Início » Atividades » 13 clássicos da literatura infantil brasileira para ler com os pequenos

13 clássicos da literatura infantil brasileira para ler com os pequenos

8 minutos de leitura

Os livros são universos mágicos e a infância é a fase mais encantadora da vida. A literatura infantil brasileira tem inúmeros exemplos de livros que ultrapassam a barreira poética e conseguem ser didáticos, artísticos e de uma profunda sabedoria, além de preservar e continuar a tradição de contos e histórias que já estão no imaginário do povo brasileiro há décadas.

No post de hoje, selecionei 13 títulos essenciais para ler com as crianças. Com eles, fica mais fácil despertar o amor pela leitura e, claro, ajuda a eternizar grandes nomes da literatura brasileira.

Vamos à lista?

1. O Grande Rabanete de Tatiana Belinky

Uma tarefa irrealizável por uma única pessoa torna-se possível com a colaboração de várias forças. Todos estão na horta tentando arrancar um rabanete, que teima em não sair. Aí, chega o ratinho e…

Esta é uma história muito interessante sobre o trabalho em equipe, a adição, o ritmo… Tatiana Belinky, em uma de suas obras mais conhecidas, brinca com as palavras e torna a leitura uma grande brincadeira onde nem sempre o maior é o mais forte.

Uma leitura fácil e ideal para as crianças que estão em processo de alfabetização, próximas aos 6 anos de idade, por exemplo.

vista de cima do livro o grande rabanete de tatiana belinky em cima da cadeira

 

2. Romeu e Julieta de Ruth Rocha

Uma história sobre multiplicidade e diversidade. Ruth Rocha, com sua mente brilhante, usa os personagens da famosa tragédia de Shakespeare para protagonizar a história de duas borboletas: Julieta, uma borboletinha amarela, e Romeu um “borboletinho” azul.

Ambos moravam em um canteiro onde as cores não podiam se misturar. Até que um dia, Ventinho, amigo em comum dos dois, resolve levá-los para um passeio que irá transformar a vida no canteiro das cores separadas!

Uma linda aventura com mistério, emoção e muita alegria no final! Ruth Rocha é uma autora que não pode faltar na estante dos pequenos!

A leitura é uma ferramenta muito importante para ajudar no desenvolvimento das crianças. Inclusive, ela pode ajudar a cuidar da saúde mental e emocional infantil.

3. Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos

Este título é um clássico da literatura nacional. Lançado em 1968, o livro conta como era a vida naquele tempo, com a família de Zezé, no centro da história. O menino passa por diversas aventuras e desventuras, todas confidenciadas ao seu melhor amigo, o pé de laranja-lima, carinhosamente chamado de Minguinho.

Essa é uma daquelas histórias que vai ficar na memória para sempre. José Mauro de Vasconcelos consegue extrair detalhes da vida na década de 1970, com um emocionante desfecho para o pobre menino Zezé. Conte aqui nos comentários se você já leu este livro!

vista de cima do livro Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos em cima da cadeira

 

4. Memórias da Emília de Monteiro Lobato

Emília, a clássica boneca de pano criada por Monteiro Lobato, feita dos trapos de uma saia de Tia Nastácia, escreveu o seu próprio livro. Irreverente e atrevida, ela filosofa sobre a vida, a morte e a verdade.

Essa é uma obra para as crianças maiores e mais acostumadas à leitura. Além disso, os mais velhos podem reencontrar a Emília de sua infância, apresentando essa personagem icônica às gerações mais novas. Ou seja, o livro é ideal para passar um tempo de qualidade com os filhos e executar a educação positiva!

vista de cima do livro memorias da emilia de monteiro lobato em ciam da cadeira

 

5. Felpo Filva de Eva Furnari

Uma verdadeira aula sobre tipos e gêneros textuais. Felpo Filva é um coelho escritor, meio atrapalhado e exibido, autor de títulos como: A cenoura murcha, De olhos vermelhos, Um pé-de-coelho azarado, Infeliz Páscoa e A horta por trás das grades.

Certo dia, Felpo recebe uma carta de uma “fã” não muito delicada e uma longa história se desenrola quando ele resolve responder a bendita carta. O final é surpreendente e vocês vão aprender muitas coisas com Felpo e Charlô, até uma receita de bolinhos de chocolate, que pode ser feita com as crianças!

6. Marcelo, Marmelo, Martelo de Ruth Rocha

Quase todo mundo já conhece o Marcelo, o personagem mais querido da escritora Ruth Rocha. Dono de uma série de livros, o menino curioso divide o título principal com outras histórias: “Teresinha” e “Gabriela e o Dono da bola”.

Três histórias superdivertidas para ler aos poucos ou de uma só vez. Lendo o primeiro, a criançada vai querer toda a coleção, vale a pena!

7. A história dos pingos de Mary e Eliardo França

Um livro muito legal que alia a contação de histórias com a aprendizagem. Nele, conhecemos sete personagens muito parecidos, mas só na aparência: Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu, Pingo-de-Flor e Pingo-de-Lua.

O livro passa uma bela mensagem sobre os elementos, o mundo ao nosso redor. Além disso, ajuda no conceito de fixação das cores com as crianças menores. Uma história lúdica e encantadora, que diverte as crianças e faz com que os leitores maiores reflitam.

Você já ouviu falar em criação neurocompatível? É uma tendência que tem o respeito mútuo e o diálogo entre pais e filhos como foco. Tudo a ver com o nosso tema de hoje, não é? Saiba mais sobre o assunto!

8. O Menino Maluquinho de Ziraldo

A obra-prima de um dos maiores autores e cartunistas brasileiros, Ziraldo deixou sua marca na literatura brasileira com esse personagem que apronta muita confusão.

Lançado em 1980 e vencedor do prêmio Jabuti em 1981, há mais de 40 anos esse livro vem encantando gerações. Suas páginas cheias de ilustrações características do Ziraldo e um texto curto, poético e cheio de diversão são inesquecíveis!

Muitas crianças, inclusive, se identificam com as traquinagens do Menino Maluquinho, tornando a experiência de leitura ainda mais divertida. Além de maluquinho, a história deixa claro que o menino é feliz!

Nada o impedia de se divertir, não importava o tempo! A única coisa que ele queria era ser amado!

visada e cima do livro o menino maluquinho de ziraldo em cima da cadeira

 

9. Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato

Uma obra muito rica e também reflexiva, pois trata de temas comuns nos anos de 1920, mas que hoje, um século depois, tem uma abordagem completamente diferente. Por isso, uma leitura orientada com as crianças pode proporcionar momentos enriquecedores e culturalmente valiosos!

Este é o primeiro título da série “O Sítio do Pica-Pau-Amarelo” e conta a história de uma das protagonistas, rodeada por todos os outros personagens tão conhecidos do universo de Monteiro Lobato. As histórias são cheias de criatividade, aventuras e perigos!

10. Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque

Um clássico da literatura brasileira infantil, com texto de Chico Buarque em versos e ilustrações de Ziraldo. Este é um título para ler em voz alta e que as crianças vão pedir para ler várias vezes, de tão gostoso que é.

Uma valiosa história que vem sendo reeditada desde 1979 e é um título altamente recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil.

O órgão, inclusive, indica o Chapeuzinho Amarelo para estimular a criatividade nas crianças!

vista de cima do livro chapeuzinho amarelo de chico buarque em cima da cadeira

 

11. Pluft, o Fantasminha de Maria Clara Machado

Outro clássico da literatura infantil brasileira, mas que ganhou os palcos pela ligação da autora com o teatro. Maria Clara Machado escreveu dezenas de peças e Pluft é uma das suas histórias mais famosas, inclusive ganhou uma versão cinematográfica em 2022.

Uma aventura assombrada de um fantasminha tímido que tem medo de pessoas, mas acaba conhecendo uma querida menininha, chamada Maribel, que foi sequestrada pelo Marinheiro Perna-de-pau.

Maribel precisa da ajuda de Pluft, que tem que encarar seus medos para ajudar a amiga. Depois de ler o livro, adicione o título na sua lista de filmes para ver com as crianças!

12. Luna Clara e Apolo Onze de Adriana Falcão

Um dos mais belos títulos da literatura contemporânea, Luna Clara e Apolo Onze é uma grande aventura com personagens de nomes, no mínimo diferentes.

Além dos protagonistas que dão nome ao livro, você vai conhecer Aventura, Doravante, Leuconíquio, Pilhério, Imprevisto, Poracaso entre outros. Uma história de vais e vens que não pode ficar de fora de quem gosta de uma leitura instigante e com muita bagagem literária.

Adriana Falcão é uma das melhores autoras da atualidade e tem livros que transformam o imaginário dos leitores!

vista de cima do livro Luna Clara e Apolo Onze de Adriana Falcão na cadeira

 

13. Sagatrissuinorana de João Luiz Guimarães

Uma última dica para refletir. O título estranho é uma versão adaptada da história dos três porquinhos, contextualizada na tragédia do rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais. Em uma grande homenagem ao escritor Guimarães Rosa, o autor João Luiz Guimarães registra criticamente duas das maiores tragédias socioambientais do Brasil.

Um livro comovente com um final aberto para diversas interpretações.

E assim fechamos a nossa lista com os melhores clássicos da literatura brasileira! Esperamos que você aproveite esse conteúdo para compartilhar muitas horas de leituras, histórias e imaginação com seus filhos.

Confira também nosso conteúdo de como criar uma planilha de rotina para os filhos, para inserir a leitura no dia a dia das crianças!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário