Início » Moda infantil » Moda infantil: dicas de como vestir meu filho com estilo

Moda infantil: dicas de como vestir meu filho com estilo

7 minutos de leitura

Talvez você já tenha se questionado sobre “como vestir meu filho com estilo?”. Saiba que essa é uma dúvida recorrente entre várias mamães e papais. Para algumas pessoas, a moda pode até ser vista como futilidade, no entanto, ela é uma excelente maneira de fazer com que as crianças se expressem e despertem a personalidade.

Cada vez mais a indústria da moda infantil tem investido nesse nicho e a procura por roupas estilosas tem crescido bastante, afinal de contas, todos os pais adoram ver seus filhos bem vestidos.

Estilo e conforto devem andar juntos

A única regra na hora de escolher os looks das crianças é o conforto, afinal de contas, toda criança gosta de brincar, correr e se divertir. Elas precisam ter mobilidade e liberdade para se movimentar sem correr o risco de ficar enganchada em algum brinquedo do parquinho, por exemplo. 

As roupas infantis precisam seguir normas e padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para garantir a segurança dos pequenos. Cordões, capuzes e algumas aplicações podem até deixar as roupas mais bonitas, porém, podem oferecer algum risco na hora da brincadeira, por isso existem os padrões.

Mesmo que difícil, é possível escolher roupas cheias de estilo e com muito conforto para a criançada. Então na hora de comprar, sempre tenha atenção aos tecidos, comprimentos e detalhes da peça. 

Pensando nisso, agora é possível encontrar looks comfy, sem perder o estilo. Já ouviu falar desse termo? Veja algumas dicas da moda da vez, separamos alguns looks comfy que valorizam o conforto dos pequenos!

crianças vestindo roupas estilosas

Melhores tecidos para roupas infantis

Os tecidos são a melhor maneira de garantir o conforto das crianças por meio das roupas. Eles precisam ser maleáveis, permitir a respiração da pele e evitar ao máximo coceiras, incômodos e alergias.

Confira os principais tecidos para as roupas infantis:

  • Algodão: ele é o número 1 quando se fala em tecidos. O algodão é um tecido leve, macio, fácil de lavar e secar e não prende os movimentos;
  • Algodão com poliéster: a junção desses dois materiais permite roupas com uma maior durabilidade, além de secar com facilidade e não amassar;
  • Algodão com elastano: as roupas produzidas com esses materiais permitem uma maior mobilidade das crianças, além de não apertar e se moldar ao corpo da criança, ótimo para a fase de crescimento!

Alguns tecidos devem ser evitados em excesso como: jeans, lã, brim, linho e sintéticos.

Moda: autonomia e criatividade para as crianças

A moda é uma excelente forma de fazer com que os pequenos desenvolvam a sua autonomia e também a criatividade. Para que isso aconteça, peça sempre ajuda do seu filho quando for às compras ou quando for separar a roupa dele antes de sair.

Dessa maneira é possível estabelecer uma relação de proximidade, e assim, descobrir o que a criança gosta ou não gosta. Pedir ajuda e fornecer liberdade para que elas escolham a sua própria roupa também possibilita o surgimento da autonomia, além de aguçar a sua criatividade ao fazer combinações de estampas e cores.

Então, dependendo da idade da criança, não tente impor o seu gosto pessoal, esteja sempre aberto a dialogar com o seu filho.

Fases da infância

As crianças passam por diversas fases ao longo da infância, isso reflete também na escolha das roupas. Existem momentos em que as crianças querem ser princesas ou super-heróis e as fantasias podem virar a sua peça de roupa favorita, daquelas que elas querem vestir todo dia, o dia todo. 

Já em outras idades, o estilo fica cada vez mais aguçado e os traços de personalidade vão surgindo conforme as combinações são criadas. É importante saber identificar e perceber essas mudanças para acompanhar a transição da melhor forma possível. 

meninas vestindo estilosas

Dicas de como deixar as crianças mais estilosas

Agora que você já sabe que o conforto é a palavra de ordem na hora de comprar e montar o look da garotada e os tecidos que deve investir e evitar, confira algumas dicas que podem deixar a produção do pequenos com muito mais estilo:

Estampas lúdicas e divertidas

Seja qual for a idade, as estampas possuem o poder de deixar qualquer produção muito mais estilosa, com as crianças não seria diferente. As estampas tem diversas possibilidades, cores e padrões.

Algumas das estampas mais famosas e que nunca saem de moda são as listras, os vestidos, macacão e blusas da estampa poá, as blusinhas e casacos animal print e os florais. Nas produções infantis elas ganham um ar mais lúdico e divertido ao misturar as cores.

Falando em misturar, outra maneira de obter looks mais estilosos é aderindo ao mix de estampas, ou seja, misturar duas estampas ou padronagens diferentes em uma só produção. Para que a combinação fique mais harmônica, a cartela de cores pode ser a mesma.

Look combinando com o dos pais

Que mãe ou pai nunca sonhou em vestir o seu filho com uma roupa combinando, seja com o modelo idêntico ou com a mesma estampa ou paleta de cores? Pensando nisso, é cada vez mais fácil encontrar nas lojas os looks “tal mãe/pai, tal filho”.

Além de estilosas, as crianças vão ficar lindas com a roupa combinando com a sua. Só tenha atenção na escolha das peças, para que elas não limitem o conforto e a mobilidade dos pequenos.

filhos e pais combinando

Acessórios

Os acessórios também são uma ótima maneira de deixar a produção dos pequenos muito mais divertida e fashionista. Laços, óculos de sol, chapéus, bonés, bandanas, colares e pulseiras, essas são só algumas das possibilidades para vestir a criançada. Separamos um post especial sobre dicas de óculos de sol infantil, confira e prepare os pequenos para os dias de verão!

Sapatos

Sim, os sapatos também fazem parte do look da criançada. Modelos coloridos, com personagens e até que acendem ou piscam são ótimos para deixar a produção mais estilosa e festiva.

A mesma atenção com as roupas também deve existir quando se fala em sapatos infantis. Então além de confortáveis, eles precisam ter palmilhas anatômicas que absorvam o suor dos pés e solas antiderrapantes para evitar quedas e escorregões.

Peças que não podem faltar no guarda roupa dos pequenos

Assim como os adultos, as crianças também possuem algumas peças que são coringas. O primordial aqui é optar por peças que proporcionam diversas combinações e muito conforto! Veja só quatro delas: 

  • Leggins;
  • shorts;
  • camisetas;
  • moletons.

Com essas dicas, a próxima compra para as crianças será muito mais fácil e cheia de novas ideias.

Aproveite também para ler o nosso post com algumas dicas para não errar na escolha do vestido de festa ideal para as meninas.

4.5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário