Amizade entre crianças: entenda a importância

Compartilhar momentos de alegria ou de dor com alguém próximo é fundamental para a saúde mental de qualquer pessoa, não é mesmo? Na infância, a amizade entre crianças é importante pois, esse é um dos primeiros passos para a formação de uma pessoa empática, com responsabilidade afetiva e de comunicação eficaz.

A relação de companheirismo que seu filho ou filha estabelecem com outro ser humano da mesma idade é vital para o bom desenvolvimento cognitivo e motor deles! Os pequenos passam a ampliar as experiências de vida e compreendem que o mundo vai além da sua casa.

Veja quais são as vantagens de promover a amizade entre crianças e como mamães e papais possuem um papel essencial na construção de novos relacionamentos saudáveis na vida infantil.

Conheça os benefícios da amizade entre crianças

Listamos os principais benefícios que a amizade traz para os pequenos! Veja mais:

1) Identificação com o próximo

Ao se relacionar com outra pessoa da mesma faixa etária, a criança troca vivências e saberes durante as atividades que realizam em conjunto. Durante esse processo, ela reconhece similaridades com o próximo, seja em termos de aparência, gostos ou educação formal. A interação entre as crianças abre portas para a curiosidade de descobrir mais sobre o outro e criar novas conexões.

2) Amplia a rede de apoio emocional

Considerando que a amizade parte do princípio de identificação, nos sentimos mais abertos a compartilhar pensamentos e sensações que nos acometem durante o dia. Isso acontece desde os nossos primeiros meses de vida. Conforme envelhecemos e ampliamos nossa rede de contato, a amizade se torna um pilar importante para lidar com sentimentos bons e ruins que vivenciamos.

3) Melhora as habilidades de comunicação

Para as crianças, o momento de compartilhar ideias, discutir qual será a próxima brincadeira e ensinar coisas novas uma para a outra são ótimas oportunidades criadas a partir do diálogo que existe em uma amizade saudável! A conversa é uma prática essencial para que as capacidades de comunicação evoluam da melhor maneira na fase infantil.

4) Estimula o senso crítico

Já parou para pensar como o coleguinha da sua filha desempenha uma função importante na construção do senso crítico dela? Pelo fato dos pais terem grande representação na vida da criança, os pequenos começam a ter contato com opiniões diversas quando estabelecem uma relação de amizade fora de casa.

O confronto de ideias estimula a criança a refletir sobre a própria opinião e decidir se faz sentido para ela ou não de acordo com os valores que lhes foram passados. Dessa maneira, a amizade entre crianças motiva as noções de respeito ao próximo, resolução de conflitos e argumentação para defender seu ponto de vista.

5) Traz momentos de diversão para as crianças

A atividade preferida das crianças é brincar, seja com jogos de tabuleiros, com bola ou pega-pega! A ludicidade dessas brincadeiras está constantemente presente nas amizades entre os menores, o que é perfeito para que o exercício físico faça parte da rotina infantil.

Previsto como direito fundamental pelo Estatuto da Criança e do Adolescente da Unicef Brasil, o ato de brincar com os amigos cria momentos de alegria e desenvolve a coordenação motora dos seus filhos. No blog da Brandili, você encontra jogos e brincadeiras infantis que são super criativos e práticos para você ensinar aos pequenos!

6) Mostra que as vontades da criança não são as únicas do mundo

Muitos pais sentem que é um grande desafio negar algo aos filhos, ensinando-os indiretamente que as vontades deles devem prevalecer independente da situação.

Ao ter contato com pessoas diferentes e que não fazem parte dessa dinâmica familiar, a criança precisa lidar com o novo cenário que não a coloca mais como o centro das atenções. A amizade entre as crianças traz grande contribuição para que o comportamento dos pequenos seja mais empático e respeite os limites do outro.

Saiba como estimular seus filhos a desenvolverem amizades na infância

As crianças são conhecidas pela facilidade costumeira de criar amizades naturalmente. Contudo, há diversas ações que você, mamãe, pode praticar para estimular esse tipo de conexão na fase infantil. Para os pequenos com personalidade mais tímida, a ajuda que os pais e educadores oferecem é fundamental para que a criança sinta mais segurança na hora de criar vínculos afetivos.

Elencamos alguns exemplos de atitudes que você pode fazer no cotidiano das crianças. Confira:

  • Converse com seus filhos sobre a importância de criar boas relações com outras pessoas e pergunte o que eles pensam sobre isso;
  • Compartilhe com eles a sua própria história de amizades durante a infância e como ela trouxe momentos felizes para você;
  • Promova bons momentos de socialização: leve-as para passear no parque, matricule em aulas de música para turmas infantis ou permita que elas brinquem com outras crianças do condomínio;
  • Estimule seus filhos a participarem dos eventos escolares;
  • Faça questão de conhecer os novos coleguinhas da criança e observe se a dinâmica entre eles é saudável;
  • Crie uma relação de proximidade com os pais da outra criança para que você tenha certeza de que seus filhos estarão em segurança quando o encontro entre os pequenos acontecer na casa do outro.

Em tempos de pandemia e isolamento, garanta que esse contato não se perca com a distância. Para isso, você pode entrar em contato com os adultos responsáveis pelo amiguinho do seu filho e combinar videochamadas entre eles.

Vale ressaltar também a importância de estabelecer contato frequente com os educadores das crianças para acompanhar o desenvolvimento dos pequenos no aspecto das relações afetivas. É vital que o canal de comunicação entre pais e escola esteja sempre aberto, para que ambos trabalhem em conjunto quando for observado comportamentos de isolamento da criança.

Com todas essas dicas, você estará mais preparado para lidar com as novas amizades desenvolvidas pelos seus filhos e sentirá tranquilidade na hora de ensiná-los a ser um bom amigo para seus coleguinhas.

Mesmo que a criança, com o tempo, perca o contato com os primeiros amiguinhos, aprenda a enxergar os benefícios que esse tipo de situação trouxe para a maturidade da criança.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo que trouxemos hoje para você! Compartilhe nos comentários a sua opinião sobre o assunto e continue acompanhando o blog da Brandili para aprender mais sobre maternidade e o mundo infantil!

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados