Início » Educação Infantil » Como estimular a criatividade nas crianças? 9 atividades que auxiliam

Como estimular a criatividade nas crianças? 9 atividades que auxiliam

6 minutos de leitura

Criatividade é o ato de criar, imaginar e produzir ideias inovadoras e fora da caixinha. Ter essa característica é uma grande qualidade em uma sociedade que vive em constante mudanças como a nossa.

Muitas pessoas acreditam que esse traço é inato, mas não é bem assim! A criatividade deve ser desenvolvida, motivada e estimulada ao longo de um processo, que inicia-se na infância.

Por esse motivo, muitos papais e mamães se preocupam em realizar atividades que incentivam e auxiliam no processo de desenvolvimento dos pequenos. Quer saber como estimular a criatividade das crianças? Veja 9 atividades que podem auxiliar!

1. Proponha pequenos desafios

De acordo com o Museu da Imaginação, uma das características mais fortes das crianças é a curiosidade. E isso é totalmente normal! Afinal, os pequenos sentem sede de novos conhecimentos e aprendizagens, e esse atributo deve ser bem explorado.

Para os pequenos, qualquer atividade pode ser um grande desafio — e a melhor forma de resolvê-las e enfrentá-las é a criatividade. Fazer a criança se sentir mais livre e independente é uma maneira de incentivá-la a lidar com os seus problemas sozinha.

É claro que você deve sempre estar atenta a todos os desafios que propõe ao seu filho(a), mas de maneira discreta e sem interferir desnecessariamente.

Para as crianças mais velhas, a colônia de férias pode ser um excelente desafio para estimular o seu desenvolvimento e imaginação.

2. Estimule a leitura

A leitura é mais uma atividade importantíssima para estimular a imaginação de uma criança. Temos um post que pode explicar melhor como inserir o hábito da leitura desde a infância.

A prática, além de ser muito positiva para a criatividade, pode oferecer outros benefícios, como os apontados pela Fundação ABrinq:

  • Maior concentração;
  • Memória;
  • Raciocínio lógico;
  • Mais compreensão;
  • Melhoria da escrita e oratória.

Para tornar a leitura ainda mais divertida para os pequenos, confira 15 livros infantis que podem ajudar em sua aprendizagem.

3. Faça com que a criança procure suas próprias soluções

É muito comum entre os pais mais protetores querer defender os mais novos. Contudo, muita proteção pode prejudicar o desenvolvimento da criança.

Deixar que os pequenos, ao menos, tentem resolver os seus problemas sozinhos, permite que eles aflorem a sua criatividade para resolver conflitos, algo essencial na vida adulta.

Atividades da escola, desentendimento com os amiguinhos e outras pequenas tarefas são alguns dos problemas que uma criança pode resolver sozinha com tranquilidade.

Enquanto pais e mães, o melhor que podemos fazer nesses momentos é deixar claro que podemos ajudar se necessário, criando uma atmosfera segura para nossos filhos desenvolverem habilidades.

4. Jogos e brincadeiras

Jogos e brincadeiras são atividades muito positivas para estimular a criatividade. Uma das melhores escolhas são as opções que focam em desafios de raciocínio lógico.

Elas são muito utilizadas por profissionais da educação para auxiliar na aprendizagem infantil. Além de ajudar com a criatividade, elas podem melhorar a capacidade cognitiva de uma criança e ajudar em seu desenvolvimento.

Quer ideias de brincadeiras superdivertidas que auxiliam no desenvolvimento do seu pequeno? Veja 7 jogos educativos que as crianças de quatro anos irão adorar!

5. Brinque de faz de conta

A arte de contar histórias exige muita criatividade e pensamentos aflorados. Por esse motivo, brincadeiras do tipo faz de conta, podem aumentar mais ainda a imaginação de uma criança.

Essa atividade não exige muitos esforços, basta começar a contar uma história e deixar que a criança continue a narrativa — com cenários, personagens, monstros, princesas e todas as outras ideias que surgirem em sua cabecinha.

6. Tire todas as dúvidas dos pequenos

Como falamos logo acima, a curiosidade é uma das características mais importantes de uma criança.

A música Oito Anos, da cantora Paula Toller, retrata perfeitamente a cabeça de uma criança na faixa etária dos oito ou nove anos. São tantas dúvidas e curiosidades que devem — e precisam ser sanadas! Ouça a canção a seguir:

Por mais que elas pareçam simples como: “Por que as unhas crescem? “. Suas respostas são essenciais para o desenvolvimento da criança, logo, influenciam em sua percepção de mundo e criatividade

7. Use a tecnologia a seu favor

Em meio a tantas tecnologias, o uso dos celulares, tablets e até mesmo televisão podem auxiliar no crescimento da criança — claro, quando usados com moderação!

Muitas animações e filmes infantis podem proporcionar novos sentimentos para uma criança e auxiliar em sua aprendizagem. Inclusive, na própria plataforma da Netflix existem excelentes opções de filmes que ajudam a trabalhar com a imaginação dos pequenos.

Aproveite os finais de semanas e tire um tempo para maratonar toda a nossa seleção com os seus pequenos!

8. Incentive a prática de exercícios físicos

Muitos não sabem, mas sim: as atividades de exercícios físicos também podem estimular a criatividade infantil.

Estudos apontam que nadar, pedalar ou até mesmo caminhar amplia o poder de percepção de uma criança e aumenta o seu pensamento criativo. Além de tudo, é claro, as atividades físicas são essenciais para a saúde infantil.

Por esse motivo, é muito importante incentivar que as crianças realizem esportes que auxiliam em seu desenvolvimento.

9. Leve arte e cultura para o dia a dia de seu filho

A arte e a cultura andam lado a lado com a criatividade. O contato das crianças com músicas, fotografias, danças, teatros, pinturas etc., é essencial para que elas se estimulem com novas referências e inspirações.

Uma boa forma de inserir arte e cultura no dia a dia das crianças é matriculá-los em cursos e oficinas que trabalham, ao menos, um dos tipos de arte citados logo acima.

Essas oficinas, além de aumentarem a imaginação infantil, também podem auxiliar o desenvolvimento da criança.

Por que é tão importante estimular a criatividade na criança?

A criatividade é essencial para a formação da identidade e personalidade de uma criança, como mostra a Associação Brasileira de Educação Infantil. Afinal de contas, é nessa etapa da vida em que os pequenos começam a se desenvolver e encontrar diferentes soluções para os seus problemas do dia a dia. Estimular a criatividade desde cedo em uma criança influencia completamente em quem ela irá se tornar no futuro.

Todas essas dicas que falamos aqui são muito importantes para estimular a criatividade infantil e podem auxiliar no desenvolvimento mental e cognitivo dos mais novos.

Gostou deste nosso post? Então confira o blog da Brandili e confira outras dicas como essas, que podem ajudar na educação de seu filho!

5/5 - (Total de avaliações: 6)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário