Início » Brincadeiras e jogos » Quer saber como fazer fantoche? Inove na brincadeira!

Quer saber como fazer fantoche? Inove na brincadeira!

9 minutos de leitura

Brincar com as crianças exige criatividade! Afinal, elas são ávidas por novidades e gostam sempre de inovar nas brincadeiras para se divertir cada dia mais. Por esse motivo, saber como fazer fantoche pode ser uma ótima habilidade de um pai, mãe ou tutor de criança!

Basta criar alguns bonecos utilizando materiais simples e a imaginação dos pequenos consegue ir longe, criando aventuras fantásticas e personagens incríveis. Essa brincadeira, além de entreter, é uma ótima oportunidade de desenvolver a criatividade deles!

Aqui no blog já publicamos um conteúdo bem legal com dicas de como estimular o lado criativo dos pequenos, que você também pode conferir e aprender! 

Seguindo essa mesma linha, a Brandili separou algumas dicas para te ajudar a fazer bonecos de fantoche simples e fáceis, que vão fazer sucesso com a garotada. Quer saber como? Então continue a leitura e aprenda com a gente:

crianças brincando de fantoche

Saiba como fazer fantoche de 3 maneiras diferentes 

O bom da arte é que nunca existe uma única forma de fazer as coisas. Cada pessoa pode inovar e fazer do seu “jeitinho”, criando personagens adoráveis utilizando os mais diversos materiais. 

Abaixo, nós te ajudamos trazendo algumas inspirações, mas você fica livre para fazer as adaptações que achar necessárias e criar os personagens que você e os seus pequenos quiserem, tá bem? 

1. Fantoche de meia 

As meias antigas que já não servem mais podem ganhar um novo uso – e muito mais divertido! – se transformadas em fantoches. É só vesti-las nas mãos, adicionar os atributos que formem o personagem e começar a brincadeira. Veja abaixo o nosso tutorial de como fazer fantoche de meia: 

Você vai precisar de: 

  • uma meia de qualquer cor;
  • botões para fazer os olhinhos;
  • caneta hidrográfica permanente; 
  • lã de qualquer cor para fazer os cabelos;
  • retalhos de tecido;
  • cola quente ou agulha e linha. 
materiais fantoche de meia

Modo de fazer:

  1. Vista a meia nas mãos e defina em quais pontos ficarão os seus olhos, boca, nariz, cabelos e afins. Se a sua meia for daquelas bem grossinhas, você pode virá-la do lado avesso e usar a parte mais felpuda para fazer o fantoche.
  2. Fixe os botões no lugar em que ficarão os olhos. Você pode fazer isso usando cola quente ou simplesmente pregando com agulha e linha, como você faria para costurar o botão de uma camisa mesmo. 
  3. Corte várias tirinhas de lã para criar os fios de cabelo do seu boneco. Junte-as todas e amarre no meio utilizando outra tira, criando uma espécie de pompom. Feito isso, pregue o cabelo no topo da cabeça de seu boneco utilizando a cola quente. 
  4. Com a caneta hidrográfica, faça os detalhes que darão novos atributos para o seu fantoche, como um nariz, a boca, um par de óculos, bigodes, pintas e sardas… Hora de soltar a imaginação! 
  5. Usando os retalhos de tecido você pode criar orelhinhas, roupas, acessórios, uma língua e o que mais achar necessário. Cada tipo de personagem vai precisar de atributos diferentes! 

Seguindo estes passos simples você consegue criar diferentes personagens, sejam eles humanos ou não. Legal, né? 

fantoche de meia

2. Fantoche de E.V.A.

O papel E.V.A. é encontrado em qualquer papelaria em diferentes cores, alguns até mesmo com glitter e outros enfeites. Você pode utilizar esse material de custo baixíssimo para criar bons personagens para a contação de histórias. Aprenda abaixo como fazer fantoche de E.V.A.: 

Você vai precisar de:

  • papel E.V.A. em diferentes cores;
  • cola quente;
  • caneta permanente preta;
  • palito de churrasco. 
materiais fantoche de eva

Modo de fazer:

  1. Corte o E.V.A. nos formatos que criarão seu personagem. Você pode encontrar diferentes moldes pela internet para definir a cabeça, os braços, as pernas, o cabelo e a roupinha de seus fantoches.
  2. Você irá fixar os recortes de E.V.A. utilizando a cola quente. Comece pelo tronco, colando as mangas da camisa, os braços e detalhes que as roupas podem ter, como cintos ou botões. Cole também as perninhas de seu personagem, lembrando sempre de fazer a colagem somente nas “costas” do fantoche, para não deixá-la aparente. 
  3. Agora, comece a trabalhar na cabeça de seu fantoche. Cole-a no tronco e depois faça a fixação dos olhos e do cabelo do personagem. 
  4. Com a estrutura basicamente pronta, está na hora de adicionar os detalhes! Usando a caneta permanente preta você pode desenhar os cílios, a sobrancelha, o nariz, a boca e o que mais achar necessário. 
  5. Finalizado o boneco, fixe o palito de churrasco em sua parte traseira utilizando cola quente ou fita adesiva. Lembre-se de deixar uma sobra do palito abaixo dos pezinhos do fantoche, para que possam ser segurados durante a brincadeira. 

Pronto! Agora você já sabe como fazer fantoche de E.V.A. e pode usar eles para fazer a contação de histórias com seus pequenos. As possibilidades aqui são imensas, já que você pode criar personagens como os três porquinhos, Lobo Mau, Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio e tantos outros. 

Aproveite e dê uma passada em nosso post com dicas de livros infantis que todas as crianças deveriam ler. É possível transformar essas histórias em fantoches e fazer os pequenos se encantarem com o mundo da leitura!

fantoche de eva

3. Fantoche de dedo super simples

Os dois tutoriais anteriores levam cola quente em sua montagem e, por isso, precisam de bastante atenção dos adultos na hora de fazê-los. Se quer algo mais simples, que permita às crianças colocarem a mão na massa e soltar a criatividade, este tutorial é perfeito! 

Você pode fazer vários “dedoches” (como também são chamados os fantoches de dedo) utilizando apenas materiais simples de desenho, como a folha de sulfite e lápis de cor. Assim, as crianças podem participar de todo o processo e criar seus próprios personagens! 

Aprenda agora a fazer esse fantoche de dedo super simples e fácil:

Você vai precisar de:

  • folha de sulfite;
  • lápis de desenho;
  • borracha;
  • canetinhas;
  • lápis de cor;
  • tesoura sem ponta;
  • cola branca;
materiais fantoche de dedo

Modo de fazer:

  1. O primeiro passo é marcar o tamanho de seus dedos no papel sulfite, colocando a mão sobre a folha e riscando com o lápis as laterais do dedo. Assim, você marca a largura que seus personagens deverão ter. 
  2. Feito isso, crie duas abas horizontais nas laterais do desenho do seu dedo. Elas servirão como uma espécie de anel, que será usado mais tarde para fixar o fantoche em seu dedo. 
  3. Agora é hora de soltar a imaginação! Com o lápis de desenho, faça os contornos do seu fantoche, desenhando todos os seus atributos como rosto, roupas, cabelo, olhos, boca, nariz e etc. 
  4. Com o desenho finalizado, faça os contornos definitivos com canetinha ou lápis cor preto e apague com a borracha as linhas feitas com o lápis de desenho. 
  5. Agora, basta colorir e dar vida ao personagem, seja utilizando o lápis de cor ou canetinhas. 
  6. Finalizado o desenho, recorde o fantoche utilizando a tesoura e não se esqueça de deixar as duas abas laterais que servirão de anel juntas do desenho! 
  7. O último passo é prender o fantoche ao dedo. Para isso, posicione seu dedoche e utilize as abas criadas com o papel para envolver a base dos dedos. Com a cola branca, junte as pontas das abas sobre o dedo e segure até que a cola seque.

Está pronto o fantoche de dedo! Essa é a opção mais fácil e barata de fazer, permitindo soltar a imaginação e criar o que for! 

fantoche de dedo

Outras dicas criativas para divertir as crianças

Agora que você já aprendeu três formas diferentes de fazer fantoches deve estar com mil ideias na cabeça e morrendo de vontade de colocar essas dicas em prática, estamos certos? 

Isso é ótimo! Afinal, você e as crianças poderão se divertir muito juntos e, melhor de tudo, desenvolver o aprendizado dos pequenos de forma saudável e adequada.

Se quiser conhecer mais dicas como essas, o Blog da Brandili é o lugar perfeito! Estamos sempre publicando conteúdos quentinhos que te ajudam a inovar nas brincadeiras de forma bastante criativa.

Estamos te esperando por lá, pois temos certeza que você vai adorar as inspirações que separamos nele, confira! 

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário