Início » Atividades » 15 brincadeiras antigas “de rua” para se divertir com as crianças

15 brincadeiras antigas “de rua” para se divertir com as crianças

13 minutos de leitura

As brincadeiras antigas, da época em que não existia televisão e, muito menos, smartphones, são ótimas para estimular a atividade física e o desenvolvimento psicomotor nas crianças.

Hoje, os tempos são outros, e os pequenos (as) já não quem mais saber de brincar na rua. Contudo, mamãe, cabe a você, incentivá-los a realizar atividades que não estejam relacionadas com a tecnologia. Para assim, criar crianças ativas e bem desenvolvidas.

Então, tire as crianças da frente das telas e entre na brincadeira também. Neste post, separei uma lista com 15 atividades superdivertidas que estimulam a coordenação motora, o pensamento rápido, a prática de exercícios físicos e outras vantagens para os mais novos. Confira!

1. Amarelinha

Essa é uma das brincadeiras clássicas que todo mundo sabe jogar. Não precisa de quase nenhum recurso, basta uma pedrinha ou um pedaço de tijolo.

No chão, você pode desenhar com giz, com o próprio tijolo, ou colar fitas adesivas com o diagrama da brincadeira. Enfim, o segredo está em usar a imaginação e contar com a ajuda das crianças para organizar a brincadeira.

menina brincando de amarelinha ao ar livre

Se você não lembra direito como funciona a amarelinha, fique tranquila, eu explico:

  1. Primeiro, desenhe um quadrado;

  2. Logo acima dele, faça mais dois quadrados um do lado do outro;

  3. Repita o processo até chegar em uma quantidade de desenhos que ache adequado para a brincadeira;

  4. Desenhe o “céu” no final do percurso.

Ah, e se quiser, você pode enumerar os quadrados e decorar o ‘céu’ com cores e desenhos lúdicos.

Depois de desenhar a amarelinha, todos devem começar no número 1 e cada quadrado só pode ser pisado com um pé. Ou seja, na brincadeira, a ideia é intercalar saltos com 1 e 2 pés até chegar no céu.

Para dar continuidade, pegue uma “pedrinha” e a jogue no trajeto da amarelinha. O quadrado em que a pedrinha cair, não é permitido colocar o pé, ok?!

Nessa brincadeira, não há um vencedor específico. A diversão está em ir até o final da amarelinha sem encostar no quadrado em que a pedrinha caiu.

É uma atividade que promove o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, a noção espacial, o equilíbrio e a fixação da ordem numérica.

Você já ouviu falar na Amarelinha Africana? Confira essa variação incrível da brincadeira!

2. Elefante Colorido

Essa brincadeira é muito divertida, dinâmica e ajuda no aprendizado e reconhecimento das cores. Para começar, reúna as crianças e explique que uma delas será escolhida para ficar de costas com os olhos fechados, separada do restante do grupo.

Com uma das crianças de costas, os outros devem se posicionar aleatoriamente pelo espaço. Então, o pegador grita:

— Elefante Colorido! — E todos respondem — Que cor?!

Nesse momento, a pessoa que estava de costas, diz o nome de uma cor e, imediatamente, corre à procura de alguém que esteja com a mesma tonalidade. Enquanto isso, todos os outros precisam encontrar algum lugar, objeto ou qualquer coisa que possua a cor anunciada.

Quem conseguir encostar em algo que tenha a mesma cor escolhida pelo elefante colorido, está salvo. O primeiro a ser pego será o próximo a estar à frente da brincadeira.

3. Pular elástico

Essa brincadeira precisa de, ao menos, três pessoas para acontecer e um elástico para pular.

garotinha pulando pelo elástico brincadeira e um menino e uma outra menina segurando elástico ao ar livre

Ah, e o elástico precisa ser bem comprido e estar amarrado nas duas pontas, ok? Comumente, é usado elástico de costura para a brincadeira.

Para brincar, duas crianças colocam o elástico ao redor das pernas — de inicio, na altura do tornozelo — e terceira participante fica no meio, pulando o elástico com músicas cantadas para a brincadeira.

Conforme a criança for acertando os saltos na altura em que o elástico está, a dificuldade deve aumentar. De modo que, em cada fase, os saltos sejam cada vez mais altos e os nós com o elástico mais complexos.

Sem dúvidas, essa é uma brincadeira superdivertida para se exercitar em casa, com as crianças. Afinal, ela ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a coordenação motora e as capacidades físicas dos mais novos.

4. Dança das cadeiras

Essa brincadeira é muito jogada até hoje, inclusive, por adultos que gostam de uma folia.

A ideia é bem fácil de colocar em prática. Para isso, pegue uma cadeira para cada criança e coloque-as lado a lado de maneira que formem um círculo. Agora, retire um dos assentos, para que um integrante da brincadeira saia da rodada conforme a atividade acontecer.

Coloque uma música bem animada e peça para que as crianças andem ao redor do círculo com as cadeiras. Em um momento inesperado, corte a música e deixe que todos se sentem. Fácil, não é?

No próximo “nível”, retire uma das cadeiras. Quando a música parar, uma das crianças ficará sem lugar para sentar e estará eliminada da brincadeira.

Esse processo continua até que restem apenas duas crianças e uma cadeira. Quem conseguir ser o último a sentar na cadeira, vence!

Estímulo das capacidades respiratórias, lidar com a frustração e saber perder são alguns dos pontos positivos que essa brincadeira pode proporcionar.

5. Jogo de taco (Bete Ombro)

Uma brincadeira clássica das ruas de bairro, o jogo de taco é muito divertido e possibilita reunir toda a vizinhança. Isso, com direito a torcida e vitória para um dos times no final. Interessante, não acha?

O jogo é jogado em duplas, onde, uma delas fica com os tacos e a outra responsável pelo lançamento da bolinha. O objetivo da dupla com a bolinha é acertar uma “casinha” — que deve ser derrubada — e fica protegida pelos rebatedores do time adversário.

Se a casinha for derrubada, o time que está com o taco deve passá-lo para a outra dupla e jogar a próxima rodada com a bolinha. Ganha a dupla que conseguir cruzar os tacos no centro do campo 13 vezes e depois gritar “Maria Vitória 1, 2, 3!”

O jogo de taco é uma diversão para horas de brincadeira. Aliás, se você tiver uma galerinha, dá até para fazer um campeonato.

Pura atividade física para a criançada, essa é uma ótima brincadeira para aproveita um dia de praia!

6. Corrida do Saco

Atenção mamãe: para esta brincadeira, você precisa de, pelo menos, dois sacos grandes e resistentes.

Monte duas equipes e peça para as crianças formarem uma fila, cada uma em seu time. Após isso, defina um trajeto a ser percorrido durante a corrida e o mostre para os pequenos (as).

Uma de cada vez, as crianças devem vestir o saco nas pernas e pular até cruzar a chega. Logo, ela deve passar a vez para a próxima criança, até que todos os participantes do time tenham completado o percurso.

O time ganhador será aquele que completar o trajeto primeiro.

crianças brincando de corrida do saco no campo ao ar livre

Aqui, sempre vale uma revanche e a mistura das equipes para tornar o jogo mais dinâmico e divertido. A brincadeira é uma ótima atividade física e também ensina sobre saber perder e lidar com a sua própria saúde emocional.

7. Pião

O jogo de pião é uma das brincadeiras mais antigas da nossa lista e é necessário ter o brinquedo para jogar. Em lojas “tem tudo” e feiras de artesanato, é muito comum achar esse tipo de brinquedo que, aliás, fica lindo como decoração de quarto infantil.

Para brincar, é só enrolar um barbante em torno do peão e depois puxar o mais rápido que puder. Ele não é um jogo tão fácil, porém, com a prática, se torna muito divertido e desafia as crianças a aprenderem algo novo.

Ele estimula a coordenação motora, ensina lições sobre frustração, persistência e, principalmente, a autoconfiança.

Conheça também brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças!

8. Esconde-esconde

Essa brincadeira é mais uma opção simples de colocar em prática. Além disso, ela é uma alternativa perfeita para ajudar no controle da ansiedade infantil.

Afinal, ficar escondido aguardando outra criança te encontrar é uma tarefa um pouco desafiadora, concorda? Contudo. a vontade de estar na brincadeira e não ser encontrada estimula a criança a se manter calma e paciente.

Em geral, o esconde-esconde funciona assim: uma criança irá contar — até 20, 30, ou qualquer outra quantidade pré-determinada pelo grupo — enquanto todas as outras se escondem pelo ambiente. Terminada a contagem, inicia-se a procura dos esconderijos.

crianças brincando de esconde esconde no bosque

Por sua vez, as pessoas que estão escondidas não podem ser achadas e devem sorrateiramente, sem serem vistos, chegar até o ponto de contagem.

Se algum dos escondidos for pego, ele será o próximo contador e assim a brincadeira prossegue, até todos se cansarem!

9. Mímica

A brincadeira de mímica é um pouco mais parada, mas não menos divertida, muito pelo contrário. Com a criatividade das crianças, você vai se surpreender vendo do que elas são capazes.

A ideia é simples: uma criança de cada vez irá representar um objeto ou ação para as demais. Isso, claro, sem emitir nenhum tipo de som. Outras opções de representações, podem ser: um desenho animado, um animal, um filme, um objeto, um meio de transporte etc.

Dá para dividir as crianças em equipes e montar uma competição entre elas. Além de superdivertida, a brincadeira ajuda no desenvolvimento motor, expressão artística e pensamento rápido.

Essa é uma brincadeira muito boa para quem tem espaços limitados.

Aliás, nós temos um conteúdo com brincadeiras para dentro do apartamento, que podem ser uma excelente saída para você. Confira e saia do tédio!

10. Pular corda

A brincadeira de pular corda pode ser realizada sozinha ou em grupo.

Existem muitas músicas que embalam essa brincadeira e o único objetivo é completar os pulos conforme a letra da música vai sugerindo, sempre no ritmo do giro da corda. Segue um exemplo:

garota pulando corda e amigos batendo a corda

“Um homem bateu em minha porta
E eu a-bri!
Senhoras e senhores,
Põe a mão no chão;
Senhoras e senhores,
Pulem em um pé só;
Senhoras e senhores,
Deem uma rodadinha,
E vá pro olho da rua!🎶

No momento em que a última frase é dita, a criança deve sair da corda sem errar e nem ser atingida por ela. Feito isso, a próxima criança deve entrar na corda ainda em movimento e, assim, a brincadeira segue.

11. Telefone sem fio

Essa é uma brincadeira muito legal que rende boas risadas. A ideia é transmitir uma mensagem sussurrada entre todos os membros do grupo, um de cada vez — no pé do ouvido — e ver se o conteúdo se mantém do começo ao final.

Já adianto que quase nunca isso acontece viu? Boa parte das vezes, o que chega do outro lado é completamente diferente do que foi anunciado no início. Uma atividade que estimula a escuta, a fala baixa, a atenção, o foco e a memória.

Conheça outras brincadeiras para bebê que ajudam no seu desenvolvimento

12. Bolinha de gude

A brincadeira de bolinha de gude pode ser jogada de muitas maneiras, mas a maneira clássica é jogada em terreno de chão batido.

Se você não tiver essa possibilidade, pode delimitar um espaço no chão com fita adesiva, por exemplo. A ideia é lançar suas bolinhas, deixando-as dentro do perímetro, o mais perto possível de uma bolinha “coringa”.

No final do jogo, quem tiver a bolinha mais próxima leva todas as outras que estão dentro do perímetro. Assim, o jogo sucede até que apenas um dos jogadores leve todas as bolinhas.

Ah, mas atenção, mamãe: esse jogo é apenas para as crianças mais crescidinhas e adolescentes. Afinal, a bolinha de gude pode ser perigosa para os mais novos.

13. Queimada

Um dos jogos coletivos mais jogados pelas ruas das décadas de 1980 e 1990, a queimada é também um clássico das escolas, fazendo parte até de competições entre turmas e jogos estudantis.

Dois times se enfrentam dentro de um perímetro dividido para cada equipe, onde os partipantes tentam acertar os adversários com uma bola. Se o adversário atacado consegue segurar a bola sem derrubar no chão, ele toma a posse. Se não conseguir, ele é queimado e eliminado do jogo.

Assim, segue a partida até que reste apenas um jogador em campo, que sairá vitorioso com a sua equipe.

Uma brincadeira ao ar livre muito divertida para estimular a coordenação motora e prática de exercicios fisicos.

14. Pega-Pega

Para o post de hoje, eu trouxe uma variação superdivertida dessa brincadeira tão conhecida no mundo, que se chama: pega-pega com nomes.

crianças correndo ao ar livre bosque com árvores

Funciona assim:

  1. Primeiramente, todos devem saber o nome dos integrantes do grupo;

  2. Um começará como pegador e sairá correndo atrás dos demais;

  3. No momento exato em que uma pessa está prestes a ser pega, outro integrante pode falar o nome de um dos participantes;

  4. A criança citada, passará a ser o pegador, livrando quem estava na berlinda anteriormente.

Essa pequena regra torna o jogo muito mais dinâmico e exige uma habilidade incrível: pensar rapidamente em situações de pressão.

Muitas vezes, a mente não consegue dar conta e você presenciará cenas divertidas e engraçadas de crianças falando o próprio nome, gritando de desespero (brincadeira) ou citando nomes que nem estão no jogo.

Tudo isso faz parte do desenvolvimento cognitivo e fortalece a noção de tomadas de decisão em situações sob pressão.

15. Estátua

A última brincadeira da nossa lista é tão divertida que virou até música da Xuxa. Aliás, ela sempre deve ser feita acompanhada da melodia.

Enquanto o som estiver rolando, as crianças podem dançar livremente, mas, quando o som para, todo mundo deve fazer estátua. Ninguém pode se mexer!

Um adulto como moderador do som, pode andar entre as crianças e até tocar para testar o autocontrole delas. Se mexer, está fora da brincadeira.

Vence quem conseguir ficar imóvel durante toda a brincadeira.

A importância do brincar na infância: se desenvolver com diversão

As brincadeiras na infância devem ser levadas muito a sério. Afinal, muito mais do que mero passatempo, elas são ações naturais e espontâneas desta fase da vida.

Quando brincamos — sim, as “crianças grandes” também devem brincar — nossa mente permanece em estado de presença e está sempre alerta para o que virá.

Logo, as brincadeiras estimulam o desenvolvimento de diversas habilidades, como a coordenação motora, o raciocínio lógico, as habilidades cognitivas, sociais e imaginativas. Além disso, elas servem como meio para dissipar a energia e relaxar o corpo e a mente.

Agora, mamãe, entre na brincadeira e vamos nos divertir!

Brincadeiras coletivas: um legado cultural

Antigamente, quando a tecnologia ainda não era presente na vida das pessoas, era necessária muita criatividade para inventar maneiras de passar o tempo, principalmente para as crianças.

Por conta disso, muitas brincadeiras praticadas lá atrás permanecem no imaginário de gerações e nunca saem de moda.


E aí, gostou da lista com essas brincadeiras antigas superdivertidas? Com certeza, você deve ter lembrado de bons momentos da sua infância, não?

Presenteie seus filhos e crianças ao seu redor com as mesmas lembranças, estimule as brincadeiras longe das telas e proporcione uma infância feliz, saudável e estimulante para elas.

Continue nos acompanhando! Por aqui, sempre tem conteúdo fresquinho sobre brincadeiras. Agora, que tal algumas dicas especiais para fazer uma grandiosa festa do pijama? Aproveite o nosso conteúdo!

Estou te esperando por lá!

Até logo…

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário