Início » Gravidez » Falta de ar na gravidez é normal? – causas e como aliviar

Falta de ar na gravidez é normal? – causas e como aliviar

6 minutos de leitura

Mudanças no corpo e um turbilhão de emoções são apenas parte do que a gravidez introduz em nossas vidas. Enjoo e náuseas já são esperados, mas você sabia que pode acontecer falta de ar durante a gravidez? Ou então, o que fazer ao ter falta de ar? Isso prejudica o desenvolvimento do bebê?

Para sanar essas e outras dúvidas a respeito desse sintoma durante a gestação, continue lendo esse artigo.

É normal sentir falta de ar na gravidez?

Sim, a falta de ar na gravidez é normal. Isso acontece, pois, conforme o bebê cresce, o pulmão e o diafragma tendem a ser comprimidos. Com isso, a caixa torácica diminui, criando a sensação de falta de ar.

Felizmente, mesmo com essas mudanças, a oxigenação do sangue mantém-se em níveis saudáveis.

Além disso, com a gravidez, o corpo tende a alocar recursos para o bom desenvolvimento do feto. Então, além da oxigenação individual, oxigenar o feto é fundamental para seu desenvolvimento. Isso também pode afetar a respiração da mãe.

Se a falta de ar for acompanhada de outros sintomas, o mais apropriado a se fazer é procurar um atendimento médico e relatar as situações em que você percebeu estar ofegante.

É normal sentir falta de ar na gravidez?

O que fazer ao sentir falta de ar na gravidez?

Seja uma falta de ar fraca ou forte, ao senti-la, a indicação é procurar o atendimento médico. Somente assim será possível ter um tratamento correto e personalizado para o que você está sentindo.

Isso é essencial, visto que a falta de ar pode ser um dos sintomas de algumas doenças e condições médicas que requerem atenção. No entanto, não se preocupe com isso sem visitar um profissional e não pratique o autodiagnóstico!

Para casos “normais” de falta de ar — ou seja, casos que não estão relacionados com outras doenças — existem formas de amenizar a sensação. As principais incluem não deitar de barriga para cima e fazer exercícios de respiração, os quais você pode iniciar desde já.

A seguir, incluímos um vídeo que ensina algumas técnicas de respiração para grávidas:

https://www.youtube.com/watch?v=uEjGGw_1pWo

A ansiedade na gravidez também pode causar a falta de ar, então é importante manter os cuidados com a saúde mental.

O que é bom para evitar falta de ar na gravidez?

Evite grandes esforços e concentre-se na sua respiração. Como é uma condição comum na gravidez, não existem muitas formas de evitar. O que a mãe pode fazer é procurar posições que aliviam a pressão no seu diafragma e pulmão.

Tenha atenção para sua respiração e evite situações de muito estresse. Os cuidados com a saúde e a prática de esportes moderados também são formas de evitar sensação ofegante e de mal-estar.

O que é bom para evitar falta de ar na gravidez?

Quais as causas da falta de ar?

Além desse crescimento natural que o útero sofre para comportar o bebê, a falta de ar pode ser sintoma de outras condições. Essas são algumas das possíveis causas para a falta de ar na gestação:

  • Excesso de esforço;
  • Cansaço;
  • Excesso de atividades físicas;
  • Ansiedade;
  • Asma;
  • Embolia pulmonar;
  • Bronquite;
  • Edema pulmonar;
  • Crescimento do bebê.

Ao sentir qualquer nível de falta de ar, consulte seu médico.

Leia também: Gravidez aos 40 anos: cuidados e riscos

Quando começa a falta de ar na gravidez?

A falta de ar costuma surgir apenas com o crescimento do bebê, então é mais comum nos últimos meses. Normalmente, acontece a partir de 24 semanas de gestação, chegando até a 36ª semana, quando o diafragma e os pulmões têm mais espaço, pois bebê encaixa na pelve.

No entanto, o momento em que começa a sensação de falta de ar pode variar, pois os bebês têm tamanhos e ritmos de crescimento diferentes. Esse tempo é estimado e vale apenas para quando a causa é unicamente o crescimento do bebê e realocação de recursos do corpo da mãe.

Você pode acompanhar as fases da sua gestação através de aplicativos.

Quando começa a falta de ar na gravidez?

É normal sentir falta de ar no início da gravidez?

Não, a falta de ar não é comum no início da gravidez, mas ela pode ser causada por alterações hormonais normais deste período. O acompanhamento médico é fundamental para compreender se este é um sintoma de algo mais grave.

Persiste por quanto tempo?

Pode durar até o final da gravidez, mas a partir do momento em que o bebê encaixa na pelve, a sensação diminui. A falta de ar não deve durar por horas. Quando sentir-se ofegante, procure relaxar, deitar-se de lado e o que mais ajudar a aliviar a sensação. A dificuldade ao respirar pode acompanhar toda a gestação.

O que fazer se estou sentindo muita falta de ar na gravidez?

Se a falta de ar estiver muito forte ou muito frequente, procure um médico para um diagnóstico preciso. Esse pode ser um sintoma de doenças graves e reações alérgicas.

Asma, embolia pulmonar e edema pulmonar podem ser observados a partir da falta de ar. Especialmente se forem acompanhadas de chiado no peito, tosse e secreções nasais com sangue.

A falta de ar prejudica o desenvolvimento do bebê?

Se for a falta de ar comum, causada pelas adaptações do corpo relacionadas à gestação, não prejudica o bebê. O oxigênio necessário para o pequeno é transportado através do sangue pelo cordão umbilical.

Entretanto, se a falta de ar perdurar por muito tempo, os níveis de oxigênio no sangue podem diminuir, afetando a oxigenação do bebê.

Os cuidados com a saúde durante a gestação devem ser redobrados, com máxima atenção à mamãe e ao bebê. Para entender mais sobre esses cuidados, pontos de atenção e dicas para aproveitar esse momento mágico, o blog da Brandili tem uma seleção completa de conteúdos!

Indicamos que leia também “É normal não sentir enjoo na gravidez?” para compreender como funciona esse sintoma da gestação.

Referências

É normal sentir falta de ar na gravidez? (e o que fazer). Disponível em: <https://www.tuasaude.com/falta-de-ar-na-gravidez/>. Acesso em: 21 dez. 2022.

Falta de ar na gravidez: entenda | Mais Abraços Huggies®. Disponível em: <https://www.maisabracos.com.br/gravidez/0-a-13-semanas/falta-de-ar-gravidez.html>. Acesso em: 21 dez. 2022.

‌MARI. Alerta! Falta De Ar Na Gravidez Pode Ser Perigoso. Entenda. Disponível em: <https://blog.dicadelingerie.com.br/alerta-os-perigos-da-falta-de-ar-na-gravidez/>. Acesso em: 21 dez. 2022.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário