Filmes educativos na Netflix: 6 opções infantis

Sabia que alguns filmes podem ser considerados verdadeiros métodos pedagógicos? Nesse período atual em que as crianças estão passando muito tempo em casa, é essencial conhecer formas alternativas de aprendizado que ainda oferecem momentos de entretenimento e diversão para os pequenos, ou até mesmo, para toda a família.

Para te ajudar a identificar as melhores opções de filmes infantis educativos disponíveis na Netflix, nós, da Brandili, separamos algumas recomendações de vários gêneros que incluem lições sobre amizade, empatia, sustentabilidade, convivência social e responsabilidade.

Ah, e as mamães podem ficar tranquilas que não esquecemos de falar qual a classificação indicativa de cada obra! Vem conferir a nossa lista organizada de maneira crescente pela data de lançamento dos filmes e prepare uma noite de cineminha super divertida e repleta de ensinamentos:

1. Matilda (1996), de Danny DeVito

Vamos começar com um clássico da comédia estadunidense? Esse filme conta a história de Matilda, uma criança brilhante que tem que lidar com os seus pais. Apesar de terem esquecido de matricular a criança na escola, Matilda tem um desejo de aprendizado enorme.

No entanto, apesar de tantas adversidades, a inteligência e a gentileza da protagonista fazem com que amizades incríveis apareçam e mudem a vida de Matilda. O final nós não vamos contar, mas garantimos que despertará algumas lágrimas de emoção e felicidade! A classificação é livre, então todas as crianças podem assistir e aprender que é possível contornar as adversidades da vida.

2. Escola de Rock (2003), de Richard Linklater

Lembra do filme Pequenos Espiões, de 2001? Se você ama a história, com certeza não vai se desapontar com Escola de Rock, a comédia de temática musical que é do mesmo diretor. A narrativa gira em torno do guitarrista Dewey que, após ser expulso da sua banda, finge ser professor numa escola particular e passa a dar aula de música

Ao perceber o talento de seus alunos, o guitarrista tem a ideia de inscrevê-los na Batalha de Bandas que está chegando, finalmente alcançando o seu sonho de ser um astro do rock.

Com a atuação incrível de Jack Black, é certeza que as trapalhadas do protagonista vão tirar boas risadas da criançada, ao mesmo tempo que ensina-as a importância de seguir as suas ambições e sempre agir com o coração.

A classificação indicativa é de 12 anos, então, esse filme é para assistir com os mais crescidinhos! E as decisões de vida questionáveis do guitarrista também dão uma ótima oportunidade para os pais conversarem sobre educação financeira, um tópico que é essencial nessa idade.

3. O Expresso Polar (2004), de Robert Zemeckis

A primeira animação da nossa lista é de classificação livre e é perfeita para passar uma profunda mensagem sobre amizade para os pequenos. O filme começa com um menino franzino e cheio de dúvidas que toma a decisão de pegar uma carona com um trem em direção ao Polo Norte.

Essa aventura proporciona uma jornada de autodescobrimento para o garoto, que percebe que as maravilhas da vida nunca vão embora para aqueles que acreditam.

4. O Mundo dos Pequeninos (2012), de Hiromasa Yonebayashi

Um filme inspirador para ensinar sobre diferentes realidades de forma descontraída, O Mundo dos Pequeninos conta a história de Arritetty e sua família de seres pequenos, que moram debaixo de uma antiga casa e sobrevivem roubando comida e objetos da casa dos humanos. A guinada do filme acontece quando ela conhece Shawn, um menino de tamanho ‘normal’ que sofre de um sopro no coração e, por isso, é bem solitário.

Lampejos de felicidade passam a colorir a vida do menino depois de iniciar uma amizade com a protagonista, mas a sua presença coloca o segredo da família de Arritetty em risco e decisões difíceis de ambas as partes precisam ser feitas.

Além dos visuais do Studio Ghibli serem lindos a ponto de tirar o fôlego, recomendamos este filme por conta de seus ensinamentos sobre a importância de não fugir dos problemas, por mais que o medo seja grande. A classificação é livre, então junte toda a família!

5. Hotel Transilvânia (2012), de Genndy Tartakovsky

Com a voz do protagonista sendo interpretada pelo comediante Adam Sandler, é certeza que ninguém terminará o filme sem gargalhar pelo menos uma vez. A história começa quando o Conde Drácula prepara, em seu hotel para monstros, uma festa de aniversário para a sua filha Mavis.

Em meio a essa celebração com convidados como a Múmia e o Frankenstein, o inocente humano Jonathan aparece e acredita estar numa festa à fantasia.

Para a infelicidade de Drácula, o garoto e sua filha começam a desenvolver uma paixonite que contraria todas as regras milenares do mundo dos monstros.

Com lições super descontraídas sobre preconceitos e as dificuldades que podem surgir entre pais e filhos, esse filme de classificação livre é surpreendentemente inspirador.

E que tal aproveitar o clima fantasioso e imaginativo do filme para fazer alguns truques de mágica com as crianças depois? Além de divertir a família inteira, essa brincadeira é ótima para desenvolver a criatividade, as habilidades e a retenção de dados dos pequenos!

6. Sitara: Sonhando com as Estrelas (2020), de Sharmeen Obaid-Chinoy

Na verdade, Sitara é um curta metragem animado de apenas 15 minutos, porém, cada segundo é tão poderoso que precisávamos incluir essa recomendação. A diretora, que é vencedora de um Oscar, escreveu essa obra com o intuito de criar reflexões sobre o casamento infantil e como isso afeta a vida de várias meninas ao redor do mundo ainda no nosso tempo.

Apesar de ser uma temática séria, o visual e o roteiro do filme foram muito bem construídos para que crianças de todas as idades possam assistir tranquilamente e reforçar a cultura de que as mulheres devem ser vistas e tratadas com justiça, respeito e dignidade desde a infância.

E aí, gostou das nossas dicas de filmes educativos para assistir na Netflix com as crianças? Não se esqueça que, se for criar uma conta só para os pequenos, o aplicativo de streaming tem a opção de aplicar o Modo Infantil no perfil.

E se quiser continuar descobrindo com a Brandili formas alternativas de aprendizado para divertir e educar os pequenos, leia o nosso post sobre um grande aliado da quarentena, o Youtube.

Até a próxima!

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados