Início » Gravidez » Guia completo sobre a gravidez molar — mola hidatiforme

Guia completo sobre a gravidez molar — mola hidatiforme

5 minutos de leitura

Com sintomas semelhantes aos de uma gestação comum, a gravidez molar pode ser mais grave do que se imagina devido à falta de informações sobre ela.

Para não auxiliar mamães e papais, e incentivar a busca por tratamento caso haja a identificação dos sintomas, trouxemos as principais dúvidas e informações sobre a mola hidatiforme.

Continue lendo este artigo para entender.

O que é gravidez molar?

A gravidez molar é quando acontece uma fertilização, mas não há condições para o desenvolvimento normal do embrião. Também é conhecida como mola hidatiforme ou gravidez em mola.

Considerada uma doença trofoblástica gestacional, ela oferece a possibilidade de uma evolução tumoral. Dessa forma, as células se desenvolvem com anormalidades, ou seja, um emaranhado celular. A gravidez molar não tem batimentos cardíacos.

É uma complicação da gestação, com altas chances para evolução tumoral, e não costuma durar os 9 meses. A partir do segundo trimestre de gestação, o corpo tende a expelir o tecido.

Aproveite para ler: Como saber se estou grávida? E entender os sinais da gestação.

Existe gravidez molar com feto?

A condição de uma gestação onde um feto vivo se desenvolve junto a uma mola é rara. Porém, o risco ao parto prematuro, morte fetal, aborto espontâneo e pré-eclampsia são altos. Esse caso, assim como todo pré-natal, deve ser acompanhado de um médico especialista.

Quais são os sintomas de uma gravidez molar?

Geralmente, a gravidez molar é assintomática. Nas primeiras semanas da condição, os sintomas se assemelham a uma gravidez comum. Ou seja:

  • Enjoo;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Dores lombares;
  • Inchaço abdominal;
  • Aumento do útero.
  • Sangramento;
  • Beta-HCG alto.

Caso sinta um ou mais desses sintomas, procure seu médico com urgência. Mulheres com essa condição costumam ter aborto espontâneo entre a 6ª e a 16ª semana de gravidez. Em muitos casos, a gravidez molar só é identificada após a análise laboratorial do material.

Por que a gravidez molar acontece?

Apesar de não existirem causas comprovadas para a gravidez molar, o principal motivo podem ser as alterações genéticas. Apesar de uma condição rara, pode acontecer com mulheres de qualquer idade. As chances de mola hidatiforme são maiores para gravidez até os 20 anos ou mais de 35 anos.

Outras possibilidades para a causa da gravidez molar são: espermatozoide imperfeito fertilizar um óvulo saudável ou óvulo fecundado por dois espermatozoides ao mesmo tempo.

Leia o post sobre gravidez aos 40 anos, os riscos e cuidados que devem existir.

Quais são os tipos de gravidez molar?

Já foram identificadas dois tipos de gravidez molar: completa e a parcial. A gravidez molar completa é a mais frequente. Acontece quando o óvulo não possui núcleo ativo e os cromossomos do espermatozoide se duplicam. Nesse caso, os tecidos placentários não são formados e, por isso, não existe evolução do feto.

A gravidez molar parcial acontece quando dois espermatozoides fecundam em um óvulo. Assim, são formados 69 cromossomos, ao invés de 46.

Quais os tratamentos para gravidez molar?

Após a expulsão, a mulher deve passar por um tratamento e fazer o acompanhamento médico. Atualmente, existe mais de uma forma de tratamento para gravidez molar. O profissional da saúde é o responsável por indicar o ideal para cada caso. Veja as principais delas:

1. Curetagem

Após a identificação da condição, o conteúdo molar deve ser removido, pois pode oferecer risco à saúde da mulher. A raspagem é realizada com cureta, a qual é uma sucção no interior do útero para remoção do tecido.

2. Acompanhamento

Os níveis de HCG e ultrassonografias devem ser acompanhados de forma periódica. Assim, poderá ser observado se houve evolução das células malignas.

3. Medicamentos

Em alguns casos, pode acontecer de ainda permanecerem células anormais no útero, mesmo após a curetagem. Essas células podem dar origem a câncer coriocarcinoma gestacional.

4. Prevenção da gravidez

A gravidez deve ser evitada ao menos um ano após o tratamento. Somente assim será eliminada a possibilidade de evolução das células malignas.

5. Quimioterapia

A quimioterapia só será necessária em casos das células remanescentes permanecerem no útero. Assim, o câncer pode se desenvolver e ser necessário o tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Em todos os casos, os tratamentos devem ser acompanhados pelo seu médico.

Como descobrir uma gravidez molar?

É possível identificar sinais de que a gravidez não está acontecendo como deveria por meio do exame de ultrassom. Porém, não são todos os casos.

É no segundo semestre que o material molar se desenvolve ao máximo no útero. Nessa época, também, pode acontecer o aborto espontâneo.

Quem teve gravidez molar pode engravidar?

Sim! Mesmo que a mulher tenha passado por quimioterapia, ela poderá engravidar. Com o tratamento completo e após um tempo de espera, a mulher poderá engravidar novamente.

O tempo de espera é indicado individualmente pelos médicos. Em média, quando é feita apenas a curetagem, seis meses são o suficiente. Quem passou por quimioterapia ou radioterapia, o indicado é aguardar cerca de 12 meses.

Como prevenir mola hidatiforme?

Infelizmente, não há prevenção para essa condição. Vale ressaltar que, assim que tiver um resultado positivo para gravidez, a mulher deve fazer o acompanhamento médico e ficar atenta a possíveis sintomas. Com isso, toda e qualquer alteração será percebida e poderá ser tratada.

Agora que você pode entender melhor do que se trata a gravidez em mola, terá muito mais atenção aos sinais do seu corpo. Para as mamães, gestantes e tentantes que gostam de se manter por dentro de assuntos referentes à gravidez e maternidade, continuem acompanhando nossos posts. A dica de leitura hoje é de 4 aplicativos para acompanhar a gravidez.

Até lá!

Referências

Gravidez molar: o que é, tipos, sintomas e tratamento! – Sanar Medicina. Disponível em: <https://www.sanarmed.com/gravidez-molar>.

Gravidez molar: O que é, sintomas e como tratar. Disponível em: <https://clinicamae.med.br/2019/07/gravidez-molar-saiba-tudo-sobre/>. Acesso em: 21 dez. 2022.

Gravidez molar: o que é, principais sintomas e tratamento. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/gravidez-em-mola/>. Acesso em: 21 dez. 2022.

Gravidez molar: o que é e como é possível engravidar depois. Disponível em: <https://www.mildicasdemae.com.br/2016/07/gravidez-molar-o-que-e-e-como-e-possivel-engravidar-depois.html>. Acesso em: 21 dez. 2022.m

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário