Início » Gravidez » Dicas de como aliviar e evitar crises de ansiedade na gravidez

Dicas de como aliviar e evitar crises de ansiedade na gravidez

7 minutos de leitura

A gravidez é uma fase cheia de emoções para qualquer mulher, e a ansiedade com certeza estará presente. Fique tranquila, mamãe: é normal sentir-se ansiosa durante a gestação, pois você vai passar por muitas mudanças, físicas e emocionais.

gravida em frente ao computador com expressão de extresse

No entanto, é importante entender quando a ansiedade é algo comum e quando ela pode ser prejudicial para a sua saúde e para a saúde do bebê.

Um artigo publicado pela Revista da Escola de Enfermagem da USP coletou evidências de estudos sobre o assunto que sugerem que a probabilidade de sofrer ansiedade na gravidez aumenta em caso de: comorbidade psiquiátrica, eventos estressantes, desvantagem social, histórico de aborto espontâneo, quando a mulher passou por tratamento psiquiátrico durante uma gravidez anterior ou em qualquer momento da vida.

Descubra algumas dicas para aliviar e evitar as crises de ansiedade e confira respostas para algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

1. Busque informações em fontes confiáveis

A falta de informação é um dos principais motivos que levam muitas gestantes a sentir ansiedade na gravidez, levando, inclusive, a preocupações desnecessárias.

mulher gravida tomando sol na janela com uma toalha no cabelo

Por esse motivo, recomendo que você procure aprender sobre as diferentes etapas da gravidez, os cuidados pré-natais recomendados e os principais sinais de alerta a serem observados durante esta fase.

Informações relevantes e objetivas ajudam a reduzir a ansiedade e aumentar a sua confiança conforme a gestação for avançando.

2. Pratique exercícios físicos e procure tratamentos terapêuticos

A atividade física regular libera substâncias químicas no organismo, como a endorfina, que melhora o humor e reduz a ansiedade. Se você já tinha esse hábito antes de descobrir que estava grávida, procure manter, mas sempre com orientação médica para não correr nenhum risco.

grávida fazendo ioga em frente ao mar para controlar a ansiedade

Se você ainda não pratica esportes, procure atividades de baixo impacto, como caminhadas, Yoga Pré-Natal, os exercícios de Kegel, hidroginástica ou pilates.

Outra ideia é procurar por tratamentos terapêuticos que ajudem a relaxar e tragam sensação de bem-estar. Eles são fundamentais para o seu corpo associar a gravidez cada vez mais como um estado positivo e alegre.

3. Aprenda a usar os poderes da natureza

A natureza é repleta de substâncias que podem ajudar a manter a calma durante a gravidez.

óleos essenciais que ajudam a controlar a ansiedade na gravidez

A camomila, por exemplo, é conhecida por suas propriedades calmantes e pode ser consumida como chá ou suplemento, bem como pode ser usada em um travesseiro aromático. Ela pode colaborar na redução da ansiedade e promover um sono tranquilo para você, mamãe.

A lavanda é outra planta que possui propriedades capazes de aliviar o estresse e a ansiedade. Usar o aroma dos óleos essenciais dessa flor pode trazer uma sensação de serenidade e calmaria. Use nos seus momentos pessoais como banho ou coloque em um difusor enquanto faz a sua rotina de autocuidados. 😉

4. Procure manter uma dieta equilibrada

Ter uma dieta específica na gestação pode ser uma ideia interessante para te oferecer mais segurança sobre os cuidados que você está tendo com o seu bebê.

Se você já tem uma alimentação saudável, saiba que não precisa mudar e eliminar nada do seu cardápio, exceto caso a sua gravidez tenha uma condição específica e o seu médico recomende.

Evitar os alimentos ultraprocessados e com muitos conservantes é uma dica básica, mas que pode fazer muita diferença no seu estado de espírito e no controle da sua ansiedade na gestação. Mantenha a sua dieta no pós-parto e continue beneficiando a si e o seu bebê.

E lembre-se: a sua mente está ligada diretamente com o seu organismo. Logo, uma boa alimentação influencia em outros aspectos além do corpo.

5. Antecipe os preparativos para cada fase da gravidez

Estar sempre preparada é uma atitude que pode aliviar muito o estresse de situações emergenciais. Se você puder, dedique um tempo para organizar a mala da maternidade com antecedência e planeje com calma a montagem do quarto e a compra de todos os acessórios necessários para a chegada do bebê.

grávida dobrando roupinhas em uma cama

São atitudes simples que vão te proporcionar momentos super agradáveis e ajudar a ocupar a mente com coisas importantes e positivas.

6. Respire profundamente e com consciência

A respiração é um fundamento da vida. Porém, com o tempo, acabamos esquecendo da importância de, pelo menos de vez em quando, respirar com consciência.

Durante a gravidez, essa prática pode ser especialmente benéfica, pois a falta de ar também pode ser um sintoma da gestação. A respiração profunda e consciente ajuda a oxigenar o cérebro, faz o sangue circular e também acalma os pensamentos.

Meditações guiadas com mentalizações de frases e imagens positivas também são ótimas ferramentas para contornar os momentos de ansiedade.

7. Faça terapia

Se você sente que a sua ansiedade está atrapalhando a sua rotina e tomando os seus pensamentos, procurar ajuda profissional é a melhor alternativa.

grávida fazendo terapia

Um psicólogo ou um psicoterapeuta podem ajudar a entender melhor o processo interior pelo qual você está passando por meio de inúmeras abordagens.

Pesquise mais sobre o assunto e veja qual tipo de análise pode te ajudar a superar o burnout materno, as dificuldades da gravidez e a aproveitar a gestação com calma e muito amor pelo seu bebê.

O que acontece quando uma grávida tem crise de ansiedade?

Embora a ansiedade seja uma resposta natural ao estresse, quando ocorre em excesso, pode ter um impacto negativo na saúde da mãe e do bebê. Em alguns casos, quando uma grávida tem crise de ansiedade, ela pode ficar com a respiração ofegante, dificuldade de organizar os pensamentos, vontade de chorar e sensação de pânico.

Além disso, o problema também pode afetar a sua saúde mental, aumentando o risco de depressão pós-parto e dificultando a criação de vínculos com o bebê.

Por isso, é tão importante encontrar maneiras de aliviar a ansiedade durante a gravidez e cuidar sempre do seu bem-estar emocional para recuperar a sua autoestima durante e após a gravidez.

O que fazer quando está com crise de ansiedade na gravidez?

Na hora de uma crise de ansiedade, contar com alguém para um abraço, uma palavra de conforto ou uma mão para segurar é fundamental. Respirar fundo, fazer exercícios de relaxamento, procurar manter pensamentos e uma postura positiva também ajudam a aliviar os sintomas da crise.

Se você sente que isso está acontecendo ou pode acontecer com você, monte e tenha por perto uma rede de apoio.

Além do seu parceiro que tem um papel próprio, importante e fundamental na sua gestação, tenha por perto pessoas de confiança com quem você possa contar e se abrir sem receio.

Qual o remédio para ansiedade que grávida pode tomar?

A maioria dos medicamentos para ansiedade não são recomendados para gestantes, pois possuem ingredientes que podem ser prejudiciais para o bebê. Somente o seu médico é que poderá recomendar o remédio ou o tratamento adequado para ajudar com a ansiedade durante a gravidez.

O importante é que com as nossas dicas você já está bem encaminhada para ter uma gestação saudável, cheia de alegrias e emoções positivas.

Lembre-se que a ansiedade também tem um lado positivo, e se ela te coloca em ação para melhorar as suas condições, aproveite e realize transformações boas na sua vida!

Aproveite e saiba mais sobre o aleitamento materno. Este é outro assunto de extrema importância, que vai te ajudar a entender muitas coisas sobre a chegada do seu bebê. Boa leitura!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário