Início » Educação Infantil » Rotina do recém-nascido: 10 ideias para organizar

Rotina do recém-nascido: 10 ideias para organizar

9 minutos de leitura

Montar a rotina de um recém-nascido vai ajudar as mamães e os papais a terem momentos de descanso. Além disso, os bebês terão horários certos para se alimentar e dormir, por exemplo.

Manter o novo membro da família com os horários bem definidos vai te ajudar em várias coisas. Com uma rotina, quando o bebê começar a chorar, você já vai saber se é fome, sono ou fralda cheia. Pode parecer difícil no começo, assim como todo novo hábito, mas acredite, vai funcionar.

Então, veja 10 ideias para organizar a rotina do seu bebê recém-nascido. Ao fim do post, você vai encontrar respostas para algumas perguntas frequentes sobre o primeiro hábito da vida do seu filho ou filha.

1. Tenha uma ordem estruturada

O primeiro item da lista pode ser óbvio para algumas pessoas. Afinal, quando se trata de rotina, é preciso ter uma ordem bem estruturada para as tarefas do dia, não é mesmo?

Existem diversas formas de organizar o dia do bebê. O método “EASY” (fácil, em inglês) é uma das mais fáceis, com o perdão do trocadilho.

Tal estrutura é uma sigla em inglês de ordem das atividades: Eat, Activity, Sleep, You. Em tradução livre, a ordem é: Alimentação, Atividade, Dormir e Você. Ou seja, você e o bebê devem seguir a seguinte estrutura:

  1. Mamar;
  2. Brincar, conversar, ouvir música;
  3. Tirar uma soneca;
  4. Ter um tempo para você enquanto o bebê dorme.

Ao seguir essa ordem, você saberá exatamente o motivo do bebê estar chorando. Ao fim de cada ciclo, ele deve se iniciar novamente.

Com esse método, a mamãe é quem está no comando da rotina, o que garante uma rotina estruturada e mais tempo para você.

2. Faça intervalos corretos entre as mamadas

Não ter horários corretos para se alimentar pode fazer muito mal. Isso vale para todas as idades. Contudo, os bebês não têm autonomia para avisar que estão com fome. Eles fazem isso por meio do choro.

Por esse motivo, muitos papais e mamães oferecem comida como primeira “resposta” ao choro do bebê, mas ele nem sempre significa fome. Por isso, manter as mamadas de duas a quatro horas é fundamental.

Isso vai ajudar a manter a rotina e os hábitos alimentares corretos. Além de tudo, você vai saber exatamente se o motivo das lágrimas é fome ou outra coisa.

Por falar na alimentação, vai chegar uma hora que a criança vai parar de pegar o peito. Nesse momento, é fundamental saber como fazer o bebê usar mamadeira.

3. Enrole os bebês para dormir

Antes dos três meses, os bebês não têm muito controle sobre os membros. Por isso, eles podem atrapalhar durante o sono. Nesse caso, é ideal fazer um charutinho com a criança.

Uma das formas de enrolar seu recém-nascido é usar um cueiro de bebê, que imita um abraço e pode passar a sensação de conforto.

Outro ponto importante é que, até o terceiro ou quarto mês, as crianças ficam mais agitadas quando estão cansadas . Então, se seu filho ou filha está exausto, ele vai sacudir os braços e as pernas. Isso pode distrair e perturbar o próprio sono!

4. Crie um ritual de sono

Se o bebê sabe o que vai acontecer, ele vai ficar mais relaxado. Por isso, é importante seguir sempre a mesma rotina para a hora da soneca. Com isso, a criança já vai entendendo que está chegando o momento de dormir.

Tal ritual deve ser seguido e repetido todos os dias de uma forma metódica. Os papais e mamães vão decidir o que é melhor para cada realidade. Porém, caso você esteja perdida, veja algumas formas de fazer isso:

  1. Massagem;
  2. Banho;
  3. Trocar as fraldas;
  4. Mamada no escurinho ou à meia-luz;
  5. Canção de ninar, carinho e/ou leitura de histórias;
  6. Fechar as cortinas na presença do bebê.

Além de repetir sempre o mesmo ritual diariamente, há outra regra que não pode ser quebrada: a rotina precisa ser relaxante para os pequenos.

5. Não deixe o bebê trocar o dia pela noite

Dos dois primeiros itens dessa lista? O método EASY e os intervalos regulares entre mamadas, respectivamente. Então, eles vão impactar diretamente neste tópico.

Se está no horário de iniciar um novo ciclo EASY, acorde o bebê. Por mais que seja doído ter que despertar seu filho de um sono gostoso, isso vai evitar a troca do dia pela noite.

Lembre-se que, durante o dia, é apenas a hora da soneca. Além disso, é importante que o quarto receba luz natural e fique escuro durante a noite.

Está gostando das nossas dicas? Então aproveite para ver quantas roupas RN comprar!

6. Tenha um horário certo para o banho

Um banho quentinho acalma qualquer um, não é mesmo? Então, use esse recurso como parte da rotina do seu filho. Se for parte do ritual de dormir, os bebês já vão entender que é hora de encerrar o dia.

Além disso, o banho pode ser um momento maior de conexão entre a mãe e a criança. Ele pode ajudar a ter uma rotina saudável e cheirosa.

7. Lembre-se do passeio

Mostrar o mundo externo para a criança é muito importante. Além disso, tomar um banho de sol tem vários pontos positivos, ele pode até prevenir doenças!

Nesse caso, confirme com o seu pediatra sobre quanto tempo seu filho pode ficar exposto à luz direta ou se já é possível usar protetor solar.

Outro aspecto importante é lembrar dos horários ideais para o banho de sol: sempre saia antes das 10h ou depois das 16h. Nesses períodos, a luz é mais amena. Se a temperatura e as demais condições do clima ajudarem, os pequenos podem ficar só de fralda.

Por falar em hábitos saudáveis, veja nosso post sobre como acertar na introdução alimentar do bebê!

8. Brinque com seu filho

Por mais novo que seu filho seja, é importante brincar com ele. Isso vai ajudar a estimular os sentidos e o desenvolvimento dos membros.

Além de tudo, as brincadeiras para bebê vão gastar energia e deixar a criança mais relaxada para a hora da soneca. Lembre-se de que as brincadeiras precisam ser divertidas para os pais e para as crianças.

Quando elas são pequenas, não é possível fazer nada muito elaborado. Então, uma boa ideia é mostrar formas coloridas e diferentes para estimular a visão ou cantar e conversar para estimular a audição e compreensão.

Já para estimular a musculatura das costas e do pescoço é possível deixar a criança de bruços, sob a supervisão ativa de um adulto, é claro. Essa prática é recomendada por pediatras e se chama tummy time.

9. Deixe o bebê dormir no berço

Sim, nós sabemos como essa dica parece absurda, mas deixar a criança dormir no berço vai fazê-la entender que é hora de dormir sozinha.

Ou seja, nada de dar colo na hora do sono. Se o bebê associar os mimos ao ritual da soneca, isso pode ser um grande problema quando ela for maior ou a licença maternidade terminar.

10. Papai, cumpra seu papel

O pai não amamenta, mas faz parte do seu papel ser ativo na criação da criança – mesmo que seja necessário sair para trabalhar porque a licença paternidade é de apenas cinco dias. Não é certo deixar todas as obrigações do recém-nascido para a mamãe.

Criar uma conexão emocional desde cedo com os filhos ajuda no desenvolvimento da criança. Afinal, o pai precisa estar presente física e afetivamente.

O pensamento de que ele é apenas o provedor financeiro é ultrapassado. Portanto, é preciso participar da rotina, dar banho, trocar fraldas e seguir todos itens dessa lista.

É necessário que o pai seja ativo na criação do bebê. Isso é uma das verdades sobre ser pai que ninguém te contou.

E, então, você gostou das nossas dicas? Lembre-se de salvar este post para ler quantas vezes forem necessárias. Agora, continue por aqui e tire as principais dúvidas sobre a rotina do recém-nascido!

Como organizar o sono de um recém-nascido?

Com um ritual do sono bem organizado. Para isso, lembre-se de dar banho, dar de mamar sob meia-luz, contar uma história ou cantar uma música de ninar.

É fundamental que a mamãe siga a mesma rotina toda noite, para o bebê entender que é hora de dormir.

Até que o sono da criança esteja bem organizado, pode ser um período estressante. Isso acontece com frequência e é um dos sinais da maternidade real.

Como é a rotina de um bebê de 1 mês?

No primeiro mês, a rotina do bebê costuma ser em ciclos de três ou quatro horas. Ao longo do tempo e seguindo as dicas deste post, a criança vai criar hábitos delimitados sobre o seu sono e demais acontecimentos do dia.

Uma boa forma de trabalhar isso é com o método EASY, que já citamos por aqui.

Depois que as crianças já estão mais crescidinhas, é possível usar uma planilha de rotina para os filhos.

Quando começar a rotina do bebê?

O ideal é começar a rotina do bebê logo desde os primeiros dias de vida. Contudo, é preciso ter em mente que apenas depois de dois a quatro meses é que a criança começará a entender os eventos de forma efetiva.

Por isso, confie no processo e siga as dicas do Blog da Brandili.

Como você viu, organizar a rotina do recém-nascido é uma tarefa que exige persistência. Porém, com as nossas 10 ideias, o caminho será mais fácil.

Além disso, lembre-se sempre de seguir os rituais de sono e alimentação. Com isso, a qualidade de vida das crianças e dos pais vai melhorar consideravelmente.

A rotina deve iniciar a partir da saída da maternidade. É importante que a criança já saia vestida e pronta para iniciar a vida – e os hábitos – na casa dos pais.

Confira nosso conteúdo sobre como vestir o recém-nascido na maternidade e comece em grande estilo!

4.2/5 - (Total de avaliações: 12)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

2 comentários em “Rotina do recém-nascido: 10 ideias para organizar”

Deixe um comentário