Início » Atividades » 5 Atividades com números para a educação infantil

5 Atividades com números para a educação infantil

5 minutos de leitura

A matemática costuma ser a vilã da experiência escolar, mas há algumas formas de ensinar essa matéria que são surpreendentemente divertidas e que instalam uma afinidade maior das crianças com os números. Neste post, o Blog da Brandili selecionou algumas atividades com números para auxiliar na educação infantil.

Sabia que, na infância, esse tipo de aprendizado é capaz de moldar as nossas habilidades de contagem, resolução de problemas, noções de espaço e quantidades, raciocínio lógico e outras características? Se quiser auxiliar no desenvolvimento do seu pequeno, veja as atividades abaixo e entenda o valor de inseri-las na planilha de rotina.

1. Atividade lúdica com arte, cores e números

Você sabia que há estudos que comprovam a existência de uma interação entre determinadas cores e o desenvolvimento da coordenação motora infantil, da criatividade, do raciocínio lógico e até da memorização? Diante dessa afirmação, a importância do papel das cores nas atividades pedagógicas (mesmo as de matemática) fica bem mais claro.

Para aliar o desenvolvimento estimulado pelas cores com o aprendizado dos números, você pode preparar esta atividade interativa com papel crepom. Primeiro, desenhe o perímetro (contorno) de um número num papel resistente e firme como as cartolinas. Depois, faça várias bolinhas com o papel crepom – pedir a ajuda das crianças é bem legal!

Por fim, guie o pequeno a cobrir o numeral com as bolinhas, usando uma cola escolar. Essa atividade permite que a criança ganhe uma familiaridade com cada número e memorize-os sem perceber, já que vai passar um bom tempo lidando com eles no processo de cobrir todo o desenho.

Outro aspecto interessante dessa ideia é o quanto ela permite que a criatividade seja exercitada, já que a criança tem a chance de fazer bolinhas de papel crepom de diferentes cores e arranjá-las em vários padrões na folha.

Se quiser conhecer quais são as tão famosas cores que estimulam o aprendizado das crianças para preparar essa atividade, confira este post.

2. Atividade lúdica de números com garrafa

Atividades lúdicas que são muito produtivas e eficazes no ensino matemático são as que associam os números às suas respectivas quantidades, porque tiram a ideia do papel e mostram como o conceito se apresenta no mundo concreto. A nossa recomendação para isso é preparar um exercício de associação.

Você pode selecionar garrafas plásticas, atribuir números de 1 a 10 para cada uma e instruir a criança a distribuir a quantidade equivalente de algum objeto (bolinhas, pompons, feijões, lápis, etc.) a cada uma.

Apesar de ser super simples e acessível de fazer, essa atividade é incrivelmente produtiva para despertar o nascimento de um entendimento matemático nas crianças.

3. Atividade lúdica com números e quantidades

Para seguir concretizando os conceitos matemáticos à criança, você pode recortar alguns pedaços de cartolina em círculos e escrever um número de 1 a 10 em cada um.

Em seguida, separe vários pregadores de roupa ou clips de papel e oriente as crianças a prendê-los no círculo de cartolina seguindo a quantidade indicada pelo numeral.

Uma ótima ideia é fazer essa atividade em grupo – isso incentiva o interesse coletivo em realizar uma tarefa e ainda incentiva a tão importante amizade entre as crianças, então não hesite em chamar os coleguinhas do seu pequeno ou pequena para uma tarde de brincadeiras e atividades educativas lúdicas como essas.

criança brincando com atividade de números

4. Ditado de números

Uma das melhores formas de se ensinar números no ensino fundamental, o ditado é aquele clássico exercício de repetição em voz alta que pode ser usado no ensino de línguas/gramática por meio das famosas parlendas, só que também carrega um grande valor no aprendizado matemático.

No entanto, por que pedir para que a criança faça o ditado dos números é tão importante? Bom, por mais que a escrita seja o principal mecanismo utilizado nessa matéria, precisamos lembrar que a fala e a audição têm um papel essencial no desenvolvimento infantil, então os conhecimentos matemáticos também podem ser beneficiados.

Há algumas formas de realizar o ditado: você pode instruir que a criança escreva por extenso os números falados e depois leia-os em voz alta ou então que somente faça a contagem de 0 a 10 (ou até a quantidade que já aprendeu).

sala de aula para crianças

5. Atividade sobre contagem

Quando a criança já estiver familiarizada com os nomes e os sons de cada número, o próximo passo é se aprofundar no ensino prático da sua funcionalidade.

Para isso, as melhores atividades são as de contagem, em que há um ou vários desenhos num papel e o objetivo final é contá-los. São aquelas do tipo “escreva o número de rodas do carro”, sabe?

As opções de desenhos são infinitas: animais, balões, automóveis, frutas, formatos geométricos e assim vai. Se estiver preparando a atividade em casa, é bacana escolher de maneira personalizada algo que desperte o interesse da criança, pois essa afinidade vai fazer com que a tarefa pareça muito mais divertida.

criança resolvendo conta de matemática no quadro escolar

Se quiser descobrir como auxiliar outras áreas de estudo importantíssimas para o desenvolvimento das crianças, temos um post sobre como criar o hábito da leitura, por lá, listamos dicas incríveis para incentivar o amor pelos livros – confira!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário