Início » Dicas » Tudo limpo: Aprenda aqui como higienizar brinquedos de bebê!

Tudo limpo: Aprenda aqui como higienizar brinquedos de bebê!

Criança sentada no chão e vários brinquedos à sua volta: é hora da diversão! O que pode ser um momento de lazer para o bebê pode gerar também certa preocupação nos pais e tutores. Afinal, os brinquedos que vão do chão para a boca dos pequenos são verdadeiros propagadores de vírus e doenças.

Saber como higienizar brinquedos de bebê é um conhecimento essencial nessa época, já que na chamada fase oral do desenvolvimento das crianças, que dura mais ou menos até os 18 meses de idade, ela com certeza levará inúmeros objetos até a boca. 

Para ensinar você a melhor maneira de higienizar os brinquedos das crianças, preparamos esse post que mostra a forma ideal de limpar os brinquedos de diferentes materiais, como os de madeira, de metal, de plástico, de borracha e pelúcias. Confira:

Como higienizar brinquedos de bebê – Diferentes materiais 

A primeira coisa que precisamos ter em mente ao limpar os objetos que os pequenos têm contato diariamente é o fato de que precisamos lidar com diferentes materiais de forma adequada. Isso porque alguns podem ir tranquilamente para a máquina de lavar, enquanto outros estragariam se isso acontecesse.

Portanto, você encontra abaixo as formas de como higienizar brinquedos de bebê conforme seus materiais:

1. Mordedores

Os mordedores são brinquedos que estão diariamente na boca dos bebês, enchendo-se de saliva e se tornando um prato cheio para a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é prestar atenção redobrada nesses brinquedos. 

Para higienizar os mordedores dos bebês, siga esses passos:

Passo 1: Utilizando uma esponja e detergente neutro, lave o mordedor esfregando bem toda a sua superfície. 

Passo 2: Enxágue com água quente e se certifique de que toda a espuma foi removida antes de deixar o brinquedo secar. 

Passo 3: Espere o brinquedo secar e esfriar naturalmente antes de devolver à criança. 

Algumas dicas legais para ter em mente e que podem te ajudar a higienizar os mordedores são:

  • Se o fabricante instruir e for possível fazer isso sem danificar o brinquedo, você pode colocar os mordedores de molho em água fervente por cerca de 5 minutos. A temperatura alta da água fará a higienização. Fazer isso semanalmente já dará maior segurança ao bebê;
  • você pode criar uma mistura com 50% água e 50% vinagre para deixar os mordedores de molho. Essa solução impedirá que os fungos se propagam na superfície do brinquedo;
  • na hora de comprar esses brinquedos, prefira aqueles que não possuem o interior oco pois podem acumular saliva por ali. Aqueles mordedores que têm líquido no interior e que podem ser levados à geladeira são boas opções, pois possuem o interior bem fechado e protegido. 
mordedor de brinquedo

2. Brinquedos plásticos e de borracha 

Quando o assunto é os brinquedos de plástico, um grande universo se abre. A maioria dos brinquedos são feitos com esse material e, por isso, seus formatos são bastante variados e diferentes uns dos outros. 

Quer saber como higienizar brinquedos de bebê feitos em plástico ou borracha? Aqui vão as nossas dicas:

  • Os brinquedos que não juntam água em seu interior podem ser lavados com água e sabão neutro ou até mesmo higienizados na máquina de lavar louças;
  • Aqueles que não podem ser lavados com água você deve limpar utilizando um pano umedecido em álcool 70% e esfregando toda a sua superfície para retirar qualquer pó, sujeira e bactérias;
  • Os brinquedos de borracha podem ser esfregados com água e sabão utilizando uma esponja e enxaguando-os em água corrente. Depois do enxágue, você pode esperar que sequem e esfregá-los com um pano umedecido em álcool para garantir a sua higienização. 

Brinquedos usados embaixo do chuveiro ou da banheira merecem cuidado especial. Por isso, deixamos aqui as nossas dicas de como limpar brinquedos de banho:

  • Ao final de cada banho, quando terminar de usá-los, esvazie a água que juntou em seu interior e deixe em local em que possam secar ao longo do dia ao invés de simplesmente deixá-los no chão úmido do banheiro;
  • Na hora de limpá-los basta utilizar uma esponja com água e sabão neutro, enxaguando bem ao fim da lavagem. Dê atenção especial para a remoção do limo que se forma em sua superfície. Se necessário, utilize uma escova para fazer sua remoção;
  • Dê atenção para o estado desses brinquedos e troque-os quando for necessário, já que estão constantemente expostos à água e podem rapidamente começar a juntar fungos e limo que não são mais removidos com uma simples lavagem.

Que tal conferir nosso post com dicas para curtir a hora do banho das crianças? Com elas você consegue deixar esse momento muito mais gostoso e divertido!

3. Pelúcias 

Os ursinhos e outros animais de pelúcia são grandes acumuladores de ácaro e poeira. Por conta disso, a limpeza deve ser feita regularmente para evitar alergias e irritações nas crianças, principalmente se elas têm rinite ou asma. 

Os cuidados devem começar na hora de escolher esses brinquedos. Prefira sempre aqueles feitos em tecido anti-alérgico para evitar complicações! 

Abaixo, você aprende como limpar brinquedos feitos em pelúcia: 

Passo 1: Lave os bichinhos de pelúcia na máquina de lavar roupas seguindo as recomendações do fabricante em sua etiqueta. Normalmente o sabão em pó comum pode ser utilizado tranquilamente e o mais recomendado é colocar o brinquedo em um saco que o proteja, como a fronha de um travesseiro. Assim ele fica livre dos pelinhos dentro da máquina. 

Passo 2: Centrifugue os bichinhos e coloque-os para secar em lugar seco e ensolarado, como o varal de casa mesmo!

Passo 3: Espere que sequem completamente antes de voltar para a brincadeira. Esse passo é essencial para garantir que seu interior fique sequinho. Assim, você evita que ele crie mofo ou comece a cheirar mau. 

higienizar pelúcias

4. Brinquedos de madeira

Para entender como higienizar os brinquedos de madeira do bebê é preciso ficar atento para não estragar o material com a limpeza. Afinal, alguns tipos de madeira podem mofar e se deteriorar se forem mergulhados em água, como é o caso do MDF. 

Entenda abaixo como limpar brinquedos de madeira:

  • Brinquedos feitos em MDF: Utilize um pano levemente úmido, bem torcido e limpe as superfícies do brinquedo sem colocá-lo em contato com água abundante. Só isso já é o suficiente! Tome cuidado pois qualquer gota de água pode manchar o brinquedo. É possível limpá-los com pano seco ou espanador também.
  • Brinquedos de madeira maciça: Os brinquedos de madeira maciça aguentam melhor a exposição à água e, por isso, podem ser higienizados tranquilamente com um pano úmido. 

5. Brinquedos de Metal 

Na hora de limpar os brinquedos de metal o cuidado deve ser para evitar a ferrugem nesse material. Caso ela apareça, o brinquedo deve ser descartado ou a parte enferrujada substituída. Assim, você preserva a saúde do bebê. 

Aqui vão as nossas dicas sobre como higienizar brinquedos de bebê feitos em metal:

  • Para os brinquedos feitos em ferro, a limpeza deve ser com um pano umedecido em álcool 70%. Você deverá esfregar sua superfície e deixar que o brinquedo seque para retornar à brincadeira.
  • Em casos de brinquedos sem ferro e, logo, sem o risco de ferrugem, você pode utilizar uma escova ou esponja para esfregar a peça, limpando bem os seus cantinhos e curvas e enxaguando com água. 

6. Brinquedos feitos de material reciclável

Aqui no blog já fizemos um post com ideias de brinquedos feitos de material reciclável para fazer com as crianças, que você pode conferir e aprender também! Se seguiu nossas dicas e construiu esses brinquedos, aqui vão nossas dicas para a hora de limpá-los: 

  • O cuidado deve começar antes mesmo de construí-los, pois os materiais devem ser bem limpos e higienizados para tirar restos de comida, terra, poeira e qualquer outra sujeira do brinquedo;
  • Diferentes materiais devem ser limpos de forma diferente. Se o brinquedo for feito com papel, papelão ou qualquer outro material que estraga com a água, um pano seco ou espanador é o suficiente para tirar o pó e deixá-lo livre de sujeiras;
  • Brinquedos feitos com plástico e metal podem ser lavados com água e sabão, tomando cuidado com o ferro, que pode enferrujar.

7. Celulares, tablets e outros eletrônicos 

Os celulares que os adultos levam no bolso para lá e para cá o dia todo carregam uma quantidade imensa de bactérias. Se você costuma entregar o celular para seu filho brincar e assistir vídeos, é importante higienizá-lo antes disso. 

Na hora de limpar, um pano úmido com álcool 70% consegue dar conta do recado. Esfregue toda a superfície do aparelho e se certifique de que ele está bem limpo e sequinho antes de entregá-lo à criança. 

Os tablets e outros eletrônicos que ficam dentro de casa, como os videogames portáteis, também podem ser limpos dessa mesma maneira. 

higienizar brinquedos

A infância foi feita para brincar, aprender e se desenvolver!

Pronto! Agora você já sabe como higienizar brinquedos de bebê e pode manter tudo limpinho para começar a brincadeira. 

O momento de brincar é muito especial para as crianças e para o seu desenvolvimento pois, além de se divertirem, é nesse momento em que elas fazem descobertas, aprendem e crescem com isso. 

Por esse motivo, aqui no blog da Brandili estamos sempre trazendo conteúdos relacionados às brincadeiras e cuidados que as mães, pais e tutores de crianças devem ter para garantir uma infância nota 10 para os seus pequenos. 

Continue aqui e veja os outros conteúdos, tem muita coisa legal em nosso blog! Nossa sugestão é que você continue a leitura pelo post com atividades para desenvolver a coordenação motora fina das crianças

Assim, além de garantir uma brincadeira limpa e livre de bactérias, você também faz algumas atividades que vão ajudar o seu bebê a desenvolver suas habilidades. 

Te esperamos lá! 

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário