Início » Educação Infantil » 15 dicas para ajudar as crianças com a volta às aulas

15 dicas para ajudar as crianças com a volta às aulas

9 minutos de leitura

Muitas mamães e papais precisam saber como se preparar para a volta às aulas. Afinal, levar os filhos para a escola e toda a mudança que isso gera na rotina da casa precisa de uma adaptação. A melhor forma de fazer isso sem tumultos é estar preparado para o que virá.

Quem já tem filho em idade escolar sabe que todo ano é a mesma coisa: a preparação para voltar às aulas começa muito antes do primeiro dia de aula. Comprar materiais, uniformes, preparar lanches e por aí vai. Esse momento também precisa envolver as crianças.

Preparamos este post para ajudar você e outros responsáveis nesse período. Então, envie o conteúdo para aquela amiga ou amigo que também vai se interessar e acompanhe a leitura. A seguir, você verá 15 dicas de como preparar sua família para a volta às aulas de 2024. Confira!

1. Organize a casa

Separe um tempo com as crianças para organizar o quarto, ver quais roupas não servem mais, separar os materiais escolares, arrumar a mochila, dentre outros. Nessa hora, por exemplo, você pode ver a possibilidade de ter mais conjuntos infantis para seu pequeno usar durante o dia a dia.

mãe passa aspirador na casa enquanto filhos arrumam os brinquedos

 

Essa primeira etapa é muito importante para que todas as outras sejam bem executadas. Então, faça essa tarefa no seu tempo e da maneira que achar melhor, deixando sua casa pronta para começar o ano letivo.

Outra coisa que você precisa prestar atenção é nas blusas da sua criança. Veja quais ainda servem e separe algumas para doação. Você pode transformar essa tarefa em um momento divertido com os pequenos.

2. Renove e reuse os materiais escolares

Durante os momentos de organização que acabamos de mencionar, dê uma olhada nos materiais escolares dos seus filhos. Veja se é possível aproveitar alguns lápis de cor, ábaco, mochila, estojos, cadernos etc. Isso pode te ajudar a economizar um bom dinheiro.

 

criança com estojo e materiais escolares espalhados sobre a mesa

 

Em alguns casos, não é possível reaproveitar o material do ano anterior. Por esse motivo, se planeje e, se for possível, compre pela internet ou faça vários orçamentos. Com isso, você garante mais descontos.

3. Crie uma rotina com os filhos

Ter uma rotina de trabalho com filhos não é tarefa fácil, sabemos. Porém, com planejamento e diálogo, fica muito mais simples. Para isso, é necessário ter a colaboração de todas as pessoas da família.

 

professora dá conta história na escola

 

Comece a acordar mais cedo, no horário normal do ano letivo, pelo menos duas semanas antes. Assim, as crianças não ficarão com sono durante o dia. Divida tarefas em casa para que todo mundo contribua para a organização da volta às aulas.

4. Estabeleça horários para dormir

Como parte da rotina, é fundamental ter um horário para os filhos irem para a cama. Parte disso começa com uma boa rotina de sono para que o corpo entenda que é hora de deitar. Assim, fica muito fácil de os pequenos acordarem dispostos para a volta às aulas. A dica é que as crianças, de modo geral, durmam por pelo menos 9 horas por dia. Organize o cotidiano dos pequenos e garanta que eles estejam na cama na hora certa.

 

bebê dormindo com urso de pelúcia

 

5. Passe momentos com os filhos

Com a correria do dia a dia, pode ser difícil ter momentos de qualidade com as crianças. Às vezes, os horários não coincidem ou, depois de um longo dia de trabalho, tudo que você precisa é de um tempo sozinha. Não há problema nenhum nisso, mas lembre-se de aproveitar a companhia das crianças.

 

família reunida enquanto cozina junto

 

Isso pode acontecer durante as refeições, com uma leitura antes de dormir, um passeio com o cachorro das crianças, entre outras atividades. Além de fortalecer a relação entre vocês, deixará o fim dos dias muito mais leves.

6. Estimule os filhos a estudarem sozinhos

Por aqui, já falamos sobre como ensinar seu filho a estudar para a prova. Contudo, é importante lembrar que isso deve ser um hábito constante, não apenas no período de avaliações.

 

crianças estudam em volta do computador

 

Então, procure estimular seus filhos a criarem autonomia e responsabilidade antes mesmo de as aulas começarem. Após o início do ano letivo, incentive a leitura e o ato de fazer as atividades solicitadas em sala. Isso tem a ver com a última dica desta lista: se mostrar presente.

7. Cuide da alimentação

Com a rotina corrida, é muito mais fácil optar por lanches industrializados para as crianças, não é mesmo? Além disso, por mais que haja um Projeto de Lei que proíba a venda de alimentos ultraprocessados em cantinas escolares, é preciso estar de olhovolt.

 

criança cozinha junto dos avós

 

Para isso, procure optar por alimentações saudáveis e preparadas no dia anterior. Para isso, respeite sempre a pirâmide alimentar infantil e priorize frutas e vegetais.

8. Aproveite os horários de folga

Os fins de semana, os feriados e os recessos são momentos que as crianças — e você — podem relaxar um pouco. Além disso, eles são ótimas oportunidades para estimular a criatividade nos pequenos. Lembre-se de respeitar o espaço de cada uma delas, ok?

 

crianças pequenas brincam ao ar livre

 

Para isso, faça brincadeiras que incentivem o desenvolvimento, tente incentivar o hábito da leitura, vá a parques, ao cinema etc. Contudo, às vezes, precisamos só deixar que eles sejam crianças. Ficar até mais tarde na cama e se sujar também podem ser atividades produtivas.

9. Organize a mochila para o dia seguinte

Parte do processo de adaptação escolar envolve a organização do material didático. No começo do ano letivo, organize a mochila para o dia seguinte junto das crianças. Com o tempo, vá deixando que elas façam isso sozinhas até que você não precise mais lembrá-las dessa tarefa.

 

menina organiza o material para a volta as aulas

 

Além de poupar um tempo no dia seguinte, arrumar o material antecipadamente é essencial na criação da rotina. Não ter uma organização pode fazer com que os pequenos fiquem estressados ao acordar e ter que arrumar suas coisas logo pela manhã.

10. Fique de olho nas comunicações da escola

Muitas escolas enviam comunicações pela agenda, enquanto outras mandam mensagens por aplicativos de celular. Contudo, nada disso importa se os pais não veem os avisos, não é mesmo?

 

menina lê lembrança de dia das mães para a mamãe

 

Então, crie o hábito de ver a agenda do seu filho para a volta às aulas. Isso pode ser feito enquanto você passa um tempo com ele ou ele faz o dever de casa. Tal atividade pode, inclusive, ajudar em uma educação positiva.

11. Se mostre presente

Outro ponto muito importante da nossa lista: é fundamental que você se mostre disponível para o seu pequeno. Afinal, o período escolar pode ser um momento novo para ele. Dessa maneira, ouça quando ele tiver algo a reclamar. Cobre boas notas, mas saiba acolher quando for necessário.

 

pais caminham junto com o filho

 

Isso vai ajudar — e muito — na inteligência emocional das crianças. Então, participe dos eventos escolares, pergunte como foi o dia e ouça as histórias que elas têm a contar. Acredite, isso é muito significativo.

12. Estimule a leitura infantil

A leitura pode ser uma excelente alternativa para começar a preparar os pequenos a volta às aulas. Geralmente, as crianças aprendem a ler por volta de 5 anos, mas é preciso que elas sejam inseridas nesse mundo antes mesmo de completar tal idade. A dica é nunca tornar o ato de ler como algo obrigatório, caso contrário, eles podem entender que isso seja um ato de punição ou castigo.

 

menino sorri ao ler um livro

 

Existem diversas maneiras de apresentar obras infantis para os pequenos, o ideal é que isso seja ministrado de maneira lúdica e criativa. Leia os clássicos da literatura infantil, faça encenações teatrais, utilize fantoches ou qualquer outro tipo de ação que estimule a diversão e a participação do seu filho ou filha.

13. Mantenha o contato com os amigos

Uma dica muito importante que pode garantir uma adaptação fácil a volta às aulas é permitir que a criança mantenha um contato próximo com os seus amiguinhos de escola. Os laços de amizade criados podem deixar o primeiro dia de aula mais fácil, já que o pequeno ou pequena ficaram mais tranquilos sabendo que terão amigos os esperando.

 

crianças brincam com bolha de sabão

 

Caso seja uma escola nova, é normal que eles sintam dificuldade no início para conseguir se adaptar. Com o tempo, eles vão se soltando e conhecendo novos coleguinhas.

14. Faça penteados divertidos para a volta às aulas

Outra dica muito bacana que pode ser ótima aposta, principalmente para as meninas, é fazer penteados infantis criativos para a volta às aulas. Essa prática permite que a criança fique mais animada para começar o dia.

 

pai faz tranças em cabelo da filha

 

Existem inúmeros formatos que você pode testar, os mais simples e práticos são mais indicados, já que não vão demandar muito tempo e nem causar atrasos no primeiro dia de aula.

15. Crie um cantinho para estudos

Com a volta às aulas, será preciso criar um ambiente específico para que a criança crie o hábito de estudar. De preferência, adquira uma mesa apropriada para o tamanho dos pequenos e crie uma atmosfera propícia para que eles façam suas atividades e tarefas escolares.

 

menina se diverte com giz

 

Você pode ir habituando eles ao espaço antes mesmo de começar as aulas. Ofereça um momento no dia para que eles façam brincadeiras lúdicas, como desenhar, montar quebra-cabeças e outros no ambiente.


Todas as dicas da nossa lista funcionam muito bem se um aspecto for o centro de tudo: o respeito mútuo. Então, pegue tudo que você viu até aqui e adapte à sua realidade. Com isso, você e a sua criança se adaptarão ao início do ano letivo da melhor forma possível. Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário