Início » Gravidez » O que é parto humanizado? Conheça o processo por completo

O que é parto humanizado? Conheça o processo por completo

6 minutos de leitura

O parto humanizado é um conjunto de práticas que têm o objetivo de prestar assistência à mulher desde o início das contrações até o momento que o bebê nasce.

A discussão sobre parto humanizado pode ser polêmica. Porém, ele vem se mostrando uma opção interessante para mulheres que buscam o protagonismo na hora do nascimento de seus bebês. Será que essa opção é para você?

Continue lendo e tire suas principais dúvidas sobre esse tipo de parto!

Qual a diferença entre o parto normal e humanizado?

O parto normal se refere simplesmente à via de parto, que foi vaginal. Porém, isso não quer dizer que não há intervenções médicas no processo. Já o parto humanizado se refere a uma abordagem que visa garantir o respeito e a autonomia da mulher durante todo o processo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o parto humanizado tem como objetivo tornar o processo uma experiência positiva e transformadora. Nele, a mulher pode se sentir no controle e uma participante ativa da experiência.

Dessa forma, é importante notar que nem sempre o parto humanizado é livre de intervenções médicas. Apesar de serem raras em mulheres com gestações saudáveis, as intercorrências podem aparecer. Porém, o importante aqui é que a mãe seja sempre bem informada do que está acontecendo e seja respeitada.

Veja também: Como fazer, os cuidados, benefícios e contras do peitolé

mulher gravida com dor recebendo assistencia medica com marido

Como é um parto humanizado?

Conforme as recomendações da OMS, os cuidados durante e após o parto devem ter uma abordagem baseada nos direitos humanos. Ou seja, deve ir muito além da simples sobrevivência da mãe e do bebê. Trazendo, assim, respeito, informação e autonomia.

Veja algumas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o parto humanizado:

  • Respeito: todas as mães devem ter seus direitos de informação, confidencialidade e privacidade respeitados. Além de serem protegidas de maus-tratos;
  • Comunicação efetiva: os profissionais da saúde devem se comunicar de forma simples e clara;
  • Acompanhante: um acompanhante de confiança é recomendado durante todo o trabalho de parto;
  • Monitoramento do bebê: em mães de baixo risco, os médicos devem preferir usar um estetoscópio fetal ou um doppler fetal;
  • Formas não medicamentosas de alívio de dor: como técnicas de relaxamento, atenção plena, ou até massagens e água quente, conforme a preferência da gestante;
  • Formas medicamentosas de alívio de dor: devem ser usadas em situações muito específicas e administradas apenas por um médico especialista;
  • Alimentação: em mulheres com gravidez de baixo risco, é importante se alimentar durante o parto;
  • Escolha da posição: a mulher deve escolher a posição que se sente mais confortável;

Além dos cuidados durante o parto, também há recomendações do que deve ser realizado após o nascimento. Entre elas, está a de que o bebê deve receber, o quanto antes, contato pele a pele com a mãe, e ser amamentado ainda na primeira hora de vida.

Além disso, a mamãe deve, também, planejar como vestir um bebê na maternidade.

Geralmente, partos humanizados ocorrem em salas aquecidas, sem ar condicionado. A mãe tem o direito de se movimentar e não é obrigada a ficar nua. Dessa forma, além de evitar stress da mãe, o bebê não sofre o choque de ir parar em um lugar frio quando sai do útero.

Quais são os benefícios de um parto humanizado?

O parto humanizado traz benefícios que abrangem tanto a saúde física quanto a saúde psicológica da mãe e do bebê. O principal deles é a melhor recuperação no puerpério.

Em um ambiente mais calmo, o parto pode ser mais rápido, com menos chances de precisar de intervenções e maiores chances de sucesso na hora de amamentar.

Em um parto humanizado, o bebê geralmente vem ao mundo em uma sala aquecida. Com isso, ele sente menos desconforto. Ou seja, fica mais tranquilo após o nascimento e chora menos.

Além disso, um artigo de pesquisadores suecos aponta que o contato da pele do bebê com a mamãe faz com que ele, instintivamente, busque o peito.

mulher gravida e parteirar em roupas casuais sentada na cama doula segurando a mao

A amamentação ainda na primeira hora de vida do bebê e o parto parto humanizado podem proporcionar:

  • Maior confiança da mãe, com menos preocupações sobre ter ou não leite.
  • Maiores níveis de glicose no sangue do bebê. Logo, menos chances dele precisar de suplementação.
  • Os hormônios liberados na amamentação após o parto causam um sentimento de bem-estar tanto na mãe quanto no bebê.
  • Se, por algum motivo, a mãe não puder fazer contato pele a pele com o bebê, o pai ainda pode fazer isso. Lógico, ele não poderá amamentar, mas poderá dar conforto ao recém-nascido.

Existe parto humanizado no SUS?

Sim! Nos últimos anos, o Sistema Único de Saúde, aponta que a humanização do parto, pré-natal e atendimento é um direito de toda gestante.

Entre essas iniciativas, incluem esforços para tornar o atendimento menos medicamentoso e mais individualizado. Tornando as necessidades da mãe e do bebê o centro de todos os procedimentos, dando ênfase à autonomia da mulher e suas escolhas.

Qual é o valor médio de um parto humanizado?

Em média, o valor fica entre R$ 5 mil e R$ 15 mil. É importante destacar que o valor médio de um parto humanizado pode variar bastante dependendo da região onde você está. Além disso, a quantia muda conforme a presença de doulas e outros profissionais.

De qualquer maneira, é importante verificar as opções disponíveis e fazer uma pesquisa de preços antes de decidir.

Quais são os riscos de um parto humanizado?

Em geral, os partos humanizados têm os mesmos riscos do que outros tipos de parto. Alguns exemplos de riscos comuns incluem dificuldade para o bebê passar pelo canal do útero, hemorragia e infecção. Tire todas as dúvidas com seu médico antes de decidir.

Além disso, é importante realizar o acompanhamento pré-natal. Afinal de contas, a humanização começa já na primeira consulta. Esse período é fundamental para minimizar os riscos durante o parto e garantir a saúde da mamãe e do bebê.

Aproveite para tirar suas dúvidas sobre amamentação!

Quanto tempo dura o parto humanizado?

O parto humanizado costuma lavar o mesmo de tempo que um parto normal. Lembre que a duração não deve ser um fator de alerta para ninguém. Cada procedimento tem o tempo que for necessário.

No final das contas, informação é o item mais importante para um dar a luz de forma segura. Por falar nisso, veja nosso post sobre o parto em casa para e continue aprendendo!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário