Início » Saúde » Quais os sintomas de ansiedade infantil?

Quais os sintomas de ansiedade infantil?

5 minutos de leitura

Os sintomas de ansiedade infantil vão desde alterações no apetite até isolamento social. Eles variam conforme o quadro, a idade e o contexto de cada criança ou adolescente. Por isso, a condição deve ser acompanhada de perto por um profissional da psicologia.

Uma pesquisa da PUC do Rio de Janeiro define a ansiedade como algo natural ao ser humano e que ela só passa a ser considerada uma patologia quando acontece de forma exagerada. Além disso, o mesmo artigo aponta que fatores socioeconômico e de gênero impactam diretamente na tendência das crianças desenvolverem esse transtorno.

Para te ajudar a identificar os principais sintomas de ansiedade em crianças, preparamos uma lista com os sete mais comuns. Fique de olho para saber o que falar para o terapeuta ou médico. Acompanhe!

Atenção😮 conteúdo deste post é informativo e não deve substituir a consulta com um profissional especializado ou servir como diagnóstico. Sempre fale com seu médico ou psicólogo!

1. Medos e preocupações em excesso

Um dos principais sintomas de ansiedade em crianças são os medos e as preocupações em excesso. Eles se manifestam em diversas situações, às vezes, corriqueiras. Isso pode ir desde a escolha de um look para sair, assim como casos mais sérios, como a decisão de um curso para ser feito.

Muitas vezes, as crianças não são capazes de expressar exatamente o que estão sentindo. Em alguns casos, isso será mostrado como uma hesitação na hora de realizar uma ação ou algum outro sintoma físico, que vou falar melhor daqui a pouco.

menina preocupada na escola

2. Dificuldade em expressar sentimentos

Antes de continuarmos a leitura, é fundamental lembrar que a ansiedade infantil é considerada uma doença e deve ser tratada com seriedade. Ou seja, não pode ser tratada apenas como uma fase ou algo passageiro. É preciso o acompanhamento de um profissional da psicologia ou medicina.

Inclusive, o CID da ansiedade infantil está entre o F90 e F98, assim como o CID específico para a ansiedade generalizada, o F41. Esses códigos são classificações internacionais.

Outro sintoma comum da ansiedade em crianças é dificuldade de expressar o que sente. Essa atitude pode causar um grande sofrimento e angústia nos pequenos. Uma das melhores maneiras de contorná-los é por meio do estímulo da inteligência emocional.

3. Queda no rendimento escolar

A queda no rendimento escolar pode ter várias causas. Contudo, esse pode ser um sinal de ansiedade, principalmente se a criança ficar receosa ou resistente para voltar às aulas. Em situações assim, é fundamental que os pais mantenham o diálogo aberto com os pequenos, para entender o que eles sentem.

Além disso, muitas vezes, as crianças não conseguem se abrir com os pais. Por esse motivo, o acompanhamento de um terapeuta infantil ajuda — e muito — a compreender como eles estão se sentindo com relação a alguma coisa.

4. Dificuldades no sono

O Hospital Albert Einstein aponta que os distúrbios do sono são um dos principais sintomas de ansiedade. Isso pode estar relacionado com um estado de constante vigilância e medo de situações banais, como mencionei no comecinho do post.

Dificuldade para dormir, resistência para ir à cama ou acordar cansada demais são alguns sinais para ficar atento. Contudo, é essencial reforçar aqui a necessidade de uma consulta com o pediatra para entender melhor e saber como agir diante desse problema.

5. Alterações no apetite

As alterações no apetite também estão diretamente relacionadas com problemas psíquicos, como mostra uma publicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Em geral, a criança tende a “descontar” nas comidas e, em certos casos, passar a impressão de que está comendo melhor.

Contudo, é essencial que os pais monitorem os hábitos das crianças à mesa e, sobretudo, prezem que os filhos obedeçam à pirâmide alimentar durante as refeições.

criança sem apetite

6. Falta de motivação

Todos nós já tivemos aquele dia que não temos vontade de nada, não é mesmo? Está tudo bem se sentir assim, até mesmo as crianças. Contudo, se essa situação é recorrente, é um grande sinal de alerta para um sintoma de ansiedade infantil.

Nesses casos, fazer exercícios de meditação pode ajudar as crianças a entendero que elas têm mais vontade de fazer. Além disso, atividades mais sensoriais e manuais podem ajudar a ter ânimo para realizar outras tarefas do dia a dia.

7. Problemas sociais

Como mencionei no início, muitas vezes, a ansiedade se demonstra por meio de alguns problemas de socialização, o qual pode ir desde brigas constantes entre irmãos até um comportamento antissocial. Veja alguns dos transtornos sociais relacionados à ansiedade que o Centro Médico de Neurologia e Neurocirurgia elenca:

  • Oscilação de humor;
  • Retraimento social;
  • Irritabilidade;
  • Apatia;
  • Hiperatividade;
  • Impaciência.

Caso seu filho apresente um ou mais dos sintomas mencionados, é essencial que você busque ajuda médica. E lembre-se: as informações deste post são apenas a título de divulgação do conhecimento e não devem ser usadas como diagnóstico.

Qual o melhor tratamento para ansiedade infantil?

Apenas o psicólogo infantil pode indicar qual é o melhor tratamento para ansiedade em crianças. O profissional avaliará cada quadro e o tratamento pode envolver terapia, exercícios de arte, prática esportiva etc.

Como você viu, a ansiedade infantil pode se apresentar de diversas formas. Porém, seu diagnóstico como patologia deve ser feito apenas por um profissional da saúde. Em caso de qualquer dúvida, consulte seu médico de confiança e converse abertamente com ele.

Já que nós conversamos sobre como prezar pelo bem-estar das nossas crianças, que tal continuar nesse mesmo tópico? Por isso, aproveite para ler o post que explica qual a cadeirinha ideal para cada idade!

Até a próxima e se cuidem! ?

2/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário