Início » Saúde » Qual a importância da saúde mental e emocional infantil? Entenda sobre o assunto!

Qual a importância da saúde mental e emocional infantil? Entenda sobre o assunto!

6 minutos de leitura

A saúde mental infantil é um dos pontos que mais influenciaram no desenvolvimento da criança. Em geral, crianças que crescem com um emocional estável tendem a apresentar maior autocontrole em situações estressantes que saem do comum de sua rotina.

A infância é uma etapa decisiva para o desenvolvimento de uma pessoa adulta. As histórias e experiências vivenciadas pelas crianças durante esse período influenciam no comportamento quando elas crescem e se tornam adultas.

Ao longo deste texto, falarei de alguns pontos válidos para destacar em relação à saúde emocional de seu filho. Continue sua leitura e entenda o que é saúde emocional infantil e como ajudar o seu pequeno em casos de um emocional abalado.

O que é saúde emocional infantil?

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) define a saúde emocional infantil como um estado de bem-estar, o qual a criança encontra-se emocionalmente estável para lidar com suas atividades diárias com inteligência emocional e autonomia.

Esse estado de espírito engloba outros fatores que podem — ou não — influenciar na saúde mental, tanto dos adultos quanto das crianças. Conforme apontado pela instituição, um sono regulado, a realização de exercícios físicos e a resolução de problemas interpessoais são fundamentais para manter a mente estável.

Por fim, pode-se dizer que a saúde emocional infantil está relacionada diretamente com o desenvolvimento pessoal da criança. Ela pode ser considerada uma variável que se altera conforme o estado físico e psicológico dos pequenos.

O que é saúde emocional infantil?

Como contribuir para a saúde emocional do meu filho?

Infelizmente, a saúde emocional é um assunto negligenciado em nosso país, e, muitas das vezes, acaba sendo deixado de lado. Não à toa, estima-se que cerca de 10 a 20% do público infantil sofre com transtornos mentais e necessitam de tratamentos especializados. Um número meio alto, não acha?

Como chegou até aqui, acredito, mamãe, que você deseja fazer diferente! O número deste índice pode ser reduzido a partir de pequenas atitudes realizadas por nós, adultos, pensadas na saúde e bem-estar dos pequenos. As principais delas são:

1. Preste atenção nos sinais comportamentais da criança

O primeiro passo para contribuir com a saúde emocional de seu filho é escutá-lo. Contudo, essa missão nem sempre é tão simples quanto parece. Afinal, principalmente durante a adolescência, é comum que os pequenos escondam suas dores e sentimentos.

Aqui entra o potencial que toda mãe de menino tem: avaliar os traços comportamentais e, de uma maneira ou outra, prever aquilo que a criança está querendo expressar. Bom, quando estamos falando sobre uma saúde emocional abalada, existem algumas características bem claras de notar nas atitudes do seu filho. Por exemplo:

  • Agressividade;
  • Sinais de irritação e estresse frequentes;
  • Diminuição no desempenho escolar;
  • Terror noturno;
  • Timidez excessiva;
  • Dificuldade de concentração;
  • Transtornos alimentares;
  • Desânimo constante.

Esses comportamentos, ainda mais quando acontecem com frequências, são alertas que exigem a sua atenção.

2. Demonstre interesse pelos problemas da criança

Não basta saber reconhecer os problemas de seu pequeno, é preciso que você demonstre interesse por eles. Por mais simples que pareçam — como um desentendimento com o amiguinho ou nota baixa na escola — eles podem causar desapontamentos em uma criança, logo, afetando em seu psicológico.

Mostrar que seu filho não está sozinho é um grande passo para cuidar da saúde dele. Uma boa forma para você aderir é utilizar o método de educação positiva para auxiliar nesse processo.

Vale falar que o interesse deve ser demonstrado não apenas em momentos ruins, mas também nas pequenas conquistas feitas no dia a dia, como uma nota boa na escola, por exemplo.

Demonstre interesse pelos problemas da criança

3. Estimule a autoestima

A autoestima é um sentimento essencial para os pequenos se tornarem adultos confiantes, que conseguem defender o seu ponto de vista até o último recurso. Além disso, são mais seguros de si. Para isso, é preciso que seu filho sinta-se forte, preparado e capacitado para enfrentar qualquer tipo de desafio.

Conheça mais sobre o assunto no nosso conteúdo sobre a criação neurocompatível.

4. Mantenha a sinceridade acima de tudo

Por mais que pareça uma atitude protetora, esconder os problemas e aflições que atingem seu lar pode ser ainda mais prejudicial para as crianças. Afinal, elas são mais inteligentes do que podemos imaginar e conseguem captar facilmente o que está acontecendo no ambiente.

Esconder qualquer segredo de uma criança tende a gerar sentimentos negativos de culpa, solidão ou falta de pertencimento — que acabam deixando de ser compartilhados.

Ao passar a informação para seu filho, você controla como quer transmitir a mensagem e o que deseja que ele descubra do acontecimento. Assim, você evita que a criança utilize a criatividade para criar histórias irreais na cabecinha dela.

5. Transmita a sensação de pertencimento

Permitir que ela opine em pequenas decisões da família, como qual será o cardápio do dia, que filme infantil assistir ou qual roupa vestir, é essencial para sua saúde emocional. Essas atitudes transmitem segurança e confiança para os pequenos. Além disso, fazem com que eles se sintam parte de uma família e grupo social.

Qual é a relação entre saúde mental e o desenvolvimento infantil?

A primeira infância — período do nascimento do bebê até os seis anos — é o momento em que a criança tem maior capacidade de aprendizagem. Logo, seus desenvolvimentos cognitivo, físico e psicológico são melhores estabelecidos.

Com a saúde mental não é diferente. É durante esse período que a criança irá aprender a lidar com suas emoções, expressar os sentimentos e acalmar-se em momentos de tensão.

Como a saúde emocional afeta o desenvolvimento infantil?

Quando deixada de lado, a falta de saúde emocional na infância pode acarretar alguns efeitos maléficos para o desenvolvimento da criança, por exemplo:

  • Início de depressão;
  • Crise de ansiedade;
  • Transtorno e desregulação do humor;
  • Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH);
  • Estresse pós-traumático;
  • Transtorno Desafiador Opositivo.

Bom, esses transtornos são bastante preocupantes, não acha, mamãe? Contudo, eles podem ser evitados com a ajuda de uma mente leve e equilibrada.

Cuidar da saúde emocional e mental infantil é uma das diversas formas encontradas por nós, mamães, de deixar o mundo um lugar mais agradável para a criança viver. A meditação infantil pode ser outra maneira para aliviar o estresse dos pequenos e tranquilizá-los durante o dia a dia. Continue em nosso blog e saiba como aderir!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário