, as temperaturas e sensações térmicas estão mais baixas e é preciso esquentar as regiões extremas do corpo.

Macacões com pezinhos e toucas também são ótimas alternativas para esses dias e não tenha medo de colocar blusas de manga longa, os bebês precisam se manter aquecidos.

Aproveite para conhecer 8 roupas de primavera para crianças.

figura de dois macacões azul escuro estampado de friocom estrela

Frio: veja como agasalhar seu recém-nascido

Por fim, chegou o grande momento de usar as roupas de inverno. As primeiras camadas devem ter tecidos leves e confortáveis e as últimas mais pesadas e aquecidas.

Deixe sempre uma peça base de frio confortável, e adicione casacos, mantas, dupla camada de meia e até luvas caso necessário.

20°C a 15°C

Aposte em macacões de moletom e, caso queira colocar uma peça de lã ou tricot, coloque uma camada de peças de algodão entre a lã e pele do recém-nascido para que não provoque uma alergia ou incômodo.

Além disso, invista em luvas e meias, pois são acessórios importantíssimos dessa temperatura para baixo. Como as extremidades abaixam ao longo do dia, mantenha as peças extras sempre ao alcance.

Também proteja a cabeça do bebê com gorros e toucas larguinhas, coloque-o em sacos para dormir de algodão, moletom, soft ou suede, revestidos com pele ou algum outro tecido quentinho.

calça escura e blusa de moletom e um casaco de moletom com capuz

14°C a 10°C

Nesse caso em que as temperaturas caem ainda mais, vista o bebê com um body de algodão macio com pezinho, depois, uma blusa de manga longa e uma calça justinha, em seguida, coloque uma meia quente e finalize a troca com macacão (de moletom, suede ou veludo) com pezinho e manga longa.

É importante se atentar ao tamanho de cada roupa, como são várias camadas, as últimas não podem ficar apertadas ou prender a circulação do bebê. Precisa ser tão confortável quanto a primeira. Por isso, leia nossas dicas para escolher o tamanho da roupa infantil.

três macacão bodie manga longa e perna longa

 

Abaixo de 9°C

Roupas térmicas (blusas de manga longa e calças) são imprescindíveis para essas temperaturas, além de todas as roupas de inverno que citamos anteriormente, principalmente se a cidade que você mora chega a temperaturas abaixo de 5°C.

Nesse caso, pense na possibilidade de investir em um saco de dormir térmico, já que colocar muitas e muitas cobertas por cima de um corpo tão frágil pode causar a sensação de “sufoco”. Isso vale para quem mora nas cidades mais frias do Brasil, Urubici (SC), Campos do Jordão (SP), Gramado (RS) e Canela (RS), por exemplo.

Aprendeu como agasalhar o bebê em diferentes temperaturas? Com essas dicas fica até mais fácil planejar a rotina dos bebês e ainda auxilia na escolha das roupas da próxima viagem.

Inclusive, continue acompanhando o blog da Brandili para mais dicas como essas, veja abaixo as sugestões de leitura e se informe ainda mais.

Aprenda a montar um armário cápsula para o verão

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário