Início » Alimentação » Veja como fazer, os cuidados, benefícios e contras do peitolé

Veja como fazer, os cuidados, benefícios e contras do peitolé

5 minutos de leitura

O picolé de leite materno também é conhecido como peitolé ou tetolé. Ele tem ganhado espaço nos últimos tempos com mamães que querem aliviar a dor dos dentes nascendo ou amenizar a temperatura dos bebês. Inclusive, essa pode ser uma boa alternativa para você.

Imagine que cena fofa: sua criança com uma roupa divertida saboreando um picolé. Tenho certeza que você ficará com vontade de guardar esse momento para sempre. Então, que tal aprender mais sobre o peitolé para fazer isso acontecer?

Para entender tudo sobre essa iguaria para bebês, acompanhe a leitura! Antes de continuar, lembre que o leite materno congelado tem alguns pontos negativos, como a perda de parte do valor nutricional.

Como fazer o picolé de leite materno?

Basta pegar uma fôrma para picolé de leite materno, preenchê-la e levar para congelar. Simples assim. Apesar da praticidade, esse processo precisa de alguns cuidados específicos. Veja o passo a passo:

1. Extraia o leite

O primeiro passo é extrair o leite. Isso pode ser feito com o auxílio de uma bomba — automática ou não — ou usando os dedos. Esta etapa não tem segredos. Basta fazer como você está acostumada e for mais conveniente.

Quanto à higiene, é preciso tomar os mesmos cuidados necessários para a doação de leite humano: mãos e seios bem higienizados e, se possível, use máscara.

Por falar nisso, sabia que aqui no blog nós temos vários conteúdos que informam às mamães? Por exemplo, veja um post que vai tirar suas dúvidas sobre amamentação.

2. Coloque o leite em uma forma específica

Depois de extrair o seu leite, é necessário colocá-lo em uma forma específica para o picolé de leite materno. Esse acessório tem um desenho que possibilita que a criança a manipule sozinha, o que estimula sua autonomia.

Atenção, mamãe: lembre que é preciso ter uma forma sem BPA. Esse composto libera substâncias que podem causar males a médio e longo prazo.

3. Leve para congelar e sirva em seguida

Depois de tudo pronto, basta levar para o congelador e esperar endurecer. Ainda assim, tenha em mente que o picolé pode ficar guardado por, no máximo, 15 dias. Contudo, o ideal é que ele seja consumido em até uma semana.

Depois de tudo pronto, basta adicionar um período de refresco na rotina do seu bebê. Se a criança não consumir todo o tetolé, é necessário descartar o que sobrou.

Pode fazer picolé de leite materno?

Sim! O leite materno pode ser congelado e oferecido na forma de sorvete para os bebês. Contudo, é necessário tomar cuidados de armazenamento e não deve ser dado para recém-nascidos.

Em caso de dúvidas específicas, marque uma consulta com o pediatra e pergunte tudo que for preciso.

Quando pode dar picolé de leite materno para bebê?

O picolé de leite materno deve ser dado apenas a partir dos seis meses. Com essa idade, o bebê já tem capacidade de engolir melhor e tem menos riscos de engasgar. Outro período ideal para oferecer o tetolé é quando os dentes estão nascendo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforça que não é necessário — nem válido — adicionar frutas e outros ingredientes ao leite materno. O órgão relembra que esses alimentos devem ser introduzidos de maneira gradual apenas a partir do sexto mês.

Benefícios do peitolé

O principal benefício do picolé de leite materno é aliviar a dor dos dentes nascendo. Veja outros benefícios de oferecer o peitolé para o bebê:

  • Alivia o calor;
  • É uma atividade sensorial;
  • Previne hematomas que surgem quando os dentes nascem.

Como apontado pela SBP, o sorvete de leite materno não deve substituir a alimentação normal. Seu objetivo deve ser apenas de alívio do desconforto e do calor.

Pontos negativos do picolé de leite materno

O principal ponto negativo de oferecer o sorvete de leite materno é que ele não tem valor nutricional. O Centro de Bioética, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, aponta que o peitolé perde propriedades importantes. Por exemplo:

  • Hidratação;
  • Nutrição;
  • Prevenção de problemas estomacais;
  • Redução do risco de asma;
  • Diminuição nos quadros de infecções respiratórias.

Dessa maneira, como pontuado pela SBP, o melhor alimento para um bebê até os seis meses deve ser o leite que sai do peito à temperatura certa. Ele hidrata e nutre o lactante com tudo que ele precisa.

De maneira geral, o sorvete de leite materno é um ótimo substituto para o mordedor gelado e outros remédios caseiros para dentes nascendo. Além disso, ele pode ajudar muito nos dias mais quentes do verão.

E então, mamãe, o que achou dessa ideia? Conte aqui nos comentários se você já conhecia todos os prós e contras de fazer sorvete caseiro com leite materno.

Para finalizar, lembre-se que todos os nossos conteúdos aqui são apenas informativos e não substituem uma consulta com especialista. OK?

Os bebês podem não se expressar verbalmente, mas toda mamãe sabe o que o filho sente só pelo jeitinho dele. Então, para continuar entendendo sobre como melhorar o conforto dos bebês, veja nossas dicas de como vestir um recém-nascido na maternidade!

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário