Início » Educação Infantil » O que é educação positiva?

O que é educação positiva?

7 minutos de leitura

A educação positiva é um método que se baseia no respeito mútuo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Seu objetivo, portanto, é encorajar crianças e adolescentes a serem pessoas responsáveis, respeitosas e resilientes. Definindo em termos didáticos, ela é o meio-termo entre autoritarismo e permissividade.

Também chamada de disciplina positiva, essa filosofia foi criada pela Dra. Jane Nelsen e seus colaboradores. Seus preceitos são baseados nos trabalhos de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs. Para atingir os objetivos, a educação positiva parte do pressuposto que todos aprendem com os erros, como mostra a Associação Disciplina Positiva Brasil.

Esse tópico te interessou? Então, continue sua leitura e saiba mais como educar seus filhos com base no diálogo, mas sem ser permissivo(a) demais! Aproveite e envie este conteúdopara outros papais e mamães que também gostarão de conhecer a educação emocional positiva. Vamos lá?

Como surgiu a educação positiva?

A educação positiva (EP) surgiu nos Estados Unidos nos anos 1920 a partir dos trabalhos de Alfred Adler. Ele alertava que mimar as crianças podia resultar em problemas sociais e comportamentais. A forma moderna da EP começou nos anos 1980 com Jane Nelsen, Lynn Lott e John Taylor.

Desde essa época, muitas pessoas têm se tornado adeptas dessa filosofia. Entre elas estão, escolas, educadores, papais, mamães e muitos outros. Os motivos para recorrer são vários e podem ir desde querer desenvolver a inteligência emocional até acertar na hora de dizer não aos filhos.

Como aplicar educação positiva?

Para aplicar a educação positiva é preciso dar espaço para as crianças, bem como saber a hora de intervir. De modo geral, essa filosofia consiste no meio-termo entre uma disciplina rígida e uma criação muito permissiva. Veja os principais passos para aplicar a educação positiva na sua casa:

  • Entenda que as regras valem para todos;
  • Trate as crianças com o respeito que você deseja receber;
  • Explique o porquê de cada uma das regras;
  • Reconheça os acertos na mesma proporção que mostra os erros;
  • Se for o caso, repreenda o comportamento, não a criança.

Para sintetizar cada um desses tópicos, pense na seguinte situação: seu filho tem aula no dia seguinte e faz birra para continuar brincando até mais tarde. Você poderia simplesmente dizer, de maneira ríspida, algo como “você não sabe se comportar! Vai para a cama agora porque eu estou mandando”.

Os papais e mamães que são adeptos da criação positiva reagem a essa situação de uma forma diferente. Um exemplo de resposta é: “você sabe que amanhã tem aula pela manhã. Dormir tarde vai prejudicar o seu dia. Vamos para a cama?”.

Por falar em estimular as crianças, você sabia que nós temos vários conteúdos que podem te ajudar? Por exemplo, acredito que você vai gostar de saber quais as cores que estimulam o aprendizado!

Quais são os 5 pilares da disciplina positiva?

A educação positiva se baseia em cinco pilares — ou princípios — básicos: respeito mútuo, pertencimento, eficácia a longo prazo, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e reconhecimento dos próprios limites. É preciso ter todos eles em mente durante a criação sob os preceitos dessa filosofia.

Veja mais sobre cada um deles e entenda melhor como começar a aplicar a educação emocional positiva nas crianças. Confira!

1. Respeito mútuo

O respeito mútuo é importante para tratar a criança como um indivíduo que tem vontades próprias e a personalidade singular. Isso não significa que você deixará de ser firme com ela, mas endente que o diálogo deve ser uma via de mão dupla. Ou seja, o rigor surge em conjunto com a gentileza.

Dessa maneira, o seu pequeno ou sua pequena entenderão que os pais são uma figura de autoridade. Porém, esse tratamento acontece de maneira natural, não uma imposição sem justificativa. Consegue perceber a diferença?

Esse conjunto de atos cria uma relação de respeito e liberdade entre todas as partes envolvidas. Além de tudo, ainda aumenta as possibilidades de estimular a inteligência emocional nas crianças.

2. Importância e pertencimento

Todo mundo aqui já foi criança e sabe como a sensação de pertencimento é importante para a criação de conexões. Na verdade, esse sentimento é fundamental até a nossa vida adulta, não é mesmo? Por esse motivo, na criação positiva é necessário dar importância ao que as crianças têm a dizer.

Escutar com atenção vai criar uma conexão muito mais forte entre pais e filhos. Além disso, é fundamental apoiá-los em suas decisões e acolhê-los durante suas angústias, mesmo que elas pareçam menores para nós, adultos. Por exemplo, que tal incentivar as crianças na hora de escolherer um esporte para praticar?

3. Eficácia a longo prazo

Os castigos físicos não ensinam. Na verdade, a criança fica amedrontada e deixa aquele comportamento de lado por conta do receio e da dor, não por entender o seu erro, como mostra um artigo publicado na revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. Além disso, causam muito mais efeitos negativos do que positivos.

Por esse motivo, a criação positiva incentiva que os papais e mamães reforcem o que foi combinado anteriormente: diálogo e respeito mútuo. Dessa maneira, as crianças são estimuladas a refletir sobre o seu comportamento e entender onde erraram. Esse comportamento desenvolve o autoconhecimento e o autocontrole.

Se você gosta de ter dicas de como criar seus filhos, aproveite para ler nossos outros conteúdos sobre educação infantil!

4. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Todos os tópicos anteriores ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças. Há uma frase muito conhecida que diz: “gentileza gera gentileza”. Isso também é verdade no caso da criação dos pequenos. Uma relação de respeito mútuo em casa os tornará pessoas que optam pelo diálogo em todas suas relações.

Ter uma criação que tem o respeito como foco é importante por inúmeros motivos. Além de ajudar na prevenção de problemas como o burnout materno, os filhos serão adultos mais empáticos, colaborativos e generosos.

5. Descoberta de potencialidades e limites

A criação baseada no respeito mútuo estimula as crianças a descobrirem seus próprios limites e habilidades. Tudo isso acontece com base no autoconhecimento adquirido ao longo do tempo. Isso acontece porque os erros não geram punições, mas, sim, aprendizado, confiança e autonomia.

Ou seja, seus filhos ficarão muito mais seguros de entender — e impor — seus limites. Esse tipo de atitude traz pontos positivos em várias esferas da vida. Desde a aceitação da pirâmide alimentar até as futuras relações pessoais.

O que você achou desses pilares da disciplina positiva? Conte aqui nos comentários se concorda com todos eles ou se é possível mudar algum!

O que é educação positiva na escola?

A educação positiva na escola se baseia em uma visão não punitivista. Então, ao invés de castigar e repreender por um erro ou uma tarefa não realizada, essa abordagem busca fazer com que a criança compreenda seus erros e aprenda com eles. Tal atitude é fundamental para uma melhor adaptação escolar.

A educação positiva é uma abordagem diferente do que é tido como tradicional para muitas pessoas. Por esse motivo, quebrar os ciclos pode ser uma tarefa trabalhosa, mas ela trará resultados na sua relação com os filhos.

Por falar nisso, uma ótima maneira de estreitar o laço com as crianças é passar um tempo de qualidade juntos. Dessa maneira, veja nossas dicas de roupa mãe e filho para estimular o gosto pela moda desde cedo!

Nos vemos no próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 3)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário