Início » Dicas » 70 nomes para meninos: opções raras, diferentes e com significados

70 nomes para meninos: opções raras, diferentes e com significados

12 minutos de leitura

Após descobrir o sexo do bebê, surge uma dúvida muito comum entre as mamães: qual nome dar para a criança? Bom, uma boa alternativa é homenagear uma pessoa querida, ou, até mesmo, o seu personagem favorito.

Caso ainda não tenha nenhuma ideia, fique tranquila. Nesse post, separei nomes masculinos diferentes dos convencionais (todos com o significado!). Aproveite as suas semanas de gestação, continue sua leitura e confira!

Ah, caso procure por opções femininas, vale a pena dar uma olhadinha em nosso outro post, com 70 nomes para meninas, raros, criativos e divertidos!

1. Vicente

Vicente tem origem ibérica, do latim Vincens. Significa “vencedor do mal”, “ser vencedor” e “triunfar”.

2. Bryan / Brian

Bryan ou sua variação Brian remetem tudo aquilo relacionado com a força, nobreza e liderança. No geral, o nome significa aquilo que é forte, nobre, honrado e virtuoso.

3. Matteo

Essa alternativa é uma variante italiana do nome Mateus, que vem da Bíblia. O nome Matteo significa: “dom de Deus”, “presente de Deus” ou uma “dádiva de Deus”. Bonito o significado, não acha?

Veja também: Body para bebês: modelos femininos, masculinos e unissex!

4. Bento

Mais uma alternativa relacionada ao divino, Bento significa aquele que foi abençoado com uma cerimônia. Ah, mas há também outro significado, e esse é perfeito para os papais e mamães fãs da Turma da Mônica. Sim, isso mesmo, Bento em homenagem ao personagem Chico Bento.

5. Jake

Jake é um nome de origem medieval e significa “Deus é cheio de graça” ou, também “A graça e misericórdia de Deus”.

6. João Guilherme

João Guilherme é a escolha perfeita para quem busca por um nome composto. Seu significado está relacionado àquele que é gracioso e agraciado por Deus: “protetor, corajoso e agraciado por Deus”.

7. Thomas

A raiz etimológica do nome Thomas vem do aramaico ta’oma, que significa “gêmeo”.

8. Yuri

Yuri é um nome básico, simples de pronunciar e muito bonito. Sua etiologia está ligada com os seguintes significados: “pequeno agricultor”, “aquele que trabalha com a terra”, “fazendeiro” e “luz de Deus”.

Qual o melhor tecido para roupa de bebê? Descubra no blog da Brandili!

9. Yan

Outra alternativa de nome curto e delicado é Yan. Esse nome masculino é uma versão búlgara do popular nome hebraico, superconhecido no Brasil como João. Ele significa “Deus é cheio de graça” ou aquele que é “agraciado por Deus”.

10. Anthony Gabriel

A união desses dois nomes entrega uma combinação forte e poderosa, com o seguinte significado: “Valioso homem de Deus”.

ensaio de bebe recém-nascido dentro de balde com almofada dormindo

 

11. Oliver

Oliver é a versão francesa da palavra latina oliva, que significa oliveira — árvore que produz azeitona e representa tudo que está ligado com a paz, glória e vitória.

12. Otávio

Meninos com o nome Otávio trazem consigo o significado de ser pacifistas e fazer o possível para manter um clima amoroso entre os familiares.

13. Donatello

Essa é a escolha perfeita para os papais e mamães apaixonados pela arte renascentista. Donatello, além de remeter a arte (e as Tartarugas Ninjas), significa: “dado”, “sociável” e “comunicativo”.

14. Eros

Segundo a mitologia grega, o nome Eros representa ao Deus do “amor” e do “desejo”. Conforme a história, esse é o nome do filho de Afrodite e Ares.

15. Filippo

Bom, esse nome te lembra a outra variação, não é? Ele é uma adaptação do nome Felipe e significa “amigo dos cavalos”.

Está com dor nas costas na gravidez? Veja 7 passos para aliviar!

16. Zion

Zion é um nome inspirado na colina conquistada pelo rei Davi, na Bíblia. Justamente por esse motivo, ele significa uma “terra prometida”. Sem dúvidas, essa é uma opção de nome bíblico que foge do convencional.

17. Ravi

Ravi é um nome muito bonito, tanto em sua pronúncia quanto em seu significado. Esse nome masculino representa o “Sol” e significa aquilo que é refletido sob a luz, conhecimento e poder.

18. Zayn

O nome Zayn possui origem árabe e significa “belo e gracioso” ou “cheio de beleza e graça”.

19. Ben

Pode ser um nome comum ou um apelido para os nomes Benjamin e Benedito. Em geral, ele significa “o filho” e é considerado um nome bíblico, com origem hebraica, que surgiu no Antigo Testamento da Bíblia.

20. Noah

Noah é uma variação moderna do nome bíblico Noé. Com origem hebraica, ele significa “descansar”, “repousar” ou aquilo que possui uma “longa vida”.

menininho sorridente de macacão em pé em fundo estilo boho posando

 

21. Rael

Breve, curto e rápido de pronunciar. Rael representa um guerreiro de Deus, o homem que vê o Senhor onde está e significa um “arcanjo do sol”.

Dúvidas comuns durante a gravidez: Mulheres grávidas podem menstruar? Descubra!

22. Dominic

Este nome é uma versão inglesa da palavra domingo, o dia destinado ao descanso pelo senhor segundo a Bíblia. Sua origem etimológica significa aquilo que é “do Senhor” e “pertence a Deus”.

23. Otto

Otto é um nome masculino com origem germânica e significa aquele que é rico, opulento e próspero. Inclusive, vem se tornando cada vez mais popular nos dias atuais. Legal, não acha?

24. Charles

O nome Charles tem origem da palavra germânica Karal ou Kerl, que significa, de maneira literal, o homem do povo. Ele é ideal para meninos fortes e confiantes, não à toa, é um nome bastante adotado na realeza.

26. Gael

No geral, existem diversos significados para o nome Gael. Porém, os mais utilizados são os que possuem origem irlandesa: “belo e generoso”, “um homem que protege e é protegido”.

27. Apollo

Imponente, marcante e superdiferente, o nome Apollo tem origem grega e significa “aquele que dá a vida”, “um espírito do calor”, “com beleza espetacular”.

28. Harry

Harry é o nome de um dos príncipes da Inglaterra mais lembrado quando falamos sobre a realeza britânica. Ele significa “príncipe do lar” e “governante da casa”.

29. Martin

Forte e guerreiro. Essas são duas palavras que definem perfeitamente o significado do nome Martin. Normalmente, meninos com esses nomes passam a impressão de ter um bom tato e um dom para a diplomacia.

30. Edward

O nome Edward surgiu a partir do inglês antigo, com a palavra Ēadƿeard. O prefixo ead, representa aquilo que é próspero e ƿeard significa guardião. Sendo assim, Edward significa um próspero guardião.

bebe loiro dos olhos azul sorrindo

 

31. Albert

Albert é o nome de meninos ambiciosos que lutam por seus sonhos e desejos. Ele significa “ilustre, talentoso e muito famoso”.

32. Douglas

Douglas é o nome de homens proativos, com temperamento impulsivo, focado em obter resultados em tudo o que se propõe a fazer. Quem acredita que os nomes influenciam na personalidade talvez note que esse comportamento inicia desde a infância, na escolinha.

O que é parto humanizado? Conheça o processo por completo

33. William

O nome masculino William é um pronome com origem inglesa e signica “protetor” ou “aquele que protege”.

34. Andrey

Andrey é uma versão russa do nome André. O seu significado está relacionado com homens que são “másculos”, “viris” e “masculinos”.

35. Raoni

Essa é uma alternativa de nome para quem deseja homenagear a cultura e a língua indígena. Com origem do tupi-guarani, Raoni significa “grande guerreiro” e “chefe da tribo”.

36. Eliel

Eliel é um nome bíblico e reflete o amor e poder de Deus. Ele significa: “meu Deus é o Deus de todos” ou “Deus é o altíssimo”.

37. Luke

O nome Luke vem do luminoso ou iluminado. Ele tem relação com a série de filmes Star Wars e é uma excelente escolha para os papais que são amantes dos cinemas colocarem em um dos filhos.

38. Talisson

Talisson significa “algo que está florindo”, “nascido em berço nobre” e “descendente de uma boa linhagem”. O nome é uma excelente forma de atrair coisas novas e boas prosperidades para a criança.

39. Ramiro

Esse é um nome com origens da Espanha e do Mar Negro. Ramiro significa “conselheiro importante/disputado/renomado”.

40. Kendrick

O nome Kendrick é uma alternativa sofisticada que remete aos nomes da realeza. Ele significa: “herói corajoso” e “filho do príncipe e do poder”.

bebe loiro dos olhos azuis sentado no sofá com roupa de time do palmeiras

 

41. Gabriel

Gabriel era o nome do anjo mensageiro que Deus enviou à Virgem Maria. Esse nome bíblico significa “aquele que Deus enviou”, “o homem de Deus” e o “mensageiro dos céus”

Seu bebê está mexendo muito na barriga? Descubra por que isso acontece.

42. Bernardo

Ele é formado pela junção de dois elementos germânicos: ber, que significa urso; e hart, que significa forte. Ou seja, o nome Bernardo quer dizer “forte como um urso”. Sem dúvidas, essa é uma excelente escolha para os meninos guerreiros.

43. Samuel

Samuel é aquele a quem Deus escuta. Ele age com determinação e justiça, sempre a fim de atingir os seus objetivos.

44. Gaspar

Gaspar é o nome de um dos reis magos e remete a pessoas responsáveis e sensatas. Além disso, o nome também significa “aquele que é o portador de tesouros”.

45. Sebastian

Essa é uma versão modernizada do nome Sebastião. O nome vem do pronome grego, Sebastós, que significa “sagrado”.

46. Itachi

Essa opção é um nome masculino de origem japonesa. Atualmente, ela vem se tornando cada vez mais conhecida, devido ao personagem Itachi Uchiha do mangá e anime Naruto.

47. Sky

Breve, curto e divertido. Sky, traduzindo do inglês para o português, significa “céu” e é uma excelente alternativa para nomear os bebês.

48. Arturo

Arturo é uma variação do nome Arthur. Aliás, ele é uma ótima alternativa para as mamães que desejam fugir do óbvio e possui o significado de “forte como uma pedra”.

49. Akira

Mais uma alternativa de nome japonês, Akira é uma opção que pode ser usada tanto pelos meninos quanto pelas meninas. O nome significa “brilhante, talentoso e iluminado”.

50. Klaus

Klaus é aquele que é vitorioso. O nome remete a vitória, “o que vence com o povo” e a uma pessoa conquistadora.

bebe se apoiando em caixote com look de cawboy camisa xadrez calça bege e chapéu de cawboy

51. Soren

Soren é uma adaptação, bastante usada na região da Dinamarca e Noruega, do nome Severino. Ele significa “estrito”, “severo” e “austero”.

52. Alef

Essa é uma escolha moderna e original para nomear o bebê. Alef significa “o primeiro”.

53. Heitor

Heitor representa uma pessoa conservadora, que, normalmente, tende a se guardar entre as pessoas. Contudo, embora tenha um caráter introvertido, esse é o nome de meninos que gostam de se aventurar.

54. Yudi

O nome Yudi significa “um homem forte e gentil”, “bravo” e “aquele que tem coragem”. Ah, e vale dizer que essa é mais uma opção com origem japonesa. Uma boa escolha para colocar no bebê, não acha?

55. Lohan

Lohan é um nome bonito de se escrever e se pronuncia como se fosse “Lorran”. Ele representa meninos iluminados e bem esclarecidos com a saúde mental e emocional.

56. Elói

Elói significa “o escolhido” e representa homens e meninos bem resolvidos consigo mesmo. Eles possuem uma ótima autoestima e confiam no próprio trabalho.

57. Rafael

Rafael é um nome masculino bíblico, com origem hebraica e significa “Deus curou” ou “curado por Deus”. Normalmente, ele é bastante escolhido por mamães que passaram dificuldades na gestação.

58. Leonardo

Leonardo significa “forte como um leão” e possui origem germânica. Meninos com esse nome tendem a ser mais extrovertidos, espirituosos e criativos.

59. Kylian

O nome Kylian tem origem inglesa e é bastante utilizado na França, devido a sua origem gaélica. Seu significado é: “da igreja”, “um homem religioso” e “pessoa de fé”.

60. Dario

Com origem grega, Dario significa um homem “rico e poderoso”. Além disso, o pronome possui outros significados, relacionados com a proteção e o cuidado.

bebe sentado sorridente segurando um balão vermelho pela cordinha

 

61. Joaquim

Joaquim significa aquele que foi elevado por Deus. O nome indica pessoas firmes, confiantes e que valorizam a lealdade. Ah, mamãe, inclusive, esse nome rendeu um apelido superfofo para a criança: Joca. Perfeito, não acha?!

62. Lucca

Lucca tem origem italiana e significa “o portador da luz”. Isso, devido a origem da palavra, que surgiu de lyke, que advém do latim e remete a aquilo que é iluminado.

O que é doula? Descubra a sua importância no parto

63. Aarav

Embora não seja muito conhecido, Aarav é um nome bastante popular na cultura indiana e está relacionada com a paz individual. O nome significa “pacífico” e “sábio”.

64. Arlo

Por mais exótico que seja o nome Arlo, ele é uma alternativa muito popular na Europa. Seu significado está ligado com aquilo que se encontra entre “duas colinas”.

65. Cassius

O nome Cassius é uma variação do nome Cássio, o qual possui origem do latim. Essa alternativa é uma escolha interessante para as mamães apaixonadas pelos romances shakespearianos.

Isso porque o nome aparece com um destaque em uma das obras do escritor britânico William Shakespeare.

66. Cauã

O nome Cauã tem origem tupi-guarani e significa “um falcão ou gavião”.

67. Dante

Mais uma alternativa para a lista de nomes italianos, Dante significa algo duradouro, permanente e está relacionado à palavra “Durante”. Além disso, esse é um nome bem diferente do que estamos acostumados e não é encontrado com tanta facilidade.

68. Guilherme

Batalhador, tenaz e com espírito empreendedor, os meninos com nome de Guilherme crescem com vontade de se tornarem bem-sucedidos. Essa característica surge, em partes, por conta do significado do nome: protetor e decidido.

69. Joseph

Joseph é uma adaptação do nome José para a língua inglesa. Essa é uma alternativa mais jovem e atual para quem deseja aderir aos clássicos no nome do bebê. Seu significado está ligada a “aquele que acrescenta” e ao “acréscimo do Senhor”.

70. Saymon

Não muito conhecido aqui no Brasil, Saymon é um nome bastante utilizado nos Estados Unidos e ao redor da Europa. Ele significa “ouvinte” e “aquele que ouviu”.

bebe japinha sorridente tentando levantar de bruços

 

Esses são os 70 nomes masculinos com diferentes significados. Dentre as nossas opções você pode ver alternativas com significado bíblicos e de diversas culturas como a indigena e japonesa, por exemplo.

E aí, mamãe, conseguiu decidir o nome do bebê? Então, agora está na hora de partir para um próximo passo. Continue no blog da Brandili e veja a melhor maneira para organizar um chá de bebê!

5/5 - (Total de avaliações: 9)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário