Início » Educação Infantil » O que é rotina escolar na educação infantil? Entenda sua importância

O que é rotina escolar na educação infantil? Entenda sua importância

6 minutos de leitura

A rotina escolar na educação infantil é o ato de realizar tarefas e atividades em horários pré-estabelecidos. Essa definição é dada por pesquisadoras brasileiras. Em outras palavras, esse termo se refere à organização e aproveitamento do tempo que a criança passa na escola.

Para isso, as atividades desenvolvidas devem mudar conforme a faixa etária e a jornada dentro da própria escola. Além disso, o fato da escola ser em período integral ou meio período também influencia na distribuição das tarefas.

Para ficar claro, o Ministério da Educação define a jornada de 7 horas como tempo integral e 4h30 min para a meia jornada.

Neste post, você entenderá qual é a importância da rotina escolar e como os pais podem contribuir para ela. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas!

Qual a importância da rotina na educação infantil?

A rotina escolar é importante para desenvolver autonomia e sensação de segurança para as crianças, como mostra a pesquisa citada anteriormente. Além disso, os pequenos não têm momentos ociosos, pois eles podem gerar ansiedade e agitação.

Veja outros pontos positivos de ter uma rotina escolar bem definida:

1. Facilita as transições

Os momentos bem definidos na escola facilitam na hora da criança ter alguma experiência nova. Por menores que pareçam, os hábitos para o recreio, entrada e saída, hora de brincadeira e/ou da soneca, são importantes para um momento de transição.

Por exemplo, ter uma rotina bem estabelecida desde o início facilita na integração dos alunos. Além disso, aumenta a sensação de conforto com o que é novo. Isso pode impactar, inclusive, quando forem começar escolher as próprias blusas.

2. Aumenta a autonomia

Além do que acabei de comentar, ter uma rotina bem definida na escola ajuda na construção da autonomia. Afinal, ao ter os horários bem definidos, a criança já sabe o que virá a seguir e consegue tomar a própria iniciativa.

Por exemplo, a professora pode solicitar para que os alunos guardem os brinquedos depois de um momento de lazer. Com o tempo, as crianças entendem que é preciso organizar suas próprias coisas depois de usá-las.

Esse ponto pode ser muito importante para aquelas famílias que desejam adotar um cachorro para crianças, mas não sabem como elas reagirão. Com o exercício da autonomia, você pode ter uma ideia de como será a vida com um pet.

3. Melhora a sensação de segurança

Ter uma rotina bem definida, mesmo que os rituais diários sejam pequenos, faz com que a criança se localize no tempo e no espaço. Isso faz com que ela se sinta segura e saiba o que esperar dos próximos acontecimentos do dia.

Essa sensação é muito importante para a inteligência emocional das crianças. Além disso, ela ajuda muito até no que acontece em casa.

Por exemplo, ter rituais bem marcados próximos à hora de dormir facilita que a criança pegue no sono. Afinal, o corpo dela já entende que o momento de ir para a cama se aproxima.

4. Constrói o senso de responsabilidade

Esse ponto está diretamente ligado com a autonomia. Com o senso de responsabilidade, os pequenos sabem quais são seus deveres e o que precisam em determinadas situações.

O momento de preparação para a volta às aulas depois de um feriadão, por exemplo, pode ser trabalhado com antecedência em casa para que os pais fiquem mais tranquilos com relação à forma que seus filhos se organizarão.

5. Estabelece rituais a médio e longo prazo

Quanto mais tempo passa, maior é a necessidade de desenvolver uma rotina com rituais bem estabelecidos. Conforme as crianças crescem, surgem novas obrigações para elas. Dividir bem as tarefas diárias pode ajudá-las a criar seus próprios processos para se organizar.

Além disso, ver que o filho teve autonomia para elaborar um ritual diário sozinho é uma sensação incrível.

Antes de continuar, queria indicar um conteúdo que vai te interessar. Veja nossas dicas de como estimular a criatividade nas crianças!

Como os pais podem ajudar na rotina escolar?

Os pais devem continuar estimulando e incentivando o respeito à rotina escolar. Eles têm um papel muito importante na criação desse hábito. Veja três coisas que a família pode fazer para auxiliar:

Respeito aos horários

Como você viu no começo deste post, o respeito aos horários é muito importante na rotina escolar. Por esse motivo, os pais também devem estabelecer momentos específicos para as atividades dentro de casa.

Por exemplo, a hora de fazer as tarefas, de dormir e de comer podem ser ótimas formas de começar a se organizar. Para facilitar a criação desse hábito, você pode ter como base os pilares da educação positiva.

Momento de descontração

Os momentos de descontração podem — e devem — fazer parte da rotina da criança. Contudo, assim como as obrigações, eles também precisam ter horários bem definidos.

Uma ótima forma de fazer isso é estipular que, todo dia depois de concluir as tarefas da escola, seu filho vai brincar um pouco. Com o tempo, ele entenderá que precisa cumprir os deveres antes de começar o momento de lazer. Esse hábito vai ajudar tanto na autonomia quanto no senso de responsabilidade.

Caso queira, você pode aproveitar esses momentos para realizar atividades lúdicas. Como ensinar alguns truques de mágica para as crianças.

Estímulo da leitura

Outra forma que os pais podem auxiliar na rotina escolar é com o estímulo da leitura. Afinal, essa atividade pode ser lúdica e ainda estimular o aprendizado.

Nossa dica para isso é que você peça para que seu filho leia algumas páginas antes de ir para a cama. Assim, ele vai criar o hábito de ler um pouco todos os dias e entenderá que já é hora de pegar no sono. Porém, lembre-se de não passar da hora de dormir, OK?

Você já imaginava como a rotina era importante para as crianças? Conte aqui nos comentários como você ajuda suas crianças a se manterem organizadas!

Por falar nisso, o começo do ano letivo pode causar muitas dores de cabeça e ansiedade para as famílias. Então, mantenha a calma e leia nosso conteúdo sobre o que fazer no primeiro dia de aula do filho e saiba como se preparar.

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário