Início » Maternidade » Pediatra atende até que idade? Entenda como é a consulta

Pediatra atende até que idade? Entenda como é a consulta

8 minutos de leitura

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência da criança e do adolescente. Os profissionais que atendem nesta área lidam com bebês desde o nascimento até o início da vida adulta. Além disso, há setores específicos dentro da medicina infantil, como neonatologia ou neurologia.

Esta área surgiu como especialidade médica apenas no final do século XIX. Isso aconteceu devido à alta mortalidade infantil daquela época, como aponta a Sociedade Brasileira de Pediatria. Desde então, os avanços tecnológicos e científicos ajudaram a consolidar este setor da medicina e seus profissionais, que são essenciais para a saúde das crianças e adolescentes.

Muitos papais e mamães têm dúvidas sobre até que idade os filhos podem se consultar com o pediatra e não sabem o que é importante perguntar para os médicos durante as consultas. Neste post, você vai tirar suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Qual é a função do pediatra?

A função do pediatra é acompanhar o desenvolvimento da criança. Diferentemente do senso comum, o profissional não trata apenas as doenças, ele dá orientações sobre vacinas, sono, prevenção de doenças, educação e muito mais. Isso faz a consulta ser muito mais demorada que para os adultos.

É importante ter um profissional de confiança e que tire todas as dúvidas. Isso vai garantir que tanto vocês – papais e mamães – quanto as crianças sintam-se bem com o médico. Durante as consultas, o pediatra pode ajudar a entender a importância da pirâmide alimentar infantil, por exemplo.

Seja em consultas de rotina ou em casos específicos, o pediatra é o profissional mais recomendado para atender nossos filhos.

Você sabe até que idade pode se consultar com esse médico? Descubra no próximo tópico!

Pediatra examina a boca da menina paciente.

Pediatra atende até que idade?

Em geral, o pediatra atende pacientes até os 18 anos, que é quando a adolescência termina. Contudo, a faixa etária limite que o profissional atenderá pode variar conforme o caso, o profissional e até a recomendação dos Conselhos de Medicina.

Por exemplo, a Sociedade de Pediatria de São Paulo, estabelece que, no pronto-socorro, o pediatra seja responsável por indivíduos com até 18 anos.

Contudo, um parecer do Conselho Regional de Medicina da Bahia estabelece 21 anos como a idade limite para consultas com especialistas em crianças e adolescentes. Além disso, o órgão ainda afirma que este fato deve ser alinhado entre as equipes e gestores de cada unidade médica.

Independentemente da idade limite para se consultar com o pediatra, uma coisa é certa: o profissional precisa estar presente desde antes da mamãe dar a luz. Ele pode ajudar, por exemplo, a elaborar a rotina do recém-nascido.

Como é a divisão etária na pediatria?

Os médicos pediatras dividem a fase das crianças e adolescentes como: recém-nascido prematuro, recém-nascido a termo, lactante, pré-escolar, escolar e adolescente. Cada uma dessas faixas etárias têm diferentes especificidades e abordagens.

Veja mais sobre cada uma delas:

  • Recém-nascido prematuro: menos de 37 semanas;
  • Recém-nascido a termo: entre 37 semanas e 28 dias;
  • Lactante: entre 28 dias e 2 anos de idade;
  • Pré-escolar: entre 2 e 6 anos.
  • Escolar: entre 6 e 12 anos;
  • Adolescência: entre 12 e 19 anos.

Lembre-se de que essas classificações podem sofrer leves variações conforme cada caso. O pediatra é o profissional ideal para auxiliar mamães e papais a entender o desenvolvimento dos filhos. Por exemplo, saber se a criança está na altura certa para a idade.

Qual é o valor de uma consulta com pediatra?

Atualmente, o valor médio de uma consulta particular com um pediatra varia entre R$ 190 e R$ 250 em cada atendimento. Contudo, essa taxa pode mudar conforme a urgência, experiência do profissional, região, possibilidade de retorno etc. Vale lembrar que essa especialidade é ofertada grautitamente pelo SUS.

Devido ao valor da consulta, é importante saber o que tratar em cada encontro. Por isso, muitos pais já preparam o que vai ser perguntado desde as primeiras semanas de gestação.

O que perguntar ao pediatra?

As perguntas ao pediatra vão mudar conforme a faixa etária da criança. Abaixo, separamos os principais questionamentos que a mamãe e o papai devem fazer a cada consulta com o médico de confiança:

1. Na consulta pré-natal com pediatra

O ideal é que a primeira consulta com o pediatra aconteça a partir da 32ª semana de gravidez. Isso vai fazer com que o pediatra e os pais se conheçam, interajam e tirem as dúvidas sobre o bebê que vai nascer.

Logo, é fundamental que a mãe e o pai – ou outro responsável pelo bebê – compareçam juntos a todas consultas. Veja o que pode ser perguntado neste encontro:

  • Quais os tipos de parto?
  • O que acontece com o bebê quando ele nasce?
  • Como deve ser a amamentação?
  • Como preparar a casa para receber o bebê?

Esses questionamentos vão ajudar a criar uma relação de confiança e, de certa forma, intimidade com o médico. A primeira consulta é muito importante, pois, a partir dela, você irá escolher o profissional que vai acompanhar sua criança até o fim da adolescência. Ou seja, desde a época do macacão até, praticamente, a entrada na universidade!

Consulta pré-natal com pediatra

2. Na primeira consulta pediátrica com o bebê

Depois que o bebê nasceu, é hora de marcar uma nova consulta. O ideal é que ela seja feita entre o 5º e o 10º dia de vida. Para isso, lembre de ter em mãos os exames, vacinas e todo o histórico desde que o bebê saiu da maternidade em mãos. Veja o que perguntar:

  • Como cuidar do umbigo do bebê?
  • Como fazer o bebê mamar no peito?
  • Por que amamentar é importante?
  • Como lidar com as cólicas do recém-nascido?
  • Qual é a melhor posição para o bebê dormir?
  • Quando iniciar a introdução alimentar?
  • É normal que o recém-nascido tenha refluxos?

Além dos questionamentos técnicos, como esses que você acabou de ver, dependendo do médico, é possível fazer outras perguntas. Por exemplo, o pediatra pode ajudar a entender quantas roupas de recém-nascido comprar e onde doá-las depois que a criança crescer.

3. Na consulta de 1 ano

Durante o primeiro ano de vida, é ideal que as consultas sejam mensais. Depois, até o segundo aniversário do bebê, os encontros podem ser trimestrais. Veja quais perguntas fazer quando seu filho chegar a um ano:

  • O desenvolvimento do meu filho está dentro do esperado?
  • Meu filho está com o peso e a altura corretos?
  • Qual a posição para dormir no berço?
  • Qual a quantidade certa de amamentação?
  • Ele já pode usar andador?
  • Quantas horas ele deve dormir?

Além disso, lembre-se de contar ao médico qualquer comportamento incomum na criança. Por exemplo, não apontar para coisas, brincar com as duas mãos separadamente, não se concentrar em olhos, não responder a estímulos visuais etc.

Está gostando deste post? Lembre-se de que você pode deixar seu bebê muito estiloso para a consulta. Para isso, descubra qual o tipo de roupa combina com seu filho!

4. Nas demais consultas

As demais consultas vão acontecer de forma cada vez mais espaçada. Contudo, lembre-se que o pediatra deve acompanhar o desenvolvimento do seu filho até o fim da adolescência.

Caso pare de se consultar com um profissional, se possível, tente fazer um encontro para finalizar o acompanhamento.

Veja o que perguntar nos atendimentos com pediatra depois dos 2 anos:

  • Meu filho tem algum sintoma de problema de vista?
  • Os dentes nasceram corretamente?
  • A dieta do meu filho está certa?
  • As vacinas estão todas em dia?
  • Como largar a chupeta?
  • As fezes estão dentro do esperado?
  • Quais as próximas vacinas tomar?

Lembre-se de preparar todas as perguntas com antecedência. Assim você poderá sanar as dúvidas da melhor forma possível. Ter uma boa relação com o pediatra é importante para a criação dos filhos e gera bons frutos na qualidade de vida de toda a família.

Qual é a importância do pediatra?

O pediatra é importante para acompanhar o desenvolvimento da criança e do adolescente. Dessa forma, esse médico pode fazer a prevenção e diagnóstico precoce de eventuais doenças. Além disso, ele orienta papais e mamães sobre alimentação, sono, vacinas e tudo mais.

Ter uma boa relação e confiança no pediatra é fundamental. Esse profissional deve tirar todas as dúvidas que surgirem ao longo do crescimento da criança.

Além disso, é muito importante lembrar que esta é uma obrigação da mãe e do pai. Ou seja, os dois devem estar presentes na consulta! Papais e mamães bem informados geram crianças saudáveis e felizes.

Mãe e menina em uma consulta no pediatra.

A qualidade de vida dos filhos deve ser prioridade. Por esse motivo, é importante que, além de saudáveis, as crianças estejam confortáveis com relação ao seu cotidiano. Isso inclui, sobretudo, o bem-estar térmico. Então, veja como vestir um recém-nascido conforme o clima!

5/5 - (Total de avaliações: 3)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário