6 Cores que estimulam o aprendizado das crianças

O cérebro das crianças está em constante evolução e cada elemento externo tem uma influência, seja positiva ou negativa, por isso que precisamos pensar no impacto que cada um deles proporciona nos pequenos. Dentre tantos elementos, nós vamos explicar para vocês sobre as cores que estimulam o aprendizado.

Segundo Emilene de Cássia, especialista em Ensino de Artes Visuais, o universo infantil é extremamente colorido por alguns motivos: as cores estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, criatividade, raciocínio lógico, sensibilidade e memorização. Por isso que os ambientes infantis devem ser lúdicos e repletos de tonalidades.

Quer entender quais as cores que estimulam o aprendizado das crianças? É só continuar com a gente. Vamos te explicar como cada cor atua individualmente no corpo, ou seja, as sensações que elas transmitem. Assim fica mais fácil entender a harmonização entre elas, é tudo questão de equilíbrio.

1. Branco: quietude e paz

Já reparou que, na nossa época, as paredes das escolas eram brancas? Isso acontece porque as aulas expositivas, onde o professor chega e apresenta o conteúdo, era a maneira de aprendizado que era considerada a melhor, e as paredes brancas eram responsáveis por induzir a sensação de quietude e paz.

Mas já te aviso que esse método “quarto branco” está caindo em desuso. Entrar numa sala, sentar, não interagir e só ficar olhando ao que o professor fala é uma atitude muito passiva e não estimula o pensamento analítico dos alunos.

Portanto, o branco é a base para harmonizar com as demais cores desta lista, afinal, também precisamos de paz dentro da sala de aula, né?

crianca-com-roupa-branca

2. Amarelo: energia e ação

Alguém consegue zerar a energia de uma criança? Essa é uma tarefa bem difícil! Elas passam o dia inteiro pulando, brincando e se divertindo, e isso é bom, mostra que o desenvolvimento cerebral está ativado. O que nós precisamos fazer é canalizar essa energia para o aprendizado.

Segundo a pesquisa neurocientífica de Solange Depera Gelles, o amarelo quebra o bloqueio de raciocínio causado por fortes emoções, como ansiedade, tudo porque a cor atua no hipocampo, área da aprendizagem e memória.

Portanto, colocar elementos pontuais amarelos dentro da sala de aula/estudos é uma forma de ativar a energia intelectual das crianças. Também é um ótimo recurso para os pequenos que precisam de mais estímulo.

crianca-com-roupa-amarela

3. Vermelho: atitude e vigor

Quem nunca se espantou com as perguntas e opiniões sinceras das crianças? A coragem de falar os próprios pensamentos é tudo questão de atitude, algo muito estimulado com a cor vermelha, e nem precisa ser aquele vermelho vivo. É perfeito para incentivar as crianças nas aulas de educação física.

Além de estimular a extroversão, dinamismo, atitude e vigor, essa cor tem mais uma característica curiosa, ela também é responsável por concentrar. Apesar de parecer contraditório, isso acontece porque a cor atua na amígdala, a região que ativa a atenção e alerta corporal.

Por consequência, o corpo se conecta e fica atento a todos os movimentos, seja dos colegas de turma, da professora e até do conteúdo – o mais importante.

crianca-com-roupa-vermelha

4. Laranja: comunicação e positividade

Criatividade, confiança, vitalidade, positividade e comunicação, tudo isso a cor laranja estimula nos pequenos. Algo que eles já possuem e nós direcionamos para o aprendizado.

Confiança para assinalar a questão da prova, alegria para descobrir novas informações, vitalidade para brincar com os amigos no recreio e, além de tudo isso, incentivo à comunicação e auxilia na a amizade entre crianças.

Toda essa energia é importante? Não atrapalha?” Olha só, o cérebro gasta muita energia para aprender coisas novas, o que causa um cansaço, é natural. E nós entendemos – muito bem – que o corpo cansa de sentar na cadeira e estudar.

Por isso ter um ambiente lúdico, repleto da tonalidade laranja unida com as demais dessa lista, é ideal para promover o bem-estar corporal e tornar o aprendizado menos exaustivo e mais interessante.

crianca-com-roupa-laranja

5. Roxo: criatividade

O roxo é a cor da criatividade, e o mais interessante disso é que essa habilidade não é estimulada apenas numa região cerebral como a vermelha, amarelo ou a verde que veremos logo mais.

Essa habilidade vem da sinapse e conexão de diferentes áreas cerebrais, esse é o detalhe, o roxo é a tonalidade que incentiva o cérebro por inteiro. É a cor que acende aquela famosa lâmpada da ideia.

No âmbito escolar, a criatividade é útil em todas as matérias. Na arte é óbvio, é a matéria que te dá a liberdade de imaginar, cantar, desenhar, dançar, criar, moldar e dar vida ao que passa na cabeça.

Contudo, até em matérias analíticas a criatividade é importante. Por mais que tenham métodos de resolução de exercícios padronizados é essencial ter a habilidade de unir pontos, conceitos e ideias que aparentemente não tem relação.

Tem crianças que são mecânicas e preferem fazer contas no papel, enquanto outras já conseguem mentalizar a equação e chegar ao mesmo resultado, o legal é que ambas precisam realizar a interpretação dos problemas matemáticos para chegar até a solução.

Aprofunde neste assunto, leia também como estimular a criatividade dos pequenos, as dicas são úteis e práticas.

crianca-com-roupa-roxa

6. Verde: tomada de decisão

O verde é uma cor que ativa o córtex pré-frontal, a região do cérebro localizada na testa. Ela é muito importante porque tem a função de tomar decisões. Pense bem, é um ótimo recurso para estimular os pequenos a terem as próprias escolhas.

Bom, no universo das crianças, escolher a cor do lápis, se vai participar ou não da brincadeira com os amiguinhos, se faz uma pergunta para a professora agora ou deixa passar é uma questão para decidir. São nesses pequenos momentos que as crianças aprendem.

E então, como você irá harmonizar essas cores? Lembre-se que a intensidade das cores, fortes ou fracas, também trazem sensações corporais diferentes. As tonalidades fortes estimulam energicamente, as suaves tranquilizam e acalmam.

Que tal continuar aprendendo mais sobre o universo do conhecimento? Aproveite para ler e entender como aprender brincando. O post está recheado de ideias bem legais.

Nos vemos por lá!

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados