Início » Dicas » 8 filmes nacionais inspirados em livros infantis

8 filmes nacionais inspirados em livros infantis

3 minutos de leitura

A literatura infantil do Brasil é repleta de clássicos que marcam gerações. De tão incríveis, algumas dessas histórias saíram dos livros e ganharam vida nos cinemas. Quem não lembra do Menino Maluquinho? São vários títulos que emocionam adultos e pequenos. Para relembrar, fizemos uma lista com 8 produções infantis brasileiras inspirados na nossa literatura. Temos certeza que você e seu pequeno vão adorar!

1. Menino Maluquinho (1995)

O clássico de Ziraldo traz a história de um menino que vive rodeado de amigos e brincadeiras, porém enfrenta um momento difícil com a separação dos seus pais. É quando o seu avô Passarinho o convida ele e toda a sua turma para passar as férias em seu sítio. De forma simples e cheia de sensibilidade, esse filme encanta gerações!

2. Eu e Meu Guarda-Chuva

Inspirado no livro escrito por Branco Mello, narra a história de Eugênio, um menino de 11 anos que vive com seu guarda-chuva, herdado de seu avô. Junto com Cebola, seu melhor amigo, vive grandes aventuras para resgatar Frida, sua grande paixão!

3. Meu Pé de Laranja Lima

Derivado do clássico da literatura brasileira, o filme traz a história do pequeno Zezé que, diante de uma vida dura e pobre, encontra saída em sua imaginação. Assim, nasce a amizade com Minguinho, um pé de laranja-lima, com quem passa a brincar e bater papo.

4. Turma da Mônica – Uma aventura no tempo (2007)

A Turma de Maurício de Souza sai dos quadrinhos e ganha as telas para uma viagem no tempo! Quando Cebolinha e Cascão, para fugir de Mônica e seu coelhinho, invadem o laboratório de Franjinha, mal poderiam imaginar na aventura que viria pela frente!

5. As aventuras do avião vermelho (2014)

Inspirado no clássico de Érico Verissimo, conta a história do pequeno Fernandinho que, após perder a mãe, acaba se tornando um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai… Até que um livro de infância do pai lhe devolve a alegria. O pequeno, então, mergulha no universo da literatura e vive grandes aventuras!

6. Corda bamba, a história de uma menina equilibrista (2013)

Baseado no livro de Lygia Bojunga Nunes, o filme conta a história de Maria, uma menina de 10 anos, filha de equilibristas. Criada no circo pelos padrinhos, a pequena se muda para a cidade grande para morar com sua avó. A partir daí, ela enfrenta algumas dificuldades para se adaptar à nova vida e para compreender o passado de seus pais.

7. O menino no espelho (2014)

Baseado no romance de Fernando Sabino, com traços autobiográficos do escritor, o filme conta a história de um menino que está cansado de fazer as coisas chatas da vida e sonha em criar um sósia que realize essas tarefas enquanto ele se diverte. E não é que um dia isso acontece?

8. Pequenas histórias (2007)

Enquanto costura uma colcha de retalhos, sentada em uma varanda em algum lugar de Minas Gerais, uma senhora relembra contos que ouviu no decorrer de sua vida. Essa é uma linda viagem pela literatura oral. Afinal, quem conta um conto, aumenta um ponto!

Prepare a pipoca, chame as crianças e aperte o play!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário