Início » Dicas » Leitura infantil: veja como incentivar os pequenos a criar o hábito!

Leitura infantil: veja como incentivar os pequenos a criar o hábito!

Ler é uma maneira de adquirir novos conhecimentos e ampliar os horizontes e, para as crianças, os livros podem ter um significado ainda maior! Eles podem ajudar também a desenvolver a concentração, ampliar o vocabulário e também estimular a criatividade e a imaginação. Mas como criar o hábito da leitura infantil?

Essa é uma dúvida muito comum e frequente para algumas mamães e papais, principalmente os de primeira viagem. Além de não saber de que maneira incentivar, muitos também não sabem qual o melhor momento de apresentar os livros para os pequenos. Continue a leitura e aprenda algumas técnicas que te ajudarão nessa tarefa.

menina e mulher em piquenique

Nem todos os brasileiros têm o hábito de ler!

Talvez você nunca tenha parado para pensar no assunto, mas se durante a infância uma criança não é incentivada e nem cria o hábito da leitura, muito provavelmente ela se tornará um adulto que não tem o costume de dedicar um tempo do seu dia para ler um livro.

93 milhões de brasileiros, em média 48% da população, não tem o costume de ler. Esses são alguns dos dados retirados do último Estudo Retratos da Leitura no Brasil, já em sua 5ª edição, publicado em 2020. Para a pesquisa é considerado leitor uma pessoa que em um período de três meses, anteriores ao estudo, leu pelo menos um livro, seja ele por partes ou inteiro.

Outros dados bastante preocupantes, que também foram levantados no estudo, é de que 66% não tiveram incentivo à leitura durante a infância. Dentre os motivos que levam as pessoas a não ler, 6% dos entrevistados alegaram ter dificuldades na leitura, 8% possuem preferência por realizar outras atividades, 14% alega não ter paciência, 28% afirma não gostar de ler e 34% diz que não tem tempo.

No entanto, um dado que nos dá esperança é o crescimento dos leitores na faixa etária entre 5 e 10 anos em relação à pesquisa anterior realizada em 2015. Essa é justamente a fase em que as crianças estão iniciando o processo de alfabetização, muito disso é reflexo do incentivo dos pais e também das escolas.

Se nessa fase a leitura é vista como algo natural e não como uma obrigação, as chances de que esse gosto pelos livros seja levado adiante é muito maior e pode reverter os números das próximas pesquisas.

bebê vendo imagens em livro

5 Dicas para incentivar a leitura infantil

Com os dados do Estudo Retratos da Leitura no Brasil é possível perceber o quanto é importante apresentar o mundo da literatura para os pequenos cada vez mais cedo, inclusive antes da fase de alfabetização. Veja algumas dicas que podem te ajudar na tarefa de formar futuros leitores:

1 – Hábito e não obrigação

Os pais não devem querer que os filhos leiam fazendo com que isso seja uma obrigação. Para que a leitura se torne um hábito aos pequenos, ela precisa ser prazerosa. Alguns pais na ânsia de querer que seus filhos leiam acabam estipulando regras e horários e isso pode ter o efeito contrário.

Você deve incentivar de maneira que isso se torne algo natural. Uma boa maneira de fazer isso é aproveitando aquele tempinho para fazer a criança dormir. Experimente pegar livros e contar histórias toda noite. Isso pode ser feito logo nos primeiros meses de vida e se estender durante a infância.

Além de poder passar mais tempo com o seu filho e ainda poder criar um vínculo afetivo maior, você também estará ampliando o seu vocabulário e fazendo com que o contato com os livros e a leitura comece antes mesmo da aprendizagem da escrita e da leitura na escola.

O hábito pela leitura também pode ser criado por meio da literacia familiar, com contação de histórias, diálogos e até mesmo brincadeiras. Não conhece a literacia familiar? Temos um conteúdo aqui no blog que conta um pouco mais sobre o que é e qual a sua importância. 

menina deitada lendo

2 – Mostre livros variados

O gosto pela leitura também pode ser reforçado com diferentes tipos de livros. Para os pequenos, as histórias coloridas e com muitas figuras são ótimos para começar a despertar o interesse. As crianças menores também adoram histórias de fantasia e princesas.

Já quando elas estiverem um pouco maiores, mostre também outros tipos de escrita, como poesias, histórias em quadrinhos e por aí vai. Tem dúvidas sobre quais títulos oferecer aos seus filhos? Temos um post aqui no blog com dicas de leituras.

3 – Seja um modelo

Se você não tem o costume de ler, não adianta exigir que o seu filho seja um leitor. Para as crianças os pais, irmãos e pessoas com que ela convive constantemente são um espelho e por isso elas tendem a imitar o que eles fazem, sejam hábitos bons ou ruins. Então seja um exemplo. 

Além da o exemplo, você também pode começar a estabelecer uma rotina de leitura. Dedique um horário mais tranquilo durante a semana ou no final de semana. Você pode começar lendo para o seu filho e quando ele já estiver lendo sozinho, criar um clube do livro ou até mesmo pedir para que ele leia uma história para você.

leitura em familia

4 – Cantinho da leitura

Durante a infância as crianças se interessam por aquilo que está acessível aos seus olhos. Uma boa maneira de fazer com que elas se interessem pelos livros é colocá-los em um lugar que elas tenham autonomia para pegar quando quiserem.

O cantinho da leitura não precisa ser uma biblioteca ou ter uma coleção extensa de títulos. Basta montar um lugar no quarto ou até mesmo na sala com algumas prateleiras baixas ou um baú para que a criança possa sentar e escolher o livro.

5 – Livros com temas de interesse da criança

Outra ótima maneira de fazer com que elas comecem a se interessar pela leitura é oferecer livros que abordem temas de assuntos que elas gostem. Se elas gostam de dinossauros, robôs ou princesas, os livros com essa temática certamente despertarão o seu interesse.

Lembra que falamos das histórias em quadrinhos? Para os pequenos que estão na fase dos super heróis, elas também são uma ótima opção. Inclusive alguns gibis, como a Turma da Mônica, tem historinhas curtas e divertidas, sendo uma boa opção para os pequenos que estão aprendendo a ler.

Outra maneira de fazer isso é mostrar para a criança o livro daquele filme que ela adora. Mesmo que ela já conheça a história, o interesse pelo livro será grande.

Essas dicas são simples e podem facilmente ser incluídas na rotina da família, tornando a tarefa um pouco mais fácil. Quanto mais cedo for o contato com os livros e leitura, além do hábito, as crianças também acabam tendo um melhor desenvolvimento cognitivo. 

Gostou das dicas? Aproveite para ler o nosso conteúdo com atividades de alfabetização que podem ser feitas em casa.

Fonte (imagens): Unsplash / Pexel / Pixabay

Avalie este post
Compartilhe:
Equipe Brandili

Autor: Jefferson Back

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Deixe um comentário