Início » Atividades » Aprenda a fazer origamis para se divertir com os pequenos e decorar!

Aprenda a fazer origamis para se divertir com os pequenos e decorar!

11 minutos de leitura

Você com certeza já brincou com dobraduras na infância, certo? O chamado origami é uma forma de arte que consegue entreter, ensinar e ainda por cima criar verdadeiras obras primas com o potencial de decorar a casa! 

Saber como fazer origami é uma boa habilidade para divertir as crianças, ensiná-las e fazer com que coloquem também a mão na massa. 

Por conta disso, a Brandili traz neste post alguns tutoriais fáceis de como fazer origami para se divertir com os pequenos. Veja só:

Dicas para arrasar nas dobraduras

Antes de começar com o passo a passo de diferentes figuras para você montar com a família, achamos importante ter em mente alguns pontos bastante relevantes. Por isso, aqui vão nossas dicas valiosas para quem quer se aventurar no origami: 

  • Escolha uma boa superfície para fazer seus trabalhos, que seja lisa, sólida e plana como a mesa de jantar ou uma escrivaninha do quarto – o sofá e a cama, por exemplo, não são boas opções!; 
  • As mãos limpas são essenciais para fazer bons origamis;
  • Você deve seguir o passo a passo à risca, aqui a exatidão é lei;
  • A prática leva à perfeição, então não desanime! Pode ser que você apenas precise repetir as dobraduras algumas vezes para atingir a excelência; 
  • Não é preciso de papel dobradura para fazer esses origamis, você pode usar folhas de sulfite e, inclusive, deixar as crianças colorirem o papel com lápis de cor, canetinhas ou giz de cera;
  • Para criar as figuras é preciso paciência e atenção: fazer com que as crianças aprendam a fazer origami é uma ótima forma de ensinar essa lição!
mulher fazendo origami

Saiba como fazer origami com esses 5 tutoriais

Com as dobras simples e precisas, é possível criar figuras adoráveis que vão desde animais como gatos e cachorros, até flores e corações. Separamos abaixo alguns tutoriais para fazer origamis fáceis, junto com as crianças, confira:

1. O clássico Tsuru

O passarinho de origami é, na verdade, chamado de “Tsuru”. Essa é uma das dobraduras mais clássicas e amplamente conhecidas. No japão, existe a crença de que se uma pessoa fizer 1.000 tsurus com o pensamento focado em um desejo, ele poderá se realizar. 

O visual dessa ave feita no papel é belíssimo e pode até mesmo ser incorporado em decorações pendentes, como um móbile no quarto do bebê. Confira agora um passo a passo de como fazê-lo: 

Passo 1: Comece com uma folha quadrada. Se o seu papel não tem esse formato, você precisará medi-lo e cortá-lo. 

Passo 2: Dobre o seu quadrado na metade para formar um triângulo. 

Passo 3: Mais uma vez dobre-o na metade para formar outro triângulo menor. 

Passo 4: Levante um dos cantos, pressione o dedo sobre a pontinha da dobra e crie um quadrado em um dos lados do papel. 

Passo 5: Vire o papel e repita a mesma dobra anterior com a outra ponta, deixando os dois lados iguais. 

Passo 6: Com o lado fechado da dobradura virado para cima, dobre uma lateral da figura em direção a linha que marca o centro da folha. 

Passo 7: Faça a mesma dobra com a outra lateral, levando a ponta para o centro. 

Passo 8: Neste ponto, você vai ter uma dobradura que se parece com uma casquinha de sorvete. Dobre a ponta superior do papel (onde seria o topo da bola de sorvete) para baixo, criando um vinco bem marcado na linha horizontal em que começaria a casquinha do sorvete. 

Passo 9: Levante a última dobra feita, vire o origami e repita-a do outro lado, criando o vinco da linha horizontal aqui também. 

Passo 10: Desdobre as abas criadas nos passos 6 e 7. Essas dobras foram feitas para criar linhas de marcação, que preenchem o interior de seu papel com um triângulo de ponta virada para baixo. Elas servirão de guia para as próximas dobras.

Passo 11: Levante a primeira camada da folha, passe o dedo sobre a linha horizontal criada no passo 8 e 9, criando uma nova dobra. Utilizando as linhas criadas pelas abas laterais, dobre o papel para dentro do origami.

Passo 12: Vire o origami e repita os passos 10 e 11. 

Passo 13: Neste ponto, já é mais fácil enxergar o tsuru se formando, pois na parte de cima estão formadas as asas. Na parte de baixo há um corte, dividindo as duas partes ao meio que formarão a cabeça e a cauda do tsuru. Na parte esquerda do corte, levante esse lado e vinque bem, retornando-o para baixo. Assim, você forma uma linha guia. 

Passo 14: Vire o pássaro de lado, abra a dobradura e veja a linha guia formada por ali. Levante o papel usando-as e dobre novamente o papel para “fechá-lo”. 

Passo 15: Faça o mesmo com o outro lado do corte, levantando-o, criando um vinco, retornando-o para baixo e fazendo a dobra na parte lateral do origami. 

Passo 16: Escolha um dos lados para fazer a cabeça do tsuru. Dobre a pontinha para baixo e vinque bem. Levante-a novamente e abra a lateral do origami para dobrar a cabeça para sua parte de dentro, usando as linhas guia que você acabou de criar. 

Passo 17: Para fazer a asa, imagine uma linha diagonal que corte a base da asa e faça a dobra por ali, levando a pontinha da asa para baixo. Vire o origami para o outro lado e repita essa mesma dobra com a segunda asa de seu pássaro. 

Passo 18: Seu tsuru está completo! Agora, falta apenas fazê-lo bater as asas. Para isso, faça uma leve separação entre as asas e o corpo do pássaro, segure o origami em sua base logo abaixo do pescoço e, com a outra mão, puxe sua cauda para trás. Esse movimento fará com que o tsuru bata as suas asas!

mãos fazendo origami

2. Origami fácil: cabeça de gato

Se perdeu com o tutorial do Tsuru? Quer algo mais simples para fazer com os pequenos? Não tem problema! Existe uma dobradura super simples de fazer e que os pequenos amam, que é a cabeça de um gato 

Essa é a preferida deles pois aqui é possível soltar a imaginação e criar o rostinho do animal com lápis de cor e canetinha. Veja como é simples: 

Passo 1: Inicie seu origami com um papel em formato exato de um quadrado. Se não tiver, crie as medidas e corte o papel. Dobre o quadrado no meio, de forma que crie um triângulo. 

Passo 2: Dobre a pontinha superior do triângulo para baixo, deixando o papel com o formato de um trapézio. 

Passo 3: Use as pontas laterais de seu trapézio para criar duas abas, dobrando-as para cima de forma que encostem na lateral da última dobra feita. 

Passo 4: Simples assim e a cabeça do gato já está feita! Agora é só virar o origami e pintar os olhinhos, o nariz, a boca e os bigodinhos do seu gato.

origami

3. Cabeça de cachorro

Essa é tão simples quanto a anterior e igualmente amada pelas crianças. Além de fazer a cabeça de um gato, é possível dobrar o papel para criar um cachorrinho que será seu companheiro de brincadeira. Olha só como é fácil: 

Passo 1: Aqui você também precisará de um papel em formato de quadrado e deverá dobrá-lo na diagonal, criando um triângulo. 

Passo 2: Dobre seu triângulo no meio mais uma vez, criando outro triângulo menor. 

Passo 3: Escolha uma das laterais do triângulo e dobre-a para dentro, de forma que crie as orelhas do seu cachorro. Vire o papel e faça a mesma dobra do outro lado, criando a segunda orelhinha 

Passo 4: Abra a dobradura e você já estará perto de acabar. Para finalizar, basta dobrar a pontinha de baixo para cima. 

Passo 5: O cachorrinho está pronto! Falta apenas colorir seu rostinho criando os olhos e o focinho.

origami dobradura

4. Coração super simples de fazer

Outra dobradura super fácil de ser feita e que permite espalhar amor por aí é o origami de coração. Aprenda como fazer:

Passo 1: Comece, mais uma vez, com um pedaço de papel quadrado. Dobre o papel no meio em sua diagonal, criando um triângulo. Vinque bem, desfaça a dobra e repita esse passo com o outro lado, criando um “X” em seu quadrado. 

Passo 2: Com o quadrado aberto, gire-o para que uma de suas pontas fique no lado de cima. Pegue esta ponta e dobre-a até o centro, nas linhas formadas pelo “X”.

Passo 3: Agora, dobre a pontinha de baixo até em cima, na linha que acabou de criar com a última dobra. 

Passo 4: Dobre uma das partes laterais para cima, trazendo sua borda até o meio do papel. Repita essa dobra com a outra ponta. 

Passo 5: Vire o papel e, em seu lado contrário, faça as últimas dobras para formar o seu coração. Primeiro, as duas pontinhas de cima, que devem ser dobradas até encostarem na linha formada pelo papel. Depois, dobre também as pontinhas laterais para dentro. 

Está pronto o seu coração! Bem simples, não é mesmo?

5. Tulipas de papel

Um origami bastante bonito e fácil de se fazer é o da tulipa. Essa bela flor feita de dobradura pode, inclusive, ser utilizada na decoração de festas! Para fazê-la, basta seguir os passos:

Passo 1: Com um quadrado de papel, dobre-o ao meio para formar um triângulo. 

Passo 2: Dobre o seu triângulo ao meio e vinque bem, criando uma linha que divide o seu triângulo na metade. 

Passo 3: Com uma das laterais do triângulo, faça uma dobra que a leve diagonalmente até o outro lado e com a ponta para cima, formando uma das pétalas de sua flor. 

Passo 4: Repita a mesma dobra com a outra ponta, levando-a até o outro lado e criando mais uma pétala. 

Passo 5: Dobre a pontinha de baixo para dentro, deixando sua flor com a parte de baixo reta na horizontal. 

Passo 6: Sua flor está pronta! Agora, faça o caule com outro papel quadrado, de preferência verde. Dobre suas laterais até o centro, criando a dobradura que parece uma casquinha de sorvete. 

Passo 7: Vire sua casquinha de sorvete para baixo, dobre o papel ao meio e traga a pontinha de baixo diagonalmente para um dos lados, criando uma folha. 

Passo 8: Finalize o origami colando a tulipa em seu caule, e está pronto! 

origami

Mais atividades divertidas para fazer com as crianças 

Gostou dos tutoriais? Nós apostamos que as crianças vão adorar se divertir com você e criar essas formas super divertidas com nada além de papel! Como já falamos lá em cima, essa é uma ótima oportunidade para ensiná-las sobre paciência e atenção

Nós acreditamos que você também vai gostar de ler nosso post com 5 brincadeiras antigas para ensinar para a criançada, que tal conferir? Com elas a diversão é garantida! 

Para essas e outras dicas continue por aqui, no Blog da Brandili. Todas as semanas ele é atualizado com conteúdos quentinhos que vão te ajudar a viver o melhor que a infância dos seus filhos tem para proporcionar. 

Esperamos te ver de novo, ok? Até logo! 

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário