Início » Dicas » Filmes educativos na Netflix: 9 opções infantis

Filmes educativos na Netflix: 9 opções infantis

7 minutos de leitura

Você sabia que filmes podem oferecer bons ensinamentos educativos para as crianças? Pois é, eles podem dar excelentes lições de vida, além de oferecer ótimos momentos de entretenimento com toda família. Algumas obras podem ajudar a estimular a criatividade, ensinar valores, virtudes e aprendizados que os pequenos levaram para o resto da vida.

Alguns títulos podem abordar temas sobre amizade, empatia, sustentabilidade, convivência social e responsabilidade. Uma dica muito importante é se atentar à classificação indicativa para cada idade, respeitando os limites de conteúdo que podem ser sensíveis para crianças muito pequenas.

Sabendo disso, confira nossa lista de 9 filmes infantis e educativos da Netflix. Boa leitura!

1. Matilda (1996)

Vamos começar com um clássico da comédia estadunidense? Esse filme conta a história de Matilda, uma criança brilhante que tem que lidar com pais complicados. Apesar de terem esquecido de matricular a criança na escola, Matilda tem um desejo de aprendizado enorme.

Matilda

No entanto, apesar de tantas adversidades, a inteligência e a gentileza da protagonista fazem com que amizades incríveis apareçam e mudem a vida de Matilda. O final nós não vamos contar, mas garantimos que despertará algumas lágrimas de emoção e felicidade!

  • Classificação indicativa: Livre

2. Escola de Rock (2003)

Lembra do filme Pequenos Espiões, de 2001? Se você ama a história, com certeza não vai se desapontar com Escola de Rock, a comédia de temática musical que é do mesmo diretor. A narrativa gira em torno do guitarrista Dewey que, após ser expulso da sua banda, finge ser professor numa escola particular e passa a dar aula de música.

escola de rock jack black

Ao perceber o talento de seus alunos, o guitarrista tem a ideia de inscrevê-los na Batalha de Bandas que está chegando, finalmente alcançando o seu sonho de ser um astro do rock.

Com a atuação incrível de Jack Black, é certeza que as trapalhadas do protagonista vão tirar boas risadas da criançada, ao mesmo tempo que ensina-as a importância de seguir as suas ambições e sempre agir com o coração.

  • Classificação indicativa: 12 anos.

3. O Expresso Polar (2004)

A primeira animação da nossa lista é de classificação livre e é perfeita para passar uma profunda mensagem sobre amizade para os pequenos. O filme começa com um menino franzino e cheio de dúvidas que toma a decisão de pegar uma carona com um trem em direção ao Polo Norte.

O Expresso Polar

Essa aventura proporciona uma jornada de autodescobrimento para o garoto, que percebe que as maravilhas da vida nunca vão embora para aqueles que acreditam.

  • Classificação indicativa: Livre.

4. O Mundo dos Pequeninos (2012)

Um filme inspirador para ensinar sobre diferentes realidades de forma descontraída, O Mundo dos Pequeninos conta a história de Arritetty e sua família de seres pequenos, que moram debaixo de uma antiga casa e sobrevivem roubando comida e objetos da casa dos humanos. A guinada do filme acontece quando ela conhece Shawn, um menino de tamanho ‘normal’ que sofre de um sopro no coração e, por isso, é bem solitário.

O Mundo dos Pequeninos

Lampejos de felicidade passam a colorir a vida do menino depois de iniciar uma amizade com a protagonista, mas a sua presença coloca o segredo da família de Arritetty em risco e decisões difíceis de ambas as partes precisam ser feitas.

Além dos visuais do Studio Ghibli serem lindos a ponto de tirar o fôlego, recomendamos este filme por conta de seus ensinamentos sobre a importância de não fugir dos problemas, por mais que o medo seja grande.

  • Classificação indicativa: Livre.

5. Hotel Transilvânia (2012)

Com a voz do protagonista sendo interpretada pelo comediante Adam Sandler, é certeza que ninguém terminará o filme sem gargalhar pelo menos uma vez. A história começa quando o Conde Drácula prepara, em seu hotel para monstros, uma festa de aniversário para a sua filha Mavis.

Hotel Transilvânia

Em meio a essa celebração com convidados como a Múmia e o Frankenstein, o inocente humano Jonathan aparece e acredita estar numa festa à fantasia. Para a infelicidade de Drácula, o garoto e sua filha começam a desenvolver uma paixonite que contraria todas as regras milenares do mundo dos monstros.

E que tal aproveitar o clima fantasioso e imaginativo do filme para fazer alguns truques de mágica com as crianças depois? Além de divertir a família inteira, essa brincadeira é ótima para desenvolver a criatividade, as habilidades e a retenção de dados dos pequenos!

  • Classificação indicativa: Livre.

6. Sitara: Sonhando com as Estrelas (2020)

Na verdade, Sitara é um curta-metragem animado de apenas 15 minutos, porém, cada segundo é tão poderoso que precisávamos incluir essa recomendação. A diretora, que é vencedora de um Oscar, escreveu essa obra com o intuito de criar reflexões sobre o casamento infantil e como isso afeta a vida de várias meninas ao redor do mundo ainda no nosso tempo.

Sitara: Sonhando com as Estrelas

Apesar de ser uma temática séria, o visual e o roteiro do filme foram muito bem construídos para que crianças de todas as idades possam assistir tranquilamente e reforçar a cultura de que as mulheres devem ser vistas e tratadas com justiça, respeito e dignidade desde a infância.

  • Classificação indicativa: Livre.

7. A Viagem de Chihiro (2003)

A Viagem de Chihiro é uma animação japonesa daquelas que ficam na nossa memória para sempre. Com uma história cativante com muitos detalhes, é uma daquelas obras em que devemos assistir mais de uma para entender todas as nuances da história e os seus mistérios.

A Viagem de Chihiro

Ao descobrir que sua família vai se mudar para uma nova cidade, Chihiro, de 10 anos, fica nada contente com a história, ficando muito furiosa. Ao pegar um atalho para a nova cidade, seu pai encontra um pequeno vilarejo com tendas cheias de comida e ninguém por perto.

Quando anoitece, seus pais são transformados em porcos e um mundo mágico aparece através dos olhos da pequena Chihiro. O enredo mostra a evolução emocional da criança que terá que ter muita coragem para conseguir salvar a sua família.

  • Classificação indicativa: Livre.

8. A Fera do Mar (2022)

Em A Fera do Mar, um marinheiro corajoso deixa o seu mundo aconchegante para se aventurar em águas desconhecidas com monstros e criaturas perigosas. Durante uma de suas viagens, se depara com um grande monstro marinho que, surpreendentemente, se torna o seu aliado para todas as aventuras.

A Fera do Mar

A narrativa do filme se transforma quando a pequena Maisie resolve adentrar o navio de maneira clandestina, sem a permissão do caçador. O filme aborda a relação dos homens com outros animais que proporciona grandes emoções. A obra nos mostra que nem sempre livros e histórias são reais, mas que devemos criar a nossa própria história.

  • Classificação indicativa: Livre.

Leia também: 8 filmes nacionais inspirados em livros infantis.

9. Meu Amigo Totoro (1988)

Uma obra clássica excelente para quem busca filme infantil educativo na Netflix é Meu Amigo Totoro. A história descreve a vida de uma família, onde duas irmãs, Satsuki e Mei, vivem aventuras criadas por suas imaginações inspiradas no folclore japonês. Elas criam um contexto imaginário para lidar com a ausência dos pais, até o momento em que encontram criaturas adoráveis, os Totoros.

Meu Amigo Totoro

As aventuras vividas pelas duas irmãs e seus amigos espíritos da floresta podem ensinar várias lições de vida para os pequenos, além da diversão e emoção que essa história pode proporcionar.

Esperamos que nossas dicas de filmes educativos da Netflix tenham te ajudado a escolher bons títulos para assistir em família. Uma dica muito importante é criar uma conta especialmente para as crianças, dessa maneira, você poderá ter um controle muito maior de filmes e séries que aparecem para o seu filho assistir.

Continue navegando pelo nosso site e conheça outros conteúdos parecidos que podem ser do seu interesse. Confira também nossa seleção com 4 filmes infantis que contam histórias de amizade. Veja!

Até a próxima!

3.7/5 - (Total de avaliações: 12)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário