Tummy time: tudo sobre essa prática essencial!

Você sabe o que é o famoso tummy time? Em um artigo publicado em 2020, a Academia Americana de Pediatria (AAC) reuniu os resultados de diversas pesquisas e concluiu a importância do “tempo da barriguinha” para o desenvolvimento dos bebês.

Se você quiser entender tudo sobre essa prática incrível, recomendada por tantos pediatras renomados, vem cá que a Brandili reuniu todas as informações importantes para você! Confira os nossos tópicos simplificados: 

O que é o tummy time?

É uma prática que foi criada por pediatras norte-americanos, que descobriram a importância que o tempo brincando de bruços tinha para o desenvolvimento dos bebês. Os benefícios são muitos (confira abaixo), mas muitas pessoas relutaram em adotar o tummy time no começo. 

Acreditava-se que essa posição era um dos fatores para morte súbita dos pequenos, mas já foi comprovado que não há nenhuma relação entre as duas. Na verdade, a falta do tummy time faz com que os riscos para essa terrível síndrome aumentem. 

Logo, além de diminuir as chances de que o pior pesadelo dos pais aconteça, os exercícios de bruços ainda aceleram diversos aspectos da evolução cognitiva, muscular e cerebral dos recém-nascidos.

Quando começar o tummy time?

Desde sempre! Os bebês estão aptos para realizar esse exercício assim que saem do hospital – geralmente são as mamães e os papais que precisam perder o medo de colocá-los de barriga para baixo! 

Nossa dica é que você comece praticando por poucos minutos, até a resistência do bebê aumentar e ele não sentir desconforto na posição. Isso pode demorar algumas semanas/meses, porque deve ser feito pacientemente, sem forçar uma evolução acelerada dos pequenos. 

Os pediatras recomendam fazer algumas sessões de 3 a 5 minutos por dia, até o bebê conseguir atingir, confortavelmente, 15 minutos diários. Conforme ele for crescendo, esse tempo deve aumentar para garantir o seu fortalecimento. 

Como e quando fazer o tummy time?

É como se fosse o primeiro treino da vida dos pequeninos! O momento mais confortável para eles é logo após a soneca ou a troca de fraldas, pois estão descansados e limpinhos. 

O “como fazer” é bem simples: basta limpar uma superfície do chão, forrar com uma toalha ou tapetinho e posicionar o bebê de bruços. Depois, brinque com ele à vontade, oferecendo companhia, brinquedos e outras distrações. 

É importante lembrar que o tummy time precisa de supervisão adulta constante! E em hipótese nenhuma o bebê deve ser colocado para dormir em cima da barriguinha – como dissemos lá em cima, isso aumenta as chances de que uma trágica morte súbita aconteça. 

Por isso, a AAC criou os nomes “Back to Sleep” e “Tummy to Play”, que significam “de volta a dormir” e “barriguinha para brincar”. Ou seja, os bebês devem dormir de barriga para cima e ficar de bruços para brincar. 

Quais os acessórios necessários para o tummy time?

Sabendo quão simples é fazer o tummy time, que tal ver alguns objetos que podem te ajudar a otimizar a prática, tornando-a mais interessante para os bebês? Começando pelas roupinhas, claro, que devem ser as mais confortáveis possíveis.

Que tal um conjunto bem confortável para as meninas e um macacão para os meninos, por exemplo? Depois, você pode investir em brinquedos e livrinhos interativos, que florescem a imaginação e a criatividade dos bebês. 

Sabia que já existem até espelhos inquebráveis? As opções de acessórios para você adicionar ao tummy time são infinitas, procure pelas melhores para entreter o seu bebê!

Para que serve o tummy time?

Agora que você sabe o que é e como fazer o tummy time com o seu bebê, que tal aprender um pouquinho mais sobre a sua importância? Veja só os benefícios que essa prática oferece para os pequenos: 

  • Aprender a levantar a cabeça;
  • Desenvolvimento cerebral e da coordenação motora;
  • Uma maior movimentação futura é garantida;
  • Fortalecimento do pescoço;
  • Garantia de um alinhamento da coluna vertebral;
  • Alívio da tensão muscular;
  • Integração sensorial;
  • Prevenção da plagiocefalia (achatamento cerebral);
  • Melhora a constipação e os gases, reduzindo cólicas.

O meu bebê odeia o tummy time, e agora?

Com tantos benefícios, você está ansiosa para iniciar essa prática com os pequenos, né? Mas é comum que alguns bebês detestem ficar de bruços, então não fique desapontada se a introdução do tummy time for turbulenta.

Contudo, isso não deve te impedir de tentar – travesseiros ou espumas firmes podem ajudar o bebê a se acostumar com a posição, basta colocar debaixo do tórax e de seus bracinhos. Você também pode tentar diversas vezes ao dia e em diferentes locais, para ver em qual ele se adapta melhor. 

Para finalizar, gostaríamos de te lembrar que nenhuma prática deve ser introduzida ao seu bebê sem um acompanhamento profissional! Os pediatras costumam recomendar o tempo na barriguinha, mas se o seu médico não conhecer esse método, fale-o sobre! 

E aí, gostou de conhecer sobre o tummy time com a Brandili? Que tal ler agora o nosso post sobre os saltos de desenvolvimento dos bebês, para entender o que vai acontecer daqui para frente com o seu filhote? 

Até a próxima!

Fonte de imagens: Pexels

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados