Início » Dicas » Qual o melhor cachorro para crianças? Conheça as 13 raças mais indicadas!

Qual o melhor cachorro para crianças? Conheça as 13 raças mais indicadas!

10 minutos de leitura

Os melhores cachorros para crianças são as raças dóceis, afetuosas e fáceis de cuidar, como Beagle, Labrador e outros. Contudo, a escolha do melhor cachorro para criança dependerá de alguns fatores como: espaço disponível para o pet, temperamento da criança, estilo de vida da família etc.

Independentemente da raça do animal, dar um cachorro para as crianças pode trazer benefícios, como o desenvolvimento emocional, fortalecimento do sistema imunológico e redução da ansiedade. Sem contar que uma casa fica muito mais alegre com a companhia dos pets, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos uma lista com as 13 melhores raças de cachorro para crianças. Já mande este post para o marido ou para esposa para ajudar na hora de convencê-lo(a) a adotar um filho de quatro patas e veja qual doguinho melhor se encaixa à sua família!

1. Beagle

Beagles são pequenos, amigáveis e muito tolerantes. Além disso, essa raça tem muita energia para acompanhar todas as brincadeiras da sua criança. Com um tamanho que varia entre 30 e 40 centímetros do topo da cabeça até o chão, ele pode ser perfeito para quem mora em apartamento.

Nesse caso, lembre-se de fazer passeios regulares para não estressar o seu bichinho, ok? Os beagles amam explorar, passeios ao ar livres, correr e brincar muito. Por conta disso, eles são considerados por muitos o cachorro ideal para criança!

Cachorro adulto da raça Beagle

2. Poodle

O poodle é uma raça leal que não se estressa com facilidade e dificilmente fica irritado. Seu tamanho pode variar muito — entre 24 e 60 cm! Então, cabe a você e à sua família decidirem se esse pode ser o pet ideal para vocês.

Apesar de ser bem peludo e precisar de tosas regulares, o poodle não solta tantos fios pela casa, tornando-o “amigável” para quem tem alergia e para quem prioriza não ter que aspirar a casa diariamente.

Um ponto de atenção com os poodles é que eles são tímidos e levam um certo tempo até se adaptar com as pessoas. Por esse motivo, se você está se preparando para voltar da maternidade com o novo integrante da casa, por exemplo, prepare-se para enfrentar o período de adaptação do seu pet.

Cachorro adulto da raça Poodle

3. Golden Retriever

O golden retriever é uma das raças mais inteligentes, pacientes e dóceis. Além disso, são leais e cheios de energia, o que os torna a combinação perfeita para crianças mais ativas. Eles têm um tamanho médio-grande e podem ficar desconfortáveis em apartamentos menores.

Em todo caso, tenha algumas coisas em mente: é preciso sempre gastar a energia do seu golden. Ele é brincalhão e não se cansa com facilidade. Caso isso não aconteça, o animal pode ficar estressado e triste. Além disso, para manter os fios sedosos, é preciso escová-los duas vezes na semana. Por ser uma raça bem afetuosa e obediente, os pequenos vão se apaixonar por eles!

Cachorro adulto da raça Golden Retriever

4. Labrador Retriever

O labrador retriever tem as mesmas características do seu “primo” golden. A diferença principal está no tamanho, que varia entre 55 e 62 cm, e no pelo, que é mais curto. A raça é famosa por ser bem dócil e se dar bem com crianças pequenas, estranhos e outros animais.

Entretanto, por mais contraditório que seja, o pelo mais curto cai mais do que o comprido. Então, isso pode ser um problema para crianças que tenham muitas alergias.

Como os labradores e goldens têm muita energia, eles amam brincar ao ar livre. Por esse motivo, caso adote um, vista sua criança com uma boa roupa para piquenique e divirtam-se no parque!

6. Sem Raça Definida

Os cachorros Sem Raça Definida (SRD) ou vira-latas (termo que caiu em desuso) não têm um parâmetro específico de comportamento. Contudo, todos eles são muito espertos e costumam se adaptar bem a vários ambientes.

O ideal para uma casa com crianças é optar pela adoção de cachorros SRD ainda filhotes, porque eles se acostumam melhor com a presença dos pequenos.

Os cachorros SRD são totalmente brasileiros e são resultado da mistura de duas ou mais raças diferentes. Eles têm um charme único e personalidades muito engraçadas. Quem nunca conheceu um vira-lata caramelo que fazia a alegria do seu lar?!

Cachorro Sem Raça Definida adulto caramelo

Está gostando do post? Veja também o porquê é importante investir em roupa infantil de qualidade!

6. Shih Tzu

Chegou a hora de conhecer um cachorro de pequeno porte para criança. O shih tzu é um cão amigável, carinhoso e que se adapta com facilidade. Esses pets vivem bem com os pequenos e chegam a, no máximo, 30 centímetros de altura.

Nesse caso, o ponto de alerta é voltado para o comportamento das crianças: o shih tzu é uma raça frágil e que pode se machucar com facilidade. Então, os papais e mamães devem ensinar os seus filhos a tratar o animalzinho com cuidado. Pets não são brinquedos!

Por ser pequeno e dócil, o shih tzu pode tranquilamente participar de brincadeiras dentro do apartamento. Ainda assim, esse animal precisa de passeios e atenção constantes, porque é muito carente. Portanto, a indicação é para aquelas famílias que passam boa parte do dia em casa, fazendo companhia para o pet.

7. Bull Terrier

O bull terrier tem cara de bravo e é taxado como agressivo. Porém, isso tudo é apenas preconceito e, claro, depende da criação do animalzinho. Com os cuidados corretos, essa raça é companheira, amorosa e muito dócil com adultos e crianças!

Apesar disso, ele não é recomendado para quem tem crianças menores em casa. Afinal, ele é um brincalhão muito forte. O bebê não poderá brincar à vontade com o bull terrier por conta do risco de se machucar acidentalmente, o que vai prejudicar a sua experiência de ter um animalzinho de estimação.

Devido ao seu comportamento enérgico, um bull terrier precisa de passeios longos e muita atividade física. Além disso, eles não gostam de ficar sozinhos!

Cachorro Bull Terrier adulto

8. Pug

O pug é uma raça divertida que faz sucesso por onde passa. Os cães dessa raça estão presentes até em roupas divertidas para as crianças! Eles são calmos, carinhosos e muito sociáveis.

Essa raça é um cachorro de pequeno porte ideal para crianças. Porém, é preciso atenção com os bebês. O pug é forte e não tem muita noção disso, então, algumas de suas brincadeiras podem causar acidentes.

Os pontos positivos dos cachorros dessa raça é que eles praticamente não latem. Eles também se adaptam bem a lugares menores, mas precisam de passeios constantes, porque amam correr e brincar ao ar livre.

9. Buldogue Francês

Apesar de ser parecido com o doguinho do item anterior, o buldogue francês é mais robusto e corpulento. Ainda assim, são carinhosos, pacientes e calmos. São perfeitos para crianças mais tranquilas que amam deitar e abraçar os animais.

Os buldogues amam uma preguiça, então talvez não se deem bem com crianças que têm mais energia. Um ponto positivo é que eles se adaptam bem a espaços menores e se dão bem com animais pequenos.

Contudo, é preciso ter em mente que o buldogue francês precisa de cuidados especiais. Eles têm problemas crônicos na mandíbula e na respiração, o que faz com que eles babem e ronquem muito. As dobrinhas características da raça precisam de uma limpeza específica.

Além de tudo, essa raça solta muito pelo! Então, caso seus pequenos tenham algum histórico de alergia, lembre-se de consultar com o pediatra de confiança para saber se o animalzinho pode entrar para a família.

10. Bassê

Apesar de parecer, o bassê (ou basset hound) e o salsicha são diferentes tanto no tamanho quanto no comportamento. Falaremos dos dois por aqui.

O bassê é muito calmo, dócil e preguiçoso — até sua cara parece de preguiça. Ele se adapta em qualquer lugar e gosta da companhia de crianças e adultos. Devido ao seu comportamento, eles são indicados para pessoas mais caseiras e tranquilas.

Essa raça também precisa de cuidados especiais, também. Eles sofrem muito com dores na coluna, mas muitas vezes não demonstram. Além disso, devido à preguiça e as pernas curtas, costumam “evitar a fadiga” e fugir de atividades físicas. Contudo, os tutores devem exercitá-los para evitar a obesidade e problemas de articulação.

Eles conseguem ficar sozinhos por mais tempo, mas sem exagerar. Os banhos precisam ser frequentes para evitar caspas e cheiro forte. Então, aos fins de semana, coloque as roupas de calor nos seus filhos e aproveite para se divertir dando banho no cachorro!

11. Dachshund

O Dachshund tem vários nomes ao redor do Brasil: salsicha, linguiça, Cofap e por aí vai. Diferentemente do basset hound, essa raça é mais ativa e independente. Apesar disso, ela precisa de um tempo de adaptação com estranhos.

O salsicha é amável, equilibrado e sempre está alerta. Por esse motivo, é muito ativo e ama uma brincadeira. É o pet ideal para a família toda, apesar de que a sua adaptação com as crianças menores também deve ser feita com atenção.

Devido à sua coluna comprida, eles podem sofrer com lesões nessa região. Além disso, o sobrepeso é um ponto que merece atenção, por isso, caso adote um cachorrinho salsicha, lembre-se de dar uma dieta balanceada a ele e fazer visitas frequentes ao veterinário.

Cachorro Dachshund com olho azul claro

12. Bichon Frisé

Talvez você não conheça o Bichon Frisé pelo nome. Porém, saiba que os cachorros dessa raça são uma fofura — parecem ser garotos-propaganda de papel higiênico — e têm pequeno porte. São cheios de energia e demandam caminhadas e exercícios diários.

Devido ao seu tamanho, são frágeis e recomendados para crianças um pouco maiores. Além disso, o Bichon Frisé é carente e não fica bem caso passe longos períodos sozinho. Ainda assim, pode ajudar a construir a inteligência emocional nos pequenos.

Cachorro Bichon Frisé adulto

13. Collie

Não confunda o Collie com o Border Collie. A raça que estamos falando é aquela que ficou famosa nos anos 1980 e 1990 por ser a personagem Lassie. Quem tem um pouquinho mais de idade vai lembrar. ?

Essa raça é bem-educada e obediente, facil de ser treinada e lida bem com comandos. Isso pode ajudar o comportamento das crianças. Os collies são muito apegados à família e ao território, por isso, também são ótimos guardiões.

Cachorro adulto da raça Collie

Você imaginava que todas essas raças de cachorro eram boas para crianças? Lembre-se de pesquisar bem sobre o comportamento de cada um desses animais e tenha em mente que as características que nós citamos por aqui são generalizadas. Muito do temperatamento dos pets depende da criação. Então, cuide com muito afeto e carinho!

Depois de escolher qual será o pet dos seus filhos, é hora de preparar a surpresa! Veja como vestir sua criança em ocasiões especiais e faça o dia da chegada do novo amiguinho ser inesquecível!

4.4/5 - (Total de avaliações: 5)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário