Brincadeiras para festa do pijama: diversão e animação para a criançada

A noite do pijama é o momento ideal para reunir a criançada em casa de forma mais intimista. Seja na comemoração de um aniversário ou até mesmo para matar a saudade dos coleguinhas durante as férias, essa ideia é demais!

Porém, para quem organiza, uma noite inteira cheia de crianças pode ser um desafio e tanto! Por isso, as dicas de brincadeiras para festa do pijama podem ser uma ótima maneira de ocupar as crianças e de deixar a noite muito mais animada e divertida.

Apesar de não ser uma novidade, já que reunir ou amigos em casa é algo bem antigo, a festa do pijama tem cada vez mais ganhado destaque e se tornado uma opção mais econômica para a comemoração de aniversários. Tem dúvidas sobre como organizar uma festa do pijama infantil? Então leia primeiro o nosso outro post e veja como é fácil! 

crianças pulando na cama

O que não pode faltar em uma noite do pijama?

A noite do pijama, assim como qualquer tipo de festa, necessita de uma organização para que tudo saia perfeito, ainda mais quando existe uma grande quantidade de crianças participando.

Se você nunca organizou uma festinha assim, saiba que não é difícil e pra te ajudar mais ainda, preparamos uma listinha com coisas e inspirações que não podem faltar na festa do pijama:

  • Convidados: por ser um evento mais intimista, o ideal é convidar apenas os amiguinhos mais próximos. A quantidade de crianças também vai depender do tamanho da sua casa ou apartamento;
  • Cardápio: festa boa é festa com comida, então você pode preparar um cardápio com opções de lanches rápidos e que não dão muito trabalho como doces, salgados, mini hamburgers ou mini pizzas. Sucos e achocolatados podem ser uma boa opção de bebidas;
  • Pijamas: esse é um item indispensável. Cada criança pode ir usando o seu próprio pijama. Se quiser deixar o momento mais personalizado, você pode encomendar pijamas combinados;
  • Diversão: essa é outra coisa que não pode faltar. Para garantir a diversão da criançada durante toda a noite é indispensável pensar em brincadeiras e atividades.
criança sorrindo na cama

7 brincadeiras para animar a festa do pijama

Agora que você já sabe o que não pode faltar na noite do pijama, preparamos uma lista com 7 opções de brincadeiras e atividades que vão garantir o entretenimento e fazer com que a festa dos seus filhos se torne inesquecível para todos.

São opções fáceis e super simples, as crianças vão adorar! Confira:

1 – Caça ao tesouro

Essa é uma brincadeira fácil de fazer e organizar e o melhor, as crianças adoram! Para prepará-la é necessário papel, caneta e um brinde especial. O brinde pode ser doces ou até mesmo a liberação da próxima atividade da festa.

Corte o papel em cartões e escreva algumas pistas. Para deixar a atividade mais divertida, as pistas podem contar com charadas e estar relacionadas a cômodos ou móveis da casa, por exemplo, “todos os dias faço a comida na _ _ _ _ _ _ _ (palavra com 7 letras: cozinha)”. Depois é só espalhar os cartões com as pistas nos lugares correspondentes na casa. 

Dependendo da quantidade de crianças, elas podem ser divididas em dois grupos ou em um grupo só. Entregue a primeira pista e comece a brincadeira.

crianças felizes e divertidas

2 – Qual é a música?

A brincadeira do “qual é a música?” pode ser feita de duas formas e as duas são bastante animadas. Uma das formas de brincar é dividindo as crianças em duas equipes. Coloque o trecho de uma música e a equipe que levantar a mão mais rápido tem o direito de responder o nome da música. 

Se errar, passa a vez para outra equipe. A cada música acertada as equipes vão somando um ponto. Ganha a brincadeira o grupo que tiver a maior pontuação.

A outra forma de brincar é escrevendo várias palavras em papéis e colocando em um saco para que eles sejam sorteados. Forme duas equipes e a cada rodada uma pessoa de cada equipe deve sortear um papel e cantar uma música que tenha a palavra que está escrita no papel. 

Boas sugestões de palavras são: amor, alegria, coração. Serão somados os pontos de cada palavra acertada e ganha a brincadeira a equipe com mais pontos.

Lembrando que as músicas devem ser conhecidas pelas crianças para que elas possam acertar com mais facilidade.

3 – Historinha improvisada

A historinha improvisada é ótima para fazer com que as crianças soltem a sua criatividade, a brincadeira ainda rende histórias super engraçadas. 

Pegue um saco e coloque objetos diferentes ou escreva em papéis palavras, objetos ou lugares, quanto mais inusitado melhor! Coloque as crianças em círculo, escolha uma delas para começar a história e tirar um objeto ou papel do saco que deverá fazer parte da historinha. 

Depois, cada criança vai aumentando a história e incluindo um novo objeto. A brincadeira acaba quando todos os objetos ou papéis do saco terminam. 

4 – Culinária

Quando a fome bater, a oficina de culinária é uma ótima brincadeira para entreter a garotada. A escolha da receita vai depender da faixa etária das crianças, mas o ideal é optar por comidas rápidas e fáceis. Outra sugestão é deixar os ingredientes já cortados e separados.

Montar a sua mini pizza, decorar o cupcake ou o bolo de caneca são opções de receitas que não necessitam de muitos preparos e as crianças adoram.

5 – Dança da cadeira

A dança da cadeira é uma brincadeira super antiga e as crianças adoram até hoje. Monte uma roda de cadeiras e coloque um assento a menos do que a quantidade de crianças. Elas devem formar uma fila e andar em volta das cadeiras enquanto uma música toca, quando a música parar elas devem sentar nas cadeiras o mais rápido possível. 

A criança que ficar em pé é eliminada e começa uma nova rodada com uma cadeira a menos. A brincadeira acaba quando a criança mais rápida senta na última cadeira.

crianças de pijama sorrindo

6 – Qual o sabor?

Essa é uma brincadeira sensorial que as crianças vão adorar. Para fazê-la basta pegar uma venda e separar alguns alimentos diferentes como frutas, guloseimas, molhos e o que mais você tiver em casa. 

Você pode separar as crianças em 2 grupos. Em cada rodada uma criança fica com os olhos vendados e deve descobrir qual a comida que está comendo. Os pontos de cada acerto serão somados e ganha a brincadeira o grupo que fizer mais pontos

7 – Telefone sem fio

O telefone sem fio é outra brincadeira antiga e que rende muitas risadas entre a garotada. Coloque as crianças em círculo e escolha uma para começar. Fale uma frase ou palavra no ouvido da criança e ela deve passar adiante no ouvido das crianças seguintes.

Na vez da última criança ela deve falar em voz alta o que ouviu. Provavelmente a frase final será completamente diferente da frase inicial.

E então, o que achou? Com essas dicas e opções de brincadeiras a festa do pijama dos seus filhos será animada e inesquecível.

Aproveite também para ler o nosso post com dicas de 10 filmes de criança que podem ser assistidos com toda a família, aumentando ainda mais o tempo em conjunto e a diversão!

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados