Início » Educação Infantil » Entenda como o psicólogo infantil pode ajudar sua criança

Entenda como o psicólogo infantil pode ajudar sua criança

8 minutos de leitura

A decisão de buscar um psicólogo infantil, por várias vezes, é dos pais. No entanto, infelizmente esse acompanhamento ainda é cercado de mitos e muitas pessoas acreditam que o profissional deve ser procurado apenas em casos extremos.

Neste post, você verá que a busca por terapia para crianças pode tanto ajudar em situações traumáticas — como luto ou falta de motivação — quanto em casos mais corriqueiros, como o desenvovimento da autoconfiança e a superação da timidez extrema.

Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o que o psicólogo pediátrico faz, para que serve, quando buscar e muito mais. Vamos lá?

O que faz um psicólogo infantil?

De forma prática, o psicólogo infantil busca auxiliar a criança a lidar com o seu sofrimento ou aflição. Ou seja, é o profissional responsável por acompanhar, acolher e analisar o comportamento dos pequenos. Para isso, o terapeuta busca falar de questões relevantes para o processo.

Por exemplo, o terapeuta infantil pode ajudar em uma criação neurocompatível. Entretanto, é fundamental ter em mente que a forma com a qual o profissional tratará uma questão depende da sua abordagem teórica.

O que perguntar para um psicólogo infantil?

Não é necessário fazer perguntas durante o processo terapêutico infantil. No atendimento de crianças, o próprio psicólogo é quem falará o que for relevante. O Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia prevê que o profissional deve comunicar aos pais ou responsáveis apenas o essencial.

Contudo, antes de iniciar o processo de acompanhamento com o psicólogo, os pais podem perguntar algumas coisas que julgam relevantes. Por exemplo:

  • Como você conduz suas sessões?
  • Como será nossa comunicação ao longo do processo terapêutico?
  • De que forma sua abordagem teórica lida com problemas infantis?
  • As sessões acontecem quantas vezes na semana?
  • Os atendimentos são presenciais ou online?
  • Há um número para ligar em caso de emergências?

Quando se deve procurar um psicólogo infantil?

De maneira geral, o trabalho de um psicólogo pode ajudar na prevenção e redução do sofrimento. Isso pode acontecer, por exemplo, em casos nos quais a criança foi exposta a situações de violência até aquelas que são necessários apenas um acompanhamento em caso de uma mudança brusca de rotina.

Atenção: lembre que a busca por terapia é algo normal e não significa uma falha na criação dos filhos. O acompanhamento profissional é apenas uma etapa da vida das crianças. OK?

Selecionei cinco casos que podem ser motivos para buscar ajuda do psicólogo infantil. Confira:

1. Relacionamento com os pais

As dificuldades das crianças se relacionarem tem várias origens e se manifesta de diferentes maneiras. Elas podem ter origens como o abandono parental, divórcios, burnout materno e afins. Ao invés de apontar culpados, o ideal é que a criança faça o acompanhamento com um profissional.

Em situações assim, o melhor dos cenários é que os pais também busquem ajuda terapêutica. Dessa maneira, o problema será abordado de todos os lados e poderá ser trabalhado da melhor forma possível.

2. Situações de trauma, perda ou luto

Esses casos são amplos e envolvem desde a morte na família, mudança de cidade ou até um acidente. É muito melhor ter o acompanhamento de uma profissional da psicologia para ajudar a criança a lidar com esses casos.

O terapeuta infantil será o responsável por mostrar o caminho com o qual a criança pode superar — ou aprender a conviver — com uma situação assim. A maneira que isso acontecerá depende da abordagem teórica do psicólogo.

Durante o acompanhamento, ele pode indicar dinâmicas, solicitar fazer trabalhos artísticos ou até recomendar a adoção de um cachorro para a criança.

3. Problemas na escola

Quando as crianças vão mal na escola, nem sempre isso representa uma dificuldade com o conteúdo. Às vezes, pode ser um bloqueio com o ambiente devido a uma situação de bullying ou algo parecido. Em muitos casos, as crianças não conseguem contar para os pais o que está acontecendo.

Nesses casos, o psicólogo infantil tem várias ferramentas — que variam conforme sua abordagem teórica — capazes de buscar a raiz do problema.

O papel dos pais é fundamental para isso, também. Por exemplo, eles devem ficar atentos a sinais como xixi na cama de forma recorrente, resistência à ir para a aula etc.

4. Mudança brusca de rotina

Mudança de cidade, de escola, divórcio dos pais e outras mudanças drásticas na rotina infantil podem gerar traumas futuros. Nesses casos, o terapeuta acompanhará a criança no processo de lidar com essas questões da melhor maneira possível.

Não minimize o sofrimento do seu filho! O que pode parecer banal para você pode gerar impactos no futuro da criança. Então, não hesite em buscar ajuda profissional.

5. Busca por autoconhecimento

Além de situações de sofrimento, o psicólogo infantil pode ajudar a criança e o adolescente a se conhecer melhor e ter consciência de si. Ou seja, pode ajudar na hora de ensinar a inteligência emocional às crianças.

Esse tipo de acompanhamento pode ser feito até a idade adulta. Ele ajuda a criança a lidar com várias situações que surgem ao longo da sua vida.

Psicólogo infantil atende a partir de que idade?

Não há idade mínima para iniciar a psicoterapia infantil, como mostra o Instituto de Psiquiatria Paulista. A regra é: quanto antes o tratamento iniciar, melhor. Contudo, os pais precisam ter em mente que qualquer processo terapêutico leva tempo e é gradativo.

Assim como o pediatra, o psicólogo infantil atende até os 18 anos. Alguns profissionais podem continuar o acompanhamento depois da vida adulta, enquanto outros são especializados apenas em crianças e adolescentes.

Além disso, como o Código de Ética da profissão regulamenta, o atendimento só se inicia a partir da autorização expressa de um dos pais, responsáveis legais ou, na ausência deles, dos órgãos competentes.

Quanto tempo dura uma consulta com o psicólogo infantil?

Depende da abordagem teórica do psicoterapeuta. Em geral, as sessões duram entre 45 minutos e uma hora. Contudo, esse tempo pode chegar até 1h30min, devido à forma do tratamento escolhida.

Cuidar da saúde mental é essencial para crianças, adolescentes e adultos. Além disso, nem sempre os pais são capazes de lidar com os problemas dos filhos — e tudo bem! Para isso, encontrar um bom psicoterapeuta infantil ajudará muito nas fases do amadurecimento dos pequenos.

Muitas vezes, a criança demonstra sinais que dizem respeito a algum sofrimento relacionado à sua saúde mental. Veja nosso conteúdo sobre bruxismo infantil e entenda como ele pode demonstrar que o corpo do seu filho quer dizer alguma coisa!

Até a próxima e cuidem-se!

3.7/5 - (Total de avaliações: 3)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário