Início » Atividades » Lousa mágica: o que é e como usar na educação infantil

Lousa mágica: o que é e como usar na educação infantil

6 minutos de leitura

A lousa mágica é um brinquedo sensorial que surgiu e fez muito sucesso nos anos 1980. Ela consiste em uma tela magnética, na qual se escreve com uma caneta de ímã. Atualmente, pais, mães e professores têm notado que ela pode ser usada na educação infantil e, por isso, a lousa voltou com tudo!

As formas de usar este brinquedo para educar crianças são várias. Elas vão desde o auxílio na hora de fazer contas até o desenvolvimento da coordenação motora fina. Tudo isso passando pelas artes, organização e muitas outras áreas do desenvolvimento infantil.

Se você quer transformar esse brinquedo sensorial em uma ferramenta muito útil na educação dos pequenos, este é o post certo! Por aqui, você vai conhecer sete formas de usar uma lousa magnética para estimular as crianças. Confira!

Como funciona a lousa mágica?

A lousa mágica funciona a partir de ímãs e partículas magnéticas. A caneta possui a ponta magnetizada devido a um ímã no corpo. Em cada porção da tela – aqueles hexágonos pequenos – há um líquido com pequenas partículas magnéticas. Ao passar a caneta, as partículas são atraídas e formam cada traço.

Já o “apagador” é uma barra de ímã. Ela é responsável por tirar as partículas magnéticas que foram atraídas para a tela e deixá-las em repouso ao fundo de cada hexágono. Ao passar a caneta novamente, o ciclo se repete e as novas artes surgem.

Você imaginava que o funcionamento do brinquedo era mais simples ou mais complexo que isso? Conte para nós nos comentários!

Lousas mágicas coloridas

Como usar lousa mágica para educar a criança?

A lousa mágica pode ser usada de várias maneiras na educação infantil e, por ser um brinquedo sensorial, ela ajudará no desenvolvimento de diversas habilidades que serão úteis na vida dos pequenos.

A seguir, você vai ver sete formas de usar a lousa mágica na educação infantil:

1. Tenha como auxílio na matemática

A matemática pode ser um verdadeiro pesadelo para as crianças – e para alguns pais. Então, toda ajuda será bem-vinda, não é mesmo?

Existem diversas formas de estimular o pensamento lógico-matemático nos pequenos. Um dos principais deles é o uso do ábaco na educação infantil.

Como auxílio, também é possível usar a lousa magnética. Além do método “tradicional” de ser usada como rascunho, você e seus filhos podem usá-la para anotar valores obtidos no ábaco, por exemplo. O acessório será mais limpo que um quadro de giz ou canetão, além de pode ser usada durante muito mais tempo.

2. Organize a rotina das crianças

Organizar a rotina dos filhos é essencial tanto para os pais, quanto para as crianças. Além de ensinar disciplina e honrar compromissos, essa ferramenta ajuda a tirar um peso das costas na hora de decidir como será o dia, semana ou mês. Para isso, muitas famílias têm uma planilha de rotina.

Usar uma lousa mágica para planejar a agenda das crianças é útil para dá-los autonomia. Por ser fácil de apagar e não borrar, as crianças, principalmente aquelas que estão aprendendo a escrever, podem preenchê-la sozinhas e errar quantas vezes for preciso.

Com o tempo, seus filhos poderão “evoluir” para outras formas de organizar a rotina.

3. Faça brincadeiras criativas

Sabe aquelas brincadeiras que estimulam o desenvolvimento das crianças? Praticamente todas aquelas que são feitas em papel podem ser transformadas em atividades na lousa magnética! Por exemplo, as crianças podem brincar de adivinhar desenhos ou acertar a grafia de palavras.

Além disso, é possível usar a lousa mágica para brincadeiras mais tradicionais, como jogo da velha ou stop – que também é chamado de adedonha ou adedanha.

Fundo do mar desenhado em uma lousa mágica infantil

Se você quiser saber mais sobre estes assuntos, veja nosso post com dicas de jogos para crianças de 4 anos!

4. Desperte o artista no seu filho

As artes são ótimas maneiras de estimular a criatividade nas crianças. Além disso, essa prática pode ajudar na hora de expressar sentimentos e ser útil como forma de educação emocional.

Por esse motivo, é importante incentivar os pequenos de modo que eles consigam “fazer arte” de várias maneiras diferentes.

A lousa mágica não deve substituir as formas tradicionais de desenhar ou pintar. Ela deve ser usada como outro tipo de arte. Dessa maneira, dê ideias para que seus filhos reproduzam formas simples na tela sensorial!

5. Estimule a curiosidade

Além das artes, entender como as coisas funcionam estimula a criatividade e curiosidade. Use a lousa mágica para isso! A ideia aqui não é desmontar o brinquedo, mas analisar como as partículas magnéticas se comportam ao passar uma caneta sobre a tela.

Use diferentes tipos de ímãs para observar o movimento das partículas, por exemplo.

Há outra forma de usar uma lousa mágica para despertar o pensamento científico nos pequenos. Para isso, use a ferramenta para anotar processos, passos e resultados de experimentos simples e divertidos que podem ser feitos em casa!

6. Use para organizar o dever de casa

Quando os filhos entram na escola vem aquele choque de realidade, não é mesmo? Eles crescem tão rápido que você piscou e agora eles são estudantes! Nessa nova fase, surgem responsabilidades para toda família. Por isso, nada melhor do que ter um lugar para organizar todas as tarefas.

Use a lousa mágica para anotar as tarefas, trabalhos e próximas aulas. Ela será muito importante, principalmente no período de adaptação escolar. Essa atitude ajudará as crianças a terem autonomia e pode ser usada em conjunto com o terceiro item da nossa lista!

7. Desenvolva a coordenação motora

Como você deve imaginar, a lousa mágica é um recurso que ajuda a desenvolver a coordenação motora infantil – principalmente aquela relacionada aos movimentos finos. Para isso, é possível propor atividades para as crianças de modo a trabalhar este aspecto. Lembre-se que a prática não pode ser maçante.

Para que a criança goste dos exercícios, dê opções como fazer desenhos simples como sol, flores, nuvens etc. Isso deve ser repetido até a criança se cansar. É fundamental lembrar que esse momento deve ser descontraído e não tem a pretensão de substituir o que é feito na escola.

Com estas sete atividades você poderá perceber avanços no desenvolvimento das crianças. Porém, é preciso ter em mente que os resultados vêm a médio e longo prazo, e que não deve haver pressão para que a atividade seja perfeita.

A lousa mágica é um brinquedo com potencial educativo, não uma tarefa escolar. Por isso, use as nossas dicas como complemento ao que é ensinado em classe.

Existem várias formas de estimular a organização e autonomia das crianças. Além da lousa mágica, há recursos que podem ser usados em outros aspectos da vida. Como é o caso dos quartos.

Para saber mais sobre esse assunto, veja nosso post sobre o armário cápsula infantil!

4.5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário