Início » Gravidez » Meu bebê prefere a mamadeira, o que fazer? Veja as causas

Meu bebê prefere a mamadeira, o que fazer? Veja as causas

5 minutos de leitura

É consenso entre comunidade médica e sociedade em geral que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento da criança, mas o que fazer quando o bebê pega e solta a mama? E em caso de desmame precoce, quando ele prefere a mamadeira, tem como reverter?

Se você também tem essas dúvidas, saiba que esses questionamentos são bastante comuns para outras mamães. Afinal, a gente sempre quer fazer o melhor para os nossos pequenos, não é verdade?

Por isso, vamos esclarecer essas questões e mostrar a você o que é desmame precoce, causas e consequências, além de como evitar e até reverter essa situação. Acompanhe!

O que é desmame precoce?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o desmame é considerado precoce quando existe o abandono total ou parcial do aleitamento materno antes do 6º mês de vida do bebê.

Inclusive, desde 2001, a entidade recomenda aleitamento materno exclusivo até essa idade. Portanto, a partir dos seis meses, a Organização indica a introdução gradual de alimentos, mas orienta manter a amamentação por, no mínimo, dois anos.

Essa recomendação, adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil, além de atender as necessidades nutricionais, metabólicas e imunológicas das crianças, estimula o afeto entre mãe e bebê, trazendo mais segurança e sensação de proteção para essa nova vida.

Em outro conteúdo, falamos tudo que você precisa saber sobre o desmame precoce. Aproveite para ler!

close up dos pais jovens segurando seu bebe

Quais as causas do desmame precoce?

Os principais motivos são: saúde da mãe, dificuldade na pega do bico do peito, uso excessivo de fórmulas infantis etc. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, 46% das crianças brasileiras são amamentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida.

Por outro lado, mais da metade das pessoas que amamentam não conseguem manter o aleitamento exclusivo até o 6º mês, e relatam que o bebê pega e solta a mama. Existem vários motivos para isso, veja os mais comuns:

1. Saúde da mãe

Problemas de saúde como estresse e rachaduras no bico do seio podem prejudicar o aleitamento. Contudo, o segundo caso, na maioria das vezes, é causado pela pega incorreta.

Em situações mais extremas, tratamentos como a quimioterapia impedem a mulher de amamentar. Além disso, pessoas com HIV ou Aids ou que usam alguns tipos de antidepressivos também têm dificuldade de amamentar.

2. Pega errada

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o uso da técnica adequada é um fator decisivo para o sucesso do aleitamento materno. Aliás, não é raro que a pega errada seja o motivo de o bebê soltar a mama logo após pegar.

Se esse for o seu problema, há algumas formas de contornar a situação. Em todo caso, converse com seu pediatra para analisar seu quadro de maneira individual.

bebe com chupeta sendo segurado por sua mae

3. Chupetas e mamadeiras

Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo, bebês que utilizam mamadeira tendem a evitar o seio ou sugam com menos intensidade. Isso porque eles aprendem a sucção de maneira errada, ocorrendo a chamada “confusão de bicos”.

4. Mitos

De acordo com o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a alegação de que o leite é fraco e que não sustenta o bebê é bastante comum entre lactantes.

Na verdade, esse mito existe por conta da aparência aguada do colostro. Isso pode levar a mãe a acreditar que fórmulas infantis são mais eficientes.

5. Fórmulas infantis

A SBP aponta que há evidências de que o uso de leite artificial e alimentos não lácteos, como chás e água, estão associados à interrupção do aleitamento materno precocemente. Segundo a entidade, essas fórmulas devem ser utilizadas em casos restritos, como desnutrição, e apenas com indicação médica.

Veja também: Guia completo sobre a gravidez molar — mola hidatiforme

6. Fim da licença maternidade

Como mostramos, vários órgãos governamentais recomendam que bebês sejam nutridos exclusivamente com leite materno até os seis meses. O fim da licença maternidade, que dura quatro meses, pode prejudicar os momentos de amamentação entre mãe e filho.

Por que o bebê pega e solta a mama?

Os motivos podem envolver dentes nascendo, redução de volume do leite, estresse etc. Um artigo da SBP, adverte para a chamada de “greve de amamentação”. Essa condição pode ocorrer em crianças menores de um ano e tem início súbito. Veja algumas das possíveis causas:

  • Dentição
  • Doença
  • Estresse
  • Mudança no sabor do leite
  • Redução no volume de leite
  • Excesso de mamadeira ou chupeta

O órgão aponta que esse quadro dura poucos dias. Caso os sinais persistam, consulte seu médico com urgência.

Como reverter o desmame precoce?

A principal maneira de reverter o desmame precoce é dar atenção à pega correta na mama. Ou seja, para reverter essa situação, a recomendação é a de que o bebê deve abocanhar boa parte do seio, e não apenas o bico do peito. 

Ou seja, o mamilo deve alcançar o fundo do palato, no “céu da boca”, assim, o bebê consegue fazer os movimentos certos com a língua e a mandíbula. Além disso, o queixo deve tocar a mama e os lábios devem estar projetados para fora.

Outro ponto importante é parar com o uso de bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras, diminuindo gradualmente o uso de leite artificial. Isso ajuda a retomar, junto com as mamadas, o relacionamento do bebê com o peito.

Além disso, o uso de mamadeira pode causar cáries. Então, é preciso ficar alerta com esse acessório.

E não esqueça: não existe leite fraco, OK? Via de regra, se o bebê está evacuando e ganhando peso, não há motivos para alarde. O ideal é sempre consultar um profissional antes de tomar qualquer decisão.

Entendeu o que é desmame precoce, por que ele acontece e o que pode ser feito quando o bebê solta a mama? Lembre que nosso conteúdo aqui é apenas informativo e que você não deve tomar nenhuma decisão sem antes consultar um profissional de saúde.

Por falar em leite materno, aproveite para ver nosso conteúdo explicando as vantagens e desvantagens do picolé de leite materno!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário