Início » Brincadeiras e jogos » Brincadeiras para festa do pijama: diversão para a hora de dormir

Brincadeiras para festa do pijama: diversão para a hora de dormir

9 minutos de leitura

Montar uma festa do pijama é uma ótima oportunidade para reunir a criançada em uma aventura diferente do que eles estão acostumados, já que “criança precisa dormir cedo”.

Dá para inventar um montão de atividades divertidas e brincadeiras sensacionais para fazer da festa do pijama uma noite memorável para as crianças. Você pode organizar uma festa dessas para comemorar o aniversário do seu filho ou da sua filha, ou simplesmente como um motivo para juntar os amigos e fortalecer as amizades. Capriche na decoração e boa diversão!

Preparei um conteúdo recheado com 9 brincadeiras para fazer na festa do pijama e garantir muita diversão para as crianças. Acompanhe e já vá expandindo as ideias e anotando os detalhes de como vai adaptar aí na sua casa. Boa leitura.

9 brincadeiras para fazer na festa do pijama

As brincadeiras para uma festa do pijama foram pensadas para ser montadas em ambientes internos, considerando as condições da festa. Mas, se você tiver a oportunidade de fazer uma festa do pijama no quintal, a aventura pode ser ainda mais divertida.

grupo de amigos sorridentes na cama com roupão iguais

A criatividade e a imaginação é que vão comandar a diversão. Aproveite!

1. Baralho de histórias

A brincadeira do baralho de histórias pode ser feita com palavras e imagens. Se as crianças já forem maiores e dominarem a leitura, você pode apenas escrever palavras aleatórias em diversos pedaços de papel, incluindo objetos, personagens bons e maus e lugares reais ou fantasiosos.

Para iniciar a brincadeira, comece a contar uma história partindo do “Era uma vez…” para instigar a imaginação das crianças. Você pode usar uma história clássica infantil como inspiração se for o caso.

Depois de algumas frases, peça que uma das crianças retire uma palavra aleatória (sem escolher) e continue a história. Ela pode inventar o que quiser, contanto que em algum momento inclua a palavra que ela tirou em algum lugar da história.

Se as crianças ainda forem pequenas, você pode imprimir ou desenhar diversas imagens de objetos, lugares e personagens para usar na hora de criar a história.

Uma brincadeira muito divertida que pode render horas de entretenimento e histórias muito bem elaboradas. Você pode se surpreender com a capacidade imaginativa das crianças.

2. Hora da dança

A hora da dança é uma atividade muito legal para mexer o corpinho das crianças. Você pode fazer ela à noite ou no dia seguinte para acordar as crianças em ritmo de festa.

O propósito é super simples: basta escolher uma música bem animada e colocar para tocar. No começo da música, peça para que todos dancem, mas movimentando apenas os dedos das mãos. Isso mesmo, elas devem dançar apenas com os dedos.

Depois, inclua as mãos na brincadeira, os braços, as pernas, o tronco, o pescoço e assim por diante, até que o corpo todo esteja dançando. Vá dando as orientações aos poucos.

Se a música tiver um momento um pouco mais lento, peça para que as crianças dancem em câmera lenta, ou imitando algum animal, representando algum objeto e até dançando cada um do seu jeito. Essa é outra brincadeira em que a criatividade não tem limites, você precisa de poucos recursos e as risadas são garantidas.

amigas meninas dançando na sala de casa

3. Preparando uma receita

Que tal colocar a criançada na cozinha para fazer uma receita deliciosa para a festa do pijama? Se prepare porque a bagunça vai ser grande, mas a diversão também está garantida.

Escolha uma opção simples, como biscoitos, brigadeiro ou gelatina, para que as crianças possam protagonizar o preparo e fazer a maior parte da receita.

Já deixe os ingredientes separados e, se quiser deixar a atividade ainda mais divertida, grave tudo em vídeo para editar depois e fazer um compilado dessa aventura na cozinha. Com certeza será uma lembrança para ficar guardada na memória da criançada.

crianças na cozinha cozinhado cookis

4. Telefone sem fio

Essa é uma brincadeira clássica que diverte muito a criançada e sempre proporciona momentos muito engraçados para todos. A ideia é transmitir uma frase sussurrada ao pé do ouvido entre todos, um de cada vez, para ver se a mensagem inicial é a mesma que chega ao final da fila.

Geralmente, a frase que chega na última criança é totalmente diferente da frase inicial, com o sentido completamente distorcido e é aí que a coisa fica engraçada.

Para deixar tudo mais emocionante, diga às crianças que, se elas conseguirem fazer a mensagem chegar completa até o final, elas receberão algum tipo de prêmio ou brinde pelo sucesso na brincadeira.

Confira também nosso conteúdo com brincadeiras para fazer em casa e se exercitar com as crianças. Vocês com certeza vão suar e se divertir muito.

5. Caça ao tesouro

A brincadeira de caça ao tesouro é uma das mais legais para fazer em festas do pijama, pois a escuridão da noite torna tudo muito mais interessante. Se você tiver uma área externa que possa incluir na brincadeira, não a deixe de fora, pois aí as crianças podem até usar lanternas para procurar as pistas e o tesouro.

Para montar a brincadeira, faça uma série de pistas sequenciais, que levem uma à outra até chegar no tesouro, que deve estar muito bem escondido.

As crianças adoram essa brincadeira, e ela pode levar um bom tempo dependendo da sua sagacidade em esconder as pistas. Elas vão se sentir verdadeiros detetives em busca do tesouro perdido.

amigos participando de uma caça ao tesoura ao ar livre

6. Teatro de sombras

O teatro e as formas de sombra na parede são uma brincadeira ótima para fazer em festas do pijama, porque é possível brincar com a escuridão da noite. Com apenas uma lanterna e as mãos, é possível criar diferentes formas e até contar histórias com as sombras.

Se quiser fazer uma brincadeira mais elaborada, é possível encontrar na internet vários modelos de personagens para recortar e colar em palitos. Colocando contra a luz, vocês criarão histórias incríveis com personagens icônicos e conhecidos das crianças!

mãos improvisadas de teatro de sombras mostram silhueta

7. Qual é a música

A brincadeira qual é a música pode ser feita de diversas maneiras, mas, para facilitar o entendimento, vamos sugerir apenas duas.

A primeira ideia é separar as crianças em duas equipes e montar uma playlist com diversas músicas que façam parte do universo infantil. Depois, é só colocar trechos aleatórios de cada música e quem acertar o nome e o artista que a interpreta vai ganhando pontos. No final da brincadeira, a equipe que tiver mais pontos vence.

A outra maneira de elaborar a brincadeira é fazer com que as crianças cantem as músicas, colocando algumas palavras em pequenos pedaços de papéis. Uma de cada vez, as crianças vão tirando os papéis, e a palavra que estiver escrita ali deve fazer parte da letra de alguma música que a criança precisa cantar.

Para facilitar a brincadeira para elas, ouça as músicas preferidas e mais conhecidas das crianças ao escolher as palavras e, durante a brincadeira, vá dando dicas, como um artista que canta determinada música.

menina cantando com microfone

8. Gato mia

Uma brincadeira muito divertida para ser brincada no escuro! Antes de iniciar o jogo, é legal ambientar as crianças ao escuro e evitar sustos, pois isso pode acabar com a brincadeira. As crianças são sensíveis, e o intuito do jogo é diverti-las e não deixá-las com medo.

A ideia é muito simples: primeiro, todos ficam espalhados em um ambiente completamente escuro. Apenas uma criança será escolhida para tentar adivinhar quem são os colegas que ela encontra pelo caminho.

Andando devagar e com cautela, explorando os sentidos como tato e a audição, na ausência da visão, elas devem encontrar algum amigo e, quando isso acontecer, dar o comando: “Gato mia!”.

A outra criança deve responder com um miado, tentando disfarçar a voz. Se a criança que deu o comando adivinhar quem deu o miado, este passa a ser o novo pegador. Se a criança não adivinhar, ela continua sua busca até acertar o nome de alguém.

9. Dança das cadeiras

A última sugestão da nossa lista é uma brincadeira antiga e muito divertida que precisa de um pouco de espaço para acontecer. Acomode algumas cadeiras em formato de círculo, com os assentos virados para fora do círculo. O número de cadeiras deve corresponder ao número de crianças.

Para começar, coloque uma música e peça que as crianças andem e dancem em torno das cadeiras. Quando a música cessar, elas devem rapidamente sentar, cada uma em uma cadeira.

Após algumas rodadas de aquecimento, comece tirando uma cadeira, e a criança que ficar sem lugar para sentar está fora da brincadeira. Assim, o jogo se sucede até que restem apenas duas crianças e uma cadeira. Quem conseguir sentar por último vence.

Como organizar uma festa do pijama

Para decorar a festa do pijama, você pode usar toda a sua criatividade e criar ambientes incríveis, seja na sala ou no quarto das crianças. Montar barracas, colocar os colchões no chão, organizar alguns brinquedos… é só escolher o tema e botar a imaginação para trabalhar.

Além de toda a decoração, que tal fazer uma pequena surpresa que vai se tornar uma lembrança incrível dessa noite? Escolha conjuntos de pijamas para cada criança que vai participar da festa e dê de presente esse mimo fofo, que vai dar um tom ainda mais encantador para a bagunça da criançada.

Gostou do conteúdo? Estou sempre pensando em matérias relevantes que façam diferença na sua vida prática. Acompanhe o blog e saiba mais sobre maternidade, gravidez, brincadeiras e jogos, decoração, educação infantil, saúde e é claro, muita moda infantil! Confira!

4.4/5 - (Total de avaliações: 10)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário