Início » Dicas » Como conciliar trabalho e filhos — Conversa de Mãe com Vivian Abukater

Como conciliar trabalho e filhos — Conversa de Mãe com Vivian Abukater

10 minutos de leitura

Saber como conciliar o trabalho com os filhos não é uma tarefa simples. Muitas mães acabam ficando sobrecarregadas e isso não é nada bom! E, em muitos casos, é fundamental (e não opcional) que a mulher retorne ao mercado de trabalho – seja pela sua independência financeira ou pela realização pessoal.

Dessa forma, é preciso aprender como lidar com a nova fase da vida e adaptar a rotina de trabalho à vida dos pequenos. Em primeiro lugar, é fundamental contar com uma rede de apoio. Ela pode ser formada por amigos, família, parceiros, parceiras e várias outras pessoas.

Além disso, para te ajudar, preparamos um guia completo de como unir a rotina de trabalho com a maternidade. Envie este conteúdo para outra mamãe que está passando pela mesma fase e acompanhe a leitura!

Como conciliar o trabalho e filhos?

Saber como conciliar a maternidade e o trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, e requer muito planejamento e diálogo. Depois da adaptação à rotina, muitas mamães conseguem encontrar tempo para curtir os pequenos e o restante da família. Por esse motivo, temos 4 dicas para te ajudar nessa tarefa!

As dicas que você vai ver a seguir foram adaptadas da terceira live do projeto Conversa de Mãe, apresentado por Chris Flores lá no nosso perfil do Instagram!

A convidada do programa foi Vivian Abukater, criadora do perfil @maternativa — que fala de empreendedorismo materno — e criadora de uma vitrine virtual de produtos e serviços criados por mães.

1. Divida as tarefas em casa

A divisão de tarefas dentro de casa é essencial. Ela serve tanto para casais que estão esperando um bebê ou aqueles que ainda não têm filhos.

O tempo de que tudo fica nas costas da mulher, felizmente, já ficou para trás! Por esse motivo, independentemente de estar no período de licença maternidade ou não, tenha uma conversa clara sobre como os afazeres da casa serão divididos.

Mãe e pai cuidando das crianças

2. Não se culpe

Lembre-se sempre de que não existe modelo de maternidade correto. Há quem trabalhe fora e pague um cuidador ou escola, e há quem não consiga ter essa estrutura ainda.

Usar a casa como local de trabalho permite estar perto do filho, e se mostra viável em muitos casos. “Precisamos entender que somos a mãe possível, e que cada uma sabe o valor dos boletos que chegam no fim do mês”, diz Vivian.

Além disso, mesmo com a rotina puxada das mamães, é preciso encontrar tempo para relaxar durante a rotina.

Já notou como as mães têm a tendência de se deixar para trás, de abdicar de tudo por conta da maternidade? Vivian confessa que ela mesma se vê forçada, de vez em quando, a sair desse ciclo, porque sabe que esquecer de si mesma provoca, lá na frente, tristeza.

3. Tenha uma rede de apoio

Vale ter em mente que pedir ajuda não é sinal de fracasso. Lembra dos almoços de família, em que as mulheres estão sempre dando conta de tudo? Vivian usa esse exemplo para mostrar que ter crescido com esse modelo de mulheres sobrecarregadas nos faz acreditar que essa é a normalidade.

“Precisamos pedir e até exigir ajuda para podermos ter algum tempo para nós. Não precisamos esperar estar exaustas e podemos ensinar as crianças desde cedo a dividir tarefas”, diz ela. Por esse motivo, lembre-se de ter uma boa rede de apoio para recorrer sempre que precisar!

4. Reconheça sua trajetória

A maternidade, o ato de gestar e amamentar são potentes — é possível sustentar uma criança por seis meses apenas com esse alimento! Desde o início da gravidez, passando pelo puerpério e ao longo de toda a vida dos filhos, os cuidados de mãe estarão presentes.

Reconheça o caminho percorrido até aqui e entenda essa mudança para encontrar um novo caminho profissional. Afinal, você não é mais a mesma! Além disso, tenha em mente que é absolutamente normal querer voltar ao trabalho e gostar de trabalhar.

Além de conciliar o trabalho com a maternidade, é necessário, também, aproveitar todo o tempo disponível com os pequenos, não é mesmo? Afinal, quando você menos esperar, vai perceber que as crianças já cresceram e estão saindo de casa! Por esse motivo, aproveite enquanto pode e siga as nossas dicas!

9 dicas para ter um tempo de qualidade com os filhos!

Vivemos tempos onde a geração de papais e mamães está cada vez mais ocupada, tendo que se dividir entre os filhos e o trabalho. Tem dias que saem saem cedo e só voltam tarde para casa, tem também aqueles dias que as tarefas profissionais invadem a noite.

Embora pareça difícil, é possível encontrar um equilíbrio! Por isso vamos dar dicas para você aproveitar muito bem o tempo que passa com o seu pequeno. As nossas recomendações vão ajudar muito a quem quer saber como conciliar trabalho, estudo e filhos!

Veja 9 dicas de como passar um tempo de qualidade com os filhos!

1. Organize seu tempo

Monte a programação dos seus filhos em função da sua. Se você, por exemplo, começa a trabalhar às 10h, coloque-os para estudar à tarde. Assim vocês podem ficar juntos antes de você sair para o serviço.

2. Esteja sempre por perto

Mesmo que você chegue em casa e seu pequeno já esteja dormindo, vá até o quarto e faça um carinho, dê um beijo e estique o cobertor. Isso vai ajudar a criar vínculos incríveis. Por esse motivo, mantenha a proximidade! ????

3. Acompanhe na escola

Dedique um tempinho do dia para cuidar dos estudos do seu filho. Olhe a agenda escolar, pergunte como foi a aula e ofereça ajuda para estudar o conteúdo da prova. Essas atitudes estimulam o aprendizado e aproximam! Além disso, você pode aproveitar e seguir nossas dicas de como ensinar seu filho a estudar para a prova!

4. Cozinhe junto

Chegou em casa e ainda tem que preparar a janta? Chame o seu pequeno para a cozinha também! Com um pouco de criatividade, você pode transformar a cozinha em um ambiente divertido. Isso vai fazer do seu filho um ajudante nas panelas com tarefas simples, como separar e lavar as folhas de alface. Você também pode ensinar sobre a alimentação saudável preparando a lancheira junto!

5. Façam compras juntos

Existem crianças que amam ir ao supermercado. Se esse é o caso do seu filho, por que não inclui-lo nessa missão? Dê tarefas à criançada, ensine a escolher uma verdura ou fruta, peça para ele pegar uma caixinha de leite, um sabonete etc. Todo tempo para vocês ficarem juntinhos é precioso!

Em outros casos, você pode trocar as comprar pela internet por visitas às lojas físicas! Leve a criança junto e deixe ela ver, tocar e sentir os tecidos de diferentes modelos de vestido ou outras peças. Essa será uma experiência sensorial e que vai ajudar na hora de passar um tempo as crianças!

6. Leia, desenhe e brinque com os pequenos

Leia um livro antes do seu filho dormir, crie histórias, desenhe junto, invente um dia da semana para fazer uma sessão de cinema! Nos dias de folga, vá a um parque, faça um piquenique e brinque bastante. São momentos como esses que vão marcar a infância do seu pequeno!

Por falar nisso, aproveite para escolher o look de piquenique perfeito!

7. Fuja da rotina

As crianças adoram variar as brincadeiras. Nos fins de semana, esqueça o padrão do dia a dia, fuja dos horários rígidos, invente um programa novo, varie o cardápio, tome um sorvete!

Todo mundo merece e é muito divertido! Uma das opções para isso é recorrer a esportes que as crianças podem praticar. Por exemplo, futebol, bicicleta, vôlei, peteca e muitos outros!

8. Não “compre” o amor

Um erro muito grave é achar que você pode suprir a falta com objetos materiais. Na verdade, essa é uma atitude que pode acabar criando uma relação de pais tóxicos! Por esse motivo, o melhor que você pode oferecer ao seu filho é a sua presença e o seu amor!

9. Seja acolhedora

As mamães também podem ser amigas. Por esse motivo, mostre que está disponível para ouvir, tirar dúvidas e ter conversas mais sérias. Essa atitude ajudará na criação de laços e uma ligação incrível entre você e as crianças!

Mãe e filho fazendo dever de casa

Como organizar a rotina com filhos pequenos?

A principal forma de organizar a rotina com os filhos pequenos é o planejamento. Para isso, você pode tirar uma parte do domingo e pensar como será o restante da semana. Em algumas situações, é possível traçar as tarefas no dia anterior. Para isso, é fundamental que você siga nossas dicas:

1. Faça listas

O primeiro passo para começar a organizar sua rotina é fazer listas. Elas podem ser escritas no papel, celular, tablet ou onde for mais conveniente. O ideal é começar com o básico — como as compras do mercado — e ir evoluindo até chegar na organização das tarefas diárias.

Uma boa opção é dividir as tarefas da casa e recorrer a uma lousa mágica para mostrar quem vai fazer o quê. Isso vai ajudar tanto no seu planejamento semanal quanto no exercício da autonomia dos pequenos.

2. Prepare refeições que possam ser congeladas

Convenhamos que preparar almoço e janta todos os dias toma muito tempo e é cansativo, não é mesmo? Por mais que você goste de cozinhar, essa tarefa é trabalhosa e acaba tomando boa parte do nosso dia.

Por esse motivo, recorra às refeições que podem ser congeladas.

Os alimentos das marmitas não devem ser ultraprocessados. Eles devem ser pensados de forma a ajudar na introdução alimentar dos pequenos. Por isso, recorra a legumes, carnes e caldos!

3. Organize-se com antecedência

Tirar um tempinho no domingo para pensar como será a semana é a melhor opção. Contudo, você também pode pegar uma parte do fim do dia para planejar como será o próximo período.

Isso vai te ajudar a não ficar perdida na hora de decidir o que precisa ser feito naquele momento.

Essa etapa pode ser feita no formato de checklist. Ah, por falar nisso, sabia que nós temos um conteúdo que te ajuda a decidir quantas roupas de recém-nascido comprar? Não deixe de conferir!

4. Tenha um tempo para os pequenos

De nada adianta ter uma rotina bem organizada se você não tem um tempo de qualidade com os seus filhos. Por esse motivo, separe um horário na agenda para curtir os pequenos.

Anteriormente, neste mesmo post, nós demos dicas de como aproveitar esses momentos, então você já sabe o que fazer!

5. Separe um tempo para você

A maternidade saudável não é viver apenas para os filhos! Você precisa tirar um tempinho para aproveitar a sua própria companhia.

Então, tenha um momento só seu. Seja para sair com as amigas, assistir uma série ou qualquer outra coisa. O importante é aproveitar e cuidar de si!

São milhares as atividades que você e seu filhote podem fazer juntinhos. Brinque, eduque, converse, escute, dê conselhos, abrace bastante. Não existe receita para ser mãe ou pai, o segredo é aproveitar o máximo possível o seu filho! A medida do amor é amar sem medidas!

Pai e crianças desenham juntos

A hora de se arrumar também pode ser usada para curtir os filhos. Além de render boas risadas e ajudar em um relacionamento saudável, isso pode ajudá-los a gostar de cuidar de si mesmos.

Para te ajudar nessa tarefa, veja as nossas dicas de looks para meninos e meninas!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário