Início » Educação Infantil » O que fazer no primeiro dia de aula do meu filho?

O que fazer no primeiro dia de aula do meu filho?

7 minutos de leitura

A principal dica para o primeiro dia de aula do filho é: converse sobre tudo com a criança. Além disso, é importante ter uma rotina para que os pequenos saibam o que os espera. Isso ajuda a reduzir a ansiedade com o que virá e a separação dos pais.

O papel dos pais é muito importante durante o início do ano letivo ou da vida escolar, principalmente para as crianças menores. Afinal, é um ambiente novo e com pessoas diferentes. Ou seja, o acolhimento da família é muito importante!

Preparei uma lista com nove passos práticos para te ajudar antes, durante e depois do primeiro dia de aula do seu filho. Ah, tem uma dica extra no final! Vamos conhecê-las juntas?

1. Prepare a rotina com antecedência

Com uma antecedência de, ao menos, uma semana, organize a rotina e a casa. Por exemplo, veja se seus filhos precisam de calçados novos, quais materiais escolares podem ser reaproveitados etc. Além disso, prepare toda a família para o dia a dia do ano letivo.

Então, na semana anterior ao início das aulas, você pode se organizar também. Para isso, planeje um cardápio semanal, acorde as crianças mais cedo e faça “testes” para ver quanto tempo leva para que elas estejam prontas. Com esses hábitos, você não passará sufoco quando as aulas começarem.

mãe abaixada acariciando o rosto da sua filha na frente da escola

2. Converse sobre o assunto

Um erro muito comum dos pais é pensar que as crianças não entendem o que está acontecendo. Na verdade, os pequenos são muito atentos ao mundo ao redor. A diferença é que muitas vezes eles não conseguem falar o que estão sentindo.

Dessa maneira, mesmo que seus filhos sejam pequenos, converse sobre a escola. Explique o que é, qual a importância e como a experiência será importante para a vida. Lembre que o diálogo é muito importante na relação entre pais e filhos.

Imagine que você precise comprar um conjunto para o dia a dia para o seu filho. Explique que isso não é um presente, mas sim, uma compra útil para os próximos meses de escola.

3. Organize o sono

É muito importante que as crianças durmam cedo. Isso pode, inclusive, melhorar a capacidade de aprendizado dos pequenos, além de deixá-los dispostos no dia seguinte. Por esse motivo, organize a rotina do sono.

garoto dormindo calmamente enquanto uma mão o cobre com um cobertor

Isso pode começar na semana anterior, juntamente com a primeira dica dessa lista. Para facilitar o processo, crie uma rotina para dormir. Dê banho, arrume a cama, conte história e o que mais fizer sentido para a sua realidade. Com o tempo, o próprio corpinho deles vai entender que é hora de de deitar.

4. Avise a escola em caso de necessidades especiais

Muitas crianças têm necessidades especiais, como uma alergia respiratória. Porém, é papel dos pais comunicar a escola sobre esses casos. Então, se essa for a sua situação, avise à coordenação para evitar transtornos no futuro.

O ideal é que isso aconteça com antecedência. Contudo, alergias alimentares e outras necessidades podem ser descobertas a partir da própria rotina escolar. Dessa maneira, fale para a professora sobre esse quadro o quanto antes.

De toda forma, mantenha sempre o contato com o seu pediatra de confiança. Assim, o acompanhamento da saúde dos pequenos será muito mais detalhado e individualizado.

5. Conheça a escola com antecedência

Essa é uma das dicas mais importantes da nossa lista. Conhecer o ambiente escolar do seu filho é fundamental para que ele se sinta confortável. Se possível, leve a criança junto para ver qual a reação dela no primeiro contato.

Mesmo que a escola tenha sido indicada por um conhecido ou por alguém da própria família, ninguém conhece melhor o seu filho do que você. Às vezes, aquilo que foi bom para uma criança pode não ser o ideal para a sua.

Além disso, foque no processo de adaptação escolar individual. Não se apegue a escolas famosas, necessariamente. Muitas vezes, aquela instituição pequena e do seu bairro pode ser muito mais acolhedora para a sua criança. Para encontrar a resposta, pesquise e visite antes de tomar a decisão final.

6. Conte o que a criança fará na escola

Lembra quando eu falei que é preciso conversar com a criança sobre o que vai acontecer? Contar para ela como serão os dias também faz parte disso.

É importante que você conte para os seus filhos o que eles farão na escola. Além disso, fale o que você fará enquanto estiver sozinha. Por fim, avise o que farão depois da aula. Essas atitudes estão de acordo com uma criação neurocompatível e ajuda na relação entre vocês.

7. Envolva a criança em todo o processo

Além da importância do diálogo, é fundamental que a criança esteja envolvida em todo o processo da sua vida escolar. Por exemplo, na preparação da mochila no dia anterior, na montagem da lancheira e por aí vai.

Você pode dar opções para que a criança escolha o que levar de lanche. Outra ideia é pedir que ela coloque os alimentos como achar melhor. Tudo isso com a supervisão dos pais e com um cardápio saudável, é claro.

Além de fazer com que as crianças fiquem cientes da sua rotina, hábitos assim são importantes para a preparação da volta às aulas.

8. Dê tchau na hora certa

É muito comum que os pais saiam da escola quando a criança está distraída. Provavelmente isso já aconteceu com você ou alguma pessoa próxima deu essa recomendação. Porém, essa prática pode ser muito prejudicial para as crianças.

Ele pode criar a sensação de abandono. Quando ela perceber que você foi embora sem avisar, pode fazer com que ela se sinta ansiosa e desamparada.

Por esse motivo, seja honesta na hora de dar tchau. Avise que está indo, se despeça e saia com a criança consciente do que está acontecendo. Uma atitude assim é muito importante para a inteligência emocional dos pequenos.

9. Estimule a integração

Nada melhor do que estar em um ambiente no qual nos sentimos bem e inseridos, não é mesmo? Para as crianças, isso também é muito importante.

Quando perceber que seu filho fez um amiguinho na escola, pergunte sobre ele. Veja se é possível marcar alguma coisa fora da escola, para ter mais tempo juntos e conhecer os pais da criança. Isso ajuda na integração e na criação de laços.

Um acontecimento muito comum é receber convites para aniversários de colegas de classe. Nesses eventos, seu pequeno precisa ter um look confortável para festa para brincar e aproveitar os momentos.

Dica extra: pergunte como foi o dia

Depois de buscar seu filho na escola, pergunte como foi. Isso é muito importante para que eles sintam confiança e cumplicidade nos pais. Além disso, essa dica extra complementa o que foi visto em um tópico anterior da nossa lista.

Dessa maneira, no caminho para casa ou ao fim do dia, peça para a criança contar sobre as atividades. Criar esse hábito ajuda, inclusive, na educação positiva.

O primeiro dia de aula pode gerar uma certa ansiedade em crianças e nos pais. Porém, com a preparação certa, todo esse momento fica muito mais tranquilo e prazeroso. Afinal, é uma nova etapa na vida dos filhos. Siga e adapte nossas dicas para deixar o início do ano letivo muito mais leve.

Além de estar preparada para as aulas, é preciso saber o que fazer nos períodos de folga, não é? Aprenda alguns truques de mágica para crianças e aproveite um tempo de qualidade com os seus filhos.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário