Início » Dicas » Entenda os saltos de desenvolvimento do bebê

Entenda os saltos de desenvolvimento do bebê

9 minutos de leitura

É mamãe, se você está quase se acostumando com o comportamento do seu bebê e, de repente, as coisas começam a mudar, pode estar acontecendo um salto de desenvolvimento. Não são mudanças que ocorrem de um dia para o outro, mas, mesmo assim, costumam surgir em um piscar de olhos. 

Para te ajudar a se orientar nesse processo e entender melhor o que está acontecendo, preparei um conteúdo completo sobre todos os saltos de desenvolvimento. Saiba o que é, qual a diferença entre eles e o pico de crescimento, as características de cada fase e dicas para lidar com as situações que podem surgir na maternidade real. Aproveite!

O que é um salto de desenvolvimento?

Para ser bem direto, vamos pensar nos saltos de desenvolvimento como momentos de insights dos bebês. Sabe aquela ideia brilhante ou aquela luz que ilumina o seu pensamento e clareia tudo? Então, é exatamente assim que os bebês se sentem, mas com um nível menor de linha de raciocínio, é claro.

neném sorindo engatilhando no chão

Cada descoberta durante um salto de desenvolvimento eleva as habilidades cognitivas das crianças a um novo patamar e, como consequência, mudanças de comportamento são cada vez mais frequentes. Se você tiver um bebê high-need, vai precisar de ainda mais cuidado e atenção durante os saltos de desenvolvimento.

Diferença entre saltos de desenvolvimento e pico de crescimento

O pico de crescimento é aquela fase em que o bebê cresce fisicamente tão rápido que, até para quem convive diariamente, chega a ser uma surpresa. Os saltos de desenvolvimento envolvem a aquisição de novas habilidades: aprender a falar, a rolar, a engatinhar e outras são marcos que ampliam as perspectivas do bebê.

O progresso da inteligência emocional também está diretamente ligado a esses aspectos. Por isso, é normal que a criança tenha algumas crises de choro, fique mais carente e até apresente alterações no sono.

Quando acontecem os saltos de desenvolvimento do bebê?

Desde o nascimento até aproximadamente os dois anos. Ao todo, podemos dividir os saltos em 11. É quase 1 a cada 2 meses. Veja a seguir por quais deles o seu bebê já passou e o que está por vir!

1º salto de desenvolvimento – Com 1 mês

No primeiro salto de desenvolvimento, os bebês começam a processar estímulos sensoriais de forma mais complexa. Eles podem se tornar mais sensíveis ao ambiente ao seu redor, o que resulta em maior irritabilidade e mudanças no padrão de sono.

Qualquer som ou toque repentino costuma causar um susto e despertar um turbilhão de emoções, por isso, toda a delicadeza do mundo é importante nesse momento. Você também pode estar passando por um momento difícil e frágil conhecido como baby blues. É importante que você se cuide e dê importância ao seu bem-estar.

2º salto de desenvolvimento – Com 2 meses

Você vai notar que o seu bebê demonstra maior interesse pelo mundo ao seu redor. Ele vai passar mais tempo acordado, observando objetos e rostos, você pode até vislumbrar um sorrisinho em resposta a estímulos visuais.

Os vínculos afetivos começam a se fortalecer, e o timbre da sua voz já significa conforto e segurança para ele. Estreitar os laços é importante, mas também é imprescindível se preparar para o bebê não sentir tanto quando você voltar a trabalhar, se for o seu caso.

bebê na cama deitado com a mãe

3º salto de desenvolvimento – Com 3 meses

Durante o terceiro salto, os bebês começam a desenvolver habilidades sociais mais complexas. Eles podem começar a interagir mais ativamente com os pais e cuidadores, respondendo a sons e sorrisos com balbucios e movimentos. Esse é um bom momento para começar a estimular o bebê a falar. Existem diversos recursos simples e eficazes que ajudam no progresso a partir daqui.

4º salto de desenvolvimento – Com 4 meses

Nesse salto, os bebês começam a demonstrar maior controle sobre seus movimentos. Eles costumam começar a se virar de barriga para cima, a segurar objetos com mais firmeza e a demonstrar mais curiosidade pelo ambiente ao seu redor.

A coordenação motora fina está começando a se progredir, e o movimento de pinça, assim como o fortalecimento da musculatura dos braços, pernas e pescoço, também deve ser estimulado.

bebê passando pelo salto do desenvolvimento brincando no chão

5° salto de desenvolvimento – Com 6 meses

Durante o quinto salto, os bebês passam por um período de maior evolução cognitiva. Eles podem começar a entender relações de causa e efeito, demonstrar mais interesse por brinquedos interativos e começar a experimentar com sons e vocalizações.

Cada vez mais, o mundo ao redor começa a fazer sentido e as conexões neurais vão aumentando rapidamente no cérebro dos bebês. Você vai começar a presenciar pequenas ações e atitudes que vão te surpreender no desenvolvimento. Lembre-se que qualquer evolução deve ser motivo para comemorar e celebrar!

6º salto de desenvolvimento – Com 7 meses

Nesse salto, os bebês passam por um período de maior habilidades motoras. Eles podem começar a se movimentar mais ativamente, rolar, sentar sem apoio e demonstrar interesse em explorar o ambiente de formas mais independentes.

Essas habilidades também dizem respeito a evolução da coordenação motora, fundamental para controlar e ter consciência do próprio corpo no espaço.

7º salto de desenvolvimento – Com 9 meses

Durante o sétimo salto, os bebês começam a demonstrar maior consciência do mundo ao seu redor e a estabelecer uma relação maior com suas emoções. Ou seja, eles já conseguem expressar vontades e sentimentos por meio de comportamento. Demonstrar sinais de ansiedade e desconforto na presença de estranhos pode ser um sinal desse salto de desenvolvimento.

bebê pequena chorando nos brços da mãe

8º salto de desenvolvimento – Com 11 meses

Nesse salto, os bebês passam por um período de maior avanço da linguagem e da comunicação. Eles costumam começar a entender e a responder a comandos simples, a balbuciar palavras e a expressar suas necessidades de forma mais clara.

Continue estimulando a linguagem verbal e não verbal com ele. A partir daqui, a evolução vai ser cada vez maior e mais rápida, e usar os estímulos certos colabora muito no desenvolvimento da comunicação e da autonomia das crianças.

9º salto de desenvolvimento – Com 1 ano e 1 mês

Durante o nono salto, já depois do primeiro aniversário, os bebês começam a demonstrar maior independência e autonomia. Eles costumam andar com ajuda, mostrar preferências mais claras por certos alimentos e ter maior determinação ao explorar o ambiente.

Para desespero geral da nação de mamães, qualquer segundo de descuido pode significar um sumiço. Seu radar de atenção precisa estar cada vez mais atento para garantir a segurança do seu pequeno explorador. Contar com uma rede de apoio nesses momentos também é fundamental para dar conta de tudo e cuidar de si.

10º salto de desenvolvimento – Com 1 ano e 2 meses

Nesse salto, os bebês passam por um período de maior desenvolvimento emocional. Eles começam a demonstrar sinais de apego mais complexos, como buscar conforto ativamente, demonstrar sinais de frustração e imitar comportamentos adultos.

Aqui, o exemplo e a parentalidade consciente são conceitos que devem fazer parte da rotina familiar para fornecer estímulos positivos que contribuam ativamente no avanço das crianças.

11º salto de desenvolvimento – Com 1 ano e meio até 2 anos

Durante o décimo primeiro salto, os bebês passam por um período de maior evolução cognitiva e social. Eles podem começar a demonstrar mais compreensão de regras sociais, mostrar preferências mais claras por certas atividades e começar a desenvolver interesses mais específicos.

Logo, eles já estarão preparados para iniciar a adaptação escolar, sair um pouco de perto dos pais, estabelecer novas conexões sociais e se jogar no mundo para viver uma vida linda — ok, vamos com mais calma. Antes de chegar lá, saiba como identificar os saltos de desenvolvimento do seu filho.

Como identificar um salto de desenvolvimento?

Cada salto é um verdadeiro turbilhão de emoções, sensações e sentidos para os bebês. Alguns comportamentos podem se tornar mais evidentes durante esses períodos, como:

  • Aumento da irritabilidade;

    Maior demanda por atenção;

  • Alterações no sono;

    Aquisição de novas habilidades motoras ou cognitivas;

  • Mudanças no padrão de alimentação.

     

bebê na cadeirinha de alimentação comendo brócolis

Se você sentiu aquele friozinho na barriga, não se preocupe. Eu também preparei uma lista com dicas para te ajudar a lidar com os saltos de desenvolvimento. Aproveite e veja outras dicas para organizar a sua rotina doméstica com o bebê e fique mais tranquila!

3 dicas para ajudar o seu bebê a lidar com saltos de desenvolvimento

Nada melhor do que contar com algumas orientações que vão fazer com que essa fase seja mais tranquila. Confira 3 aqui:

  1. Ofereça apoio e segurança: durante os saltos de desenvolvimento, o bebê pode se sentir inseguro. Oferecer apoio e segurança emocional é fundamental para ajudá-lo a lidar com essas mudanças;

  2. Estimule o aprendizado: proporcione estímulos adequados para que o bebê possa explorar e progredir suas novas habilidades. Brinquedos e atividades que incentivem o desenvolvimento motor e cognitivo são essenciais;

  3. Mantenha a rotina: apesar das mudanças, manter uma rotina consistente pode trazer conforto e previsibilidade para o bebê, ajudando-o a lidar com as transições.

Qual o salto mais difícil do bebê?

Não existe um consenso sobre qual salto é o mais difícil, pois cada bebê reage de maneira diferente a cada fase. No entanto, os saltos que envolvem grandes avanços, como aquisição da linguagem e locomoção, são desafiadores para o bebê.

Quanto tempo dura um salto de desenvolvimento?

Os saltos de podem variar em duração, mas geralmente duram de alguns dias a algumas semanas. Não encare cada salto como um evento separado, quando mais envolvida você estiver, mais fluido será o processo e maior será o desenvolvimento das crianças.

Agora que você entende melhor os saltos de desenvolvimento do bebê, está mais preparada para acompanhar e apoiar seu filho durante essas fases emocionantes e desafiadoras. Leia o conteúdo com dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda e promova mais conforto para ele durante os saltos de desenvolvimento. Boa leitura!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário