Início » Dicas » 9 dicas para organizar a rotina doméstica com um bebê

9 dicas para organizar a rotina doméstica com um bebê

6 minutos de leitura

Para saber como organizar a rotina da casa com um bebê, é preciso lembrar que, a partir de agora tudo vai mudar. A mamãe passa por mudanças físicas e aprender a lidar com tarefas do dia a dia com o filho é extremamente fundamental. Além disso, é preciso ter cuidado para não se esgotar mentalmente.

Em outro post, nós demos dicas de como conciliar a rotina de trabalho e filhos. Neste, especificamente, falaremos da organização doméstica com um bebê. Dessa maneira, lembre que tudo que falaremos por aqui pode — e deve — ser adaptado à sua realidade, ok?

Antes de continuar a leitura, envie este conteúdo para outra pessoa que vai dividir as tarefas da casa com você: seu companheiro, sua companheira, sua mãe etc. Vamos lá? Confira nossas 9 dicas para ter uma rotina com o bebê!

1. Tenha um horário para dormir

O primeiro passo para a organização da rotina é manter um horário certo para dormir. Isso vale tanto para você quanto para os pequenos. Com o tempo, os corpos dos bebês entenderão que a hora de deitar se aproxima e já começarão a relaxar, antes mesmo de ir para a cama.

O horário ideal para o bebê dormir à noite é entre às 20h e 21h, como já falamos em outro post. Além disso, esse hábito pode trazer inúmeros benefícios para a sua criança. Por exemplo, estímulo de crescimento e até aumento da capacidade de aprendizado.

2. Defina o tempo certo para a amamentação

A hora certa para a amamentação é tão importante quanto dormir sempre no mesmo horário. Por esse motivo, procure alimentar seu bebê de maneira regular no mesmo momento do dia. Isso deve ser feito mesmo que ele não esteja com fome. Conforme ele se acostuma com esse hábito, já entenderá que a hora de mamar chegou.

Adicionar essa “tarefa” na rotina com bebê de 3 meses é muito importante para a saúde dos pequenos. Uma forma de fazer isso é recorrer ao método EASY: sigla em inglês para Alimentação (Eating), Atividades (Activity), Sono (Sleep) e Você (You). Para entender mais sobre como ele funciona, veja nosso post sobre como montar uma rotina para o recém-nascido!

3. Respeite a hora do lazer

Assim como as obrigações, o tempo de diversão também deve ter hora certa. Antes que você pense que isso tira a descontração do momento, veja pelo lado positivo. Por exemplo, saber que há um período do dia no qual você aproveitará para curtir com o seu pequeno faz com que você esqueça outras obrigações e aproveite com ele.

Isto significa que o tempo que vocês passarão juntos será de qualidade e estreitará os laços entre mamãe e bebê. Afinal, nós todas sabemos como é fácil se deixar levar pelo trabalho e não curtir os pequenos momentos da vida. Por esse motivo, respeite ao máximo o horário dessa tarefa com os seus filhos.

Por falar nisso, quem gosta de pets pode aproveitar esse momento para brincar com os cachorros que as crianças amam!

4. Tome banho no mesmo horário

Você já percebeu como o respeito aos horários é importante na hora de criar uma rotina com bebê, não é mesmo? Isso vai te ajudar, inclusive, a conciliar a maternidade e o trabalho. Por esse motivo, tente sempre tomar banho na mesma hora do dia. Essa atitude pode trazer benefícios para você e para o seu filho.

Por exemplo, pode ser um momento do seu companheiro ou da sua companheira curtir a sós com a criança. Além disso, dar banho no bebê na mesma hora pode fazer parte da rotina do sono. Com isso, o corpinho dele já vai relaxando e a hora de dormir fica muito mais tranquila.

5. Prepare as refeições da semana

O ideal é recorrer a refeições que podem ser congeladas. Assim, você as prepara em um dia mais tranquilo para você — pode ser no domingo, por exemplo — e, conforme os dias passam, basta esquentá-las no micro-ondas e aproveitar a praticidade. Atualmente, existem diversos conteúdos na internet que ajudam a pensar no cardápio semanal.

Com relação aos bebês recém-nascidos, as refeições precisam ser planejadas pensando em respeitar a pirâmide alimentar infantil, com todos os nutrientes necessários para os pequenos. Se for o caso, consulte um nutricionista para decidir sobre quais alimentos servir.

6. Divida as tarefas de casa

Cá entre nós, a rotina com bebê recém-nascido é cansativa e consome muito das mamães. Por esse motivo, minha dica é: não faça tudo sozinha. Divida as tarefas de casa com outra pessoa. Caso você more com seu companheiro ou companheira, converse e divida os afazeres domésticos. Além de contribuir para a organização do lar, isso pode melhorar a relação entre vocês.

Contudo, se você é mãe solo, recorra a sua mãe, uma amiga próxima ou, se possível, uma diarista. Ter outra pessoa para dividir as tarefas domésticas ajuda a evitar um problema sério na vida de muitas mulheres: o burnout materno, que é o esgotamento físico e mental devido à maternidade.

7. Deixe tudo pronto para o dia seguinte

Antes de dormir, separe uns minutos para preparar tudo que precisa no dia seguinte. Por exemplo, escolha quais serão os looks para deixar sua criança na moda, qual será a sua roupa, tire as marmitas do congelador para que elas fiquem menos tempo no micro-ondas etc.

Ao fazer isso, você dorme mais despreocupada. Afinal, sabe que tudo já está preparado para o próximo dia. Além disso, pode até se dar ao luxo de ficar uns minutinhos a mais na cama. ?

8. Faça listas

Sabe aqueles dias que temos tanta coisa para fazer que nem sabemos por onde começar? Fazer listas pode te ajudar a organizar o pensamento e ver que é possível realizar tudo com calma. O simples fato de externalizar tudo já ajuda bastante na hora de planejar a própria rotina.

As listas podem ser numeradas — como esta que você está lendo — e precisam se adaptar à sua realidade. Os temas para elas são inúmeros e aqui no nosso blog nós temos muitas. Veja nossos conteúdos sobre maternidade e confira dicas e listas, tire suas dúvidas e aumente seu conhecimento!

9. Use uma lousa a seu favor

Para finalizar, tenha um lugar para anotar alguns pontos importantes da sua rotina! Por exemplo, uma lousa mágica pode ser muito bem-vinda nesses momentos. Você pode anotar horários de consultas, quem vai realizar uma tarefa doméstica e por aí vai. Além disso, conforme os filhos crescem, eles também poderão se organizar por ela.

Ter um lugar assim para anotar pontos importantes do dia pode ser uma boa forma de organizar uma planilha de rotina para os filhos! Basta criar e manter esse hábito ao longo dos anos.

Ter uma rotina doméstica com um bebê não é uma tarefa simples. Porém, as nossas dicas podem facilitar muito na hora de planejar os dias e se adaptar ao novo morador da sua casa. Com o tempo, tudo ficará mais fácil e você vai perceber que valeu a pena investir nesse hábito.

Como falamos, planejar o dia seguinte é um ponto importante da rotina com o bebê. Principalmente quando o assunto é pensar qual roupa será usada. Para te ajudar nessa escolha, veja nossas dicas de looks mamãe e filho para combinar e acertar no visual!

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário