Início » Dicas » 7 dicas para criar uma rotina com trabalho e filhos

7 dicas para criar uma rotina com trabalho e filhos

8 minutos de leitura

Papais e mamães de primeira viagem costumam ter uma dúvida em comum: é possível criar uma rotina doméstica que equilibre trabalho e filhos de forma harmônica? Saiba que, por mais que essa tarefa seja desafiadora, a resposta é sim!

É claro que o processo será diferente para cada família, mas, no geral, com um bom planejamento e métodos que facilitam a rotina, conseguimos passar um tempo de qualidade com os pequenos diariamente, trabalhar fora de casa e, [importante] manter uma boa saúde mental e física!

Para te ajudar, nós preparamos algumas dicas inspiradas em boas conversas com mamães experientes que podem facilitar a sua rotina. Confira!

1. Organize-se com antecedência

A primeira coisa que você precisa para garantir uma rotina funcional entre trabalho e os filhos é de um bloquinho de notas, planner (calendário com espaço para anotações), tablet ou outro.

Equilibrar as atividades profissionais com as pessoais exige planejamento!

Para as mamães que estão retornando para a rotina de trabalho ou até mesmo para as que querem otimizar as suas tarefas, listamos alguns pontos importantes que devem ser analisados e documentados no seu método de planejamento escolhido:

  • Defina metas diárias ou semanais;
  • Determine quais serão as suas prioridades;
  • Sempre fique atenta a todos os eventos ocasionais ou não;
  • Divida o seu tempo entre tarefas profissionais e pessoais;
  • Planeje suas refeições — acredite, isso irá facilitar o seu dia a dia;
  • Concilie a sua rotina com a dos seus filhos (explicação abaixo).

Sobre esse último ponto, lembre-se que, por mais que você esteja envolvida nas duas rotinas, elas são completamente diferentes. Isso significa que o seu horário de lazer nem sempre pode ser resumido aos momentos de descontração ao brincar com os pequenos. Ter um momento especial dedicado somente a você é essencial!

Porém, como não temos dias com 40 horas, o que escrevemos ali em cima pode ser a saída: conciliar os seus momentos de lazer com o dos seus filhos, as horas de trabalho com as estudo deles e assim por diante. Dessa forma, será bem mais fácil se manter próxima deles durante o dia, já que vocês estarão com uma boa sintonia nas atividades.

Ah! Outro ponto é que, para facilitar a sua organização, o mais interessante é que você monte rotinas semanais de maneira planejada, estratégica e realista. Entenda como no próximo tópico!

Mulher analisando o seu calendário

Veja também: Licença-maternidade: como funciona e quanto tempo dura

2. Monte uma rotina funcional

Ao pensar em todos os pontos citados logo acima, é preciso colocá-los em ação de uma maneira prática e metódica. Entretanto, por que organizar a rotina doméstica dessa forma?

Ao montar um planejamento bem estruturado, você consegue focar 100% em seus objetivos — um de cada vez! — e fazer o seu tempo render muito mais — tudo que uma mãe que trabalha dentro e fora de casa precisa, não acha?

O mais recomendado é que, no início da semana, seja preparado um cronograma completo de todas as atividades que precisam ser cumpridas. E quando falamos completo, é bem completo mesmo. Incluindo todos os horários de sua criança de almoço, jantar, soneca etc.

Em um de nossos bate-papos sobre como conciliar trabalhos e filhos, a mãe Vivian Abukater destaca um ponto muito importante: é essencial que a sua rotina com compromissos de adultos seja alinhada com a de seu pequeno.

Então, por exemplo, se você trabalha durante o período da manhã, monte um cronograma que ocupe o seu filho durante esse horário. Além das creches e escolinhas, cursos de desenho, ballet e canto podem ser uma opção.

Pai e filha tomando café da manhã e terminando a atividade da escola

3. Esteja preparada para qualquer imprevisto

Não importa o quão bem planejada esteja a sua rotina e a de seus filhos, imprevistos podem acontecer a qualquer momento.

Por esse motivo, é muito importante que você esteja o mais preparada possível para qualquer eventualidade fora do comum, seja em seu trabalho ou com as crianças.

Para isso, mantenha alguns itens-chave no seu carro ou bolsa: documento dos seus filhos, caderneta com os números dos médicos da sua região, lanchinhos, água, bombinha de asma reserva, lenço umedecido e o que mais achar necessário.

Além disso, tenha uma pessoa de confiança que possa cuidar dos pequenos se você não puder.

4. Crie um ritmo para cada atividade de seu dia!

Lidar com crianças exige tempo e cautela. Por isso, é muito importante conhecer a sua rotina e saber oferecer a demanda necessária para cada tarefa de seu dia.

Não adianta se cobrar ou querer fazer algo a mais do que o necessário. Afinal, o seu filho necessita de você com a bateria completa para brincar, dar e receber carinho, conversar etc. Para isso, o que você mais precisa é de um ritmo para cada tarefa de seu dia.

Tarefas domésticas podem ser divididas ao longo da semana e serem feitas gradualmente. Agora, quando se trata de cuidados com o seu filho, como brincadeiras, acompanhamento escolar e outros, é muito importante que você separe um período maior e de qualidade.

O seu tempo será essencial para o desenvolvimento do seu filho!

5. Conte com pessoas para dividir as tarefas

Organizar as tarefas domésticas, os cuidados com os filhos e o trabalho fora de casa não é nada fácil. Ainda mais quando precisamos fazer tudo sozinhas! Tentar dar conta de tudo sem nenhuma ajuda é algo que deixa muitas mães sobrecarregadas e exaustas.

Por mais que o nosso desejo seja, muitas vezes, nos multiplicar em duas, a solução para esse problema continua sendo contar com a ajuda das pessoas da sua vida. Se possível, busque pela ajuda do seu marido, mãe, pai, irmão, avó, madrinha etc.

Se essas figuras familiares não puderem estar presentes diariamente, procure grupos de mamães da sua região! Felizmente, a internet nos permite conectar com pessoas que vivem realidades muito parecidas com a nossa e que podem formar uma rede de apoio incrível.

Para isso, é só pesquisar “grupo de mães em (nome da sua cidade)” no Google ou outro buscador. Há mamães que conversam e se ajudam em grupos do Facebook, WhatsApp, Instagram e até reuniões presenciais.

Voltando para a primeira alternativa, caso o seu marido, por exemplo, não colabore muito com a divisão das tarefas, trouxemos um passo a passo que pode te ajudar a melhorar a situação:

  • Liste todas as tarefas que precisam ser feitas em casa;
  • Inclua todas as atividades do seu filho, como comida, banho e troca de roupas;
  • Separe todas as atividades por categorias ou cômodos;
  • Escolha qual atividade cada um irá realizar;
  • Sempre manter atualizado em qual situação a atividade se encontra.

Uma boa forma de manter essa rotina sempre em dia é utilizar um cronograma em formato de tabela e deixá-la em algum local visível. A geladeira da cozinha é um ótimo lugar para que todos da casa possam ver o andamento de cada atividade doméstica.

Pai, mãe, filho e filha escovando os dentes juntos

6. Cuide da sua saúde mental

Em meio a tantas tarefas e compromissos, muitas vezes, a nossa saúde mental acaba sendo deixada de lado. Por infinitas razões, isso não é algo produtivo e muito menos vantajoso para a sua rotina. Um cérebro muito carregado de informações pode resultar em estresses e desentendimentos não desejáveis.

Para aliviar as tensões do dia, é muito importante realizarmos atividades direcionadas para o nosso próprio bem-estar.

Algumas tarefas para você realizar pensando em você mesma:

  • Yoga;
  • Caminhadas e corridas;
  • Pilates;
  • Meditação;
  • Pedaladas;
  • Atividades físicas;
  • Exercícios de relaxamento mental.

Todas essas atividades podem ajudar em sua saúde mental. Contudo, para garantir que a sua mente não esteja sobrecarregada, é muito importante que você faça um acompanhamento psicológico com um profissional!

7. Não deixe de ter um momento de total atenção com o seu filho

Sim, eu sei! Muitas vezes, o cansaço, estresse e os demais sentimentos ruins acumulados ao longo do dia fazem com que seja muito difícil dedicar um momento para os pequenos com um bom humor e a mente aberta e tranquila.

Por isso, espero que, com as dicas anteriores, essas situações se tornem cada vez menos frequentes para todas nós, permitindo que os nossos pequenos tenham o seu merecido — e muito desejado — momento diário com a mamãe.

Aproveitar os pequenos momentos como um jantar em família ou um passeio aos finais de semanas é uma excelente maneira de manter um laço especial com o seu pequeno. Outra boa forma é apostar em brincadeiras e jogos infantis que envolvam toda a família.

Mesmo assim, não se culpe por ter dias ruins que te deixam sem energia nenhuma para se doar para a família. Se forçar a algo só vai te deixar mais esgotada! Nós merecemos momentos de total solitude e paz — eles são essenciais para nos recarregarmos e ficarmos prontas para continuar seguindo uma rotina com felicidade, amor, dedicação e saúde física e mental.

Dicas extras em vídeo ????

Curtiu as dicas? Continue acompanhando o blog Moda Infantil para ver outros conteúdos como este! E se tiver outro truque que pode ajudar as mamães a criarem uma boa rotina doméstica, deixe-o nos comentários abaixo!

4.9/5 - (Total de avaliações: 8)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário