Início » Saúde » Bebê high need: o que é, as características e o que fazer

Bebê high need: o que é, as características e o que fazer

8 minutos de leitura

Se o seu filho tem muita demanda de atenção e cuidado dos pais, pode ser que ele seja um bebê high need. Nesse caso, ele precisa sempre de colo, contato físico, chora muito, é agitado e quer sempre mamar. Além disso, ele mama com muita frequência e, geralmente, não gosta de estímulos.

As características de um bebê high need foram definidas pelo pediatra estadunidense William Sears1, depois de observar o comportamento de seu filho mais novo. Contudo, é preciso ter em mente que os sinais de um bebê de alta necessidade não indicam uma doença, transtorno ou síndrome, ok? É apenas uma característica do seu pequeno.

Acompanhe este post para entender mais sobre o assunto. Por aqui, vamos te explicar o que é, quais as características e como identificar e lidar com um bebê high need. Vamos lá?

O que é um bebê high need?

O bebê high need é aquele que tem uma alta necessidade de atenção por parte dos pais, principalmente da mãe. Em outras palavras, é um neném que parece exigir muito mais energia e atenção de quem cuida. O termo surgiu pela primeira vez em um livro do casal William e Martha Sears2.

Isso leva a características como choro frequente, reações intensas e pouco sono. Em geral, bebês assim podem ser confundidos com crianças mimadas. Contudo, esse traço da personalidade pode surgir mesmo que os pais não criem os pequenos assim.

bebê recém-nascido chorando

Qual o significado de high need?

O termo “high need” vem do inglês e, em tradução livre, significa “altas necessidades” ou “alta demanda”. Dessa forma, um bebê high need pode ser chamado, em bom português, de um bebê de alta necessidade.

Quais as características do bebê high need?

As características de um bebê high need envolvem: choro com frequência, difícil de ser acalmado, reações intensas, quer mamar com frequência, demanda muita atenção e mais. Ao todo, o casal Sears elenca 12 sinais de que seu pequeno pode ter altas necessidades3. Veja quais são eles:

1. Choro intenso

O choro desses bebês difere dos demais. Ele é mais intenso, estridente e explosivo. Além disso, a situação de estresse não cessa até que seus desejos sejam atendidos totalmente. Em geral, isso acontece por falta de aconchego e companhia.

2. Não relaxam

Bebês de alta necessidade são muito ativos e os músculos não relaxam com facilidade. Há quem diga que eles podem ser identificados logo no berçário porque estão sempre em movimento e chorando a todo o momento. Essa característica está diretamente ligada com a primeira.

Além disso, é importante notar que a alta atividade dos bebês high need não deve ser confundida com a condição do transtorno de hiperatividade, ok?

3. Esgotante

Eles demandam muita atenção de seus cuidadores, principalmente das mamães. Inclusive, pode acontecer que o bebê não aceite outra pessoa dando banho, trocando de roupa e até na hora de ninar! Isso pode tornar a maternidade um processo esgotante.

4. Comem muito

O bebê de alta necessidade é mais exigente quanto à sua alimentação. Isso pode estar relacionado com o fato de eles não relaxarem. Normalmente, eles demandam comida em intervalos menores do que a média de três horas.

Está gostando deste conteúdo? Veja também: o que é e como estruturar a pirâmide alimentar infantil!

5. Exigentes

Bebês de alta necessidade não apenas precisam de mais comida ou cuidados, eles exigem! Isso pode fazer alguns papais e mamães se sentirem manipulados e controlados3. Crianças assim passam um senso de urgência, como se não pudessem esperar por nada.

6. Dormem pouco

Uma criança mais ativa e que fica com os músculos contraídos o tempo todo vai dormir mais, correto? Errado! Bebês de alta necessidade têm pouco sono e, com frequência, não são capazes de ficar mais de 45 minutos cochilando.

Por falar nisso, temos um conteúdo completo explicando o porquê seu filho deve dormir cedo!

7. Insatisfeitos

As mamães de bebês high need terão dias nos quais sentirão que nada será suficiente para agradá-los. Vão pensar em brincadeiras diferentes, andar, dar volta de carro, ninar etc. e, ainda assim, os pequenos não estarão satisfeitos.

Isso não deve ser entendido como uma falha na sua forma de cuidar da criança. Você faz o melhor que pode e o restante é com a personalidade do bebê.

8. Imprevisível

Muitas vezes, suas táticas funcionarão em um dia e, no outro, não. Bebês high need demandam muitos “truques” na manga para agradar. Junto com essas variações, também podem surgir mudanças constantes — e evidentes — de humor.

9. Alta sensibilidade

Quando falamos de “sensibilidade”, queremos dizer que os bebês high need são bem suscetíveis ao que acontece no seu entorno. Eles são facilmente incomodados, estimulados rapidamente. Algumas mamães relatam que é como se estivessem sempre pisando em ovos3.

10. Demanda muito colo

Os bebês high need demandam o toque físico com a mamãe. Sempre que tiverem uma possibilidade de contato, eles vão aproveitar. Em certos casos, segurar não é suficiente, às vezes, é preciso manter em movimento. Com o tempo, algumas crianças podem se acostumar com o cueiro e liberar os braços dos cuidadores.

11. Não para de chorar com facilidade

Talvez você já tenha ouvido alguém falar que é melhor deixar a criança parar de chorar sozinha, principalmente na hora de dormir. De fato, isso pode acontecer porque, uma hora ou outra, a criança vai se apegar ao bichinho de pelúcia ou qualquer outro acessório para acalmar e, enfim, dormirá. Contudo, bebês high need não fazem isso.

Crianças com altas necessidades precisam de ajuda para pegar no sono. Com o tempo, os papais e mamães devem ensiná-los a dormir sozinhos, mas essa prática pode levar mais tempo do que a média.

12. Sensível à separação

Bebês high need não gostam de ficar sozinhos e são extremamente ligados aos pais. São desconfiados com a presença de outras pessoas e demoram muito a se adaptar à presença de outros cuidadores4.

Mamãe brinca com o seu filho bebê em pé em sua perna

E, então, você já sabia de tudo isso? Daqui a pouco, você vai entender que essa é uma fase passageira e será muito mais fácil escolher roupas divertidas para o seu bebê!

Como saber se o bebê é high need?

Se seu bebê apresentar — depois dos cinco meses — três ou mais das 12 características elencadas pelo Dr. Sears3, existe a grande probabilidade dele ser considerado high need. Contudo, é fundamental que você se consulte com um pediatra ou psicólogo infantil para ter certeza.

Por outro lado, é fundamental que você não confunda os sinais com as características naturais de um recém-nascido. O bebê só pode ser considerado de altas necessidades se as características permanecerem depois dos cinco meses de idade5.

O que fazer com um bebê high need?

A principal maneira de lidar com um bebê high need é dar atenção para ele4. A mamãe precisa ter um tempo exclusivo e de qualidade com a criança. Por conta disso, é fundamental que a vida a dois seja saudável e, sobretudo, ter uma rede de apoio para dividir as demais tarefas.

Uma forma de facilitar a vida sem abrir mão do conforto do seu bebê — high need ou não — é recorrer ao uso do sling!

Mãe dá risada com o seu filho bebê menino em seu colo

 

Quando o bebê high need melhora?

O comportamento de um bebê high need tende a melhorar a partir dos três anos1. Porém, desde o momento da identificação do comportamento, os pais devem fazer acompanhamento com psicopedagogos e demais profissionais para melhorar o processo. Além disso, ensinar a inteligência emocional é fundamental!

O bebê high need exige mais dos papais e das mamães. Contudo, esse período é passageiro e deve ser acompanhado por profissionais capacitados para lidar com essa fase da melhor forma possível. Além disso, como você viu, o companheirismo entre o casal será essencial para o bem da relação e da criação dos pequenos.

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de maternidade, gravidez e moda infantil. Por falar nisso, já que você chegou até aqui, aproveite para ver nosso checklist de quantas roupas de recém-nascido comprar!

Até a próxima!

Referências:

  1. Ask Dr. Sears: The Trusted Resource for Parents: https://www.askdrsears.com/.
  2. SEARS, William. SEARS, Martha. The Fussy Baby Book: Parenting Your High-Need Child from Birth to Five. 2009.
  3. 12 Signs Your Baby is High Need. Disponível em: https://www.askdrsears.com/topics/health-concerns/fussy-baby/high-need-baby/12-features-high-need-baby/ (em inglês).
  4. Bebê High Need. Disponível em: https://www.soumae.org/bebe-high-need/.
  5. The High Need Baby Fact Sheet. Elaborada por: The Fussy Baby Site.
Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário